Potencialize sua estratégia de vendas com otimização de conteúdo

Potencialize sua estratégia de vendas com otimização de conteúdo - zoho

Se você tem um negócio digital, ou que está migrando, já deve ter ouvido falar sobre otimização de conteúdo. Não é à toa que a otimização faz parte da produção de conteúdo, por isso deve ser parte estratégica do dia a dia da sua equipe de marketing.

Isso porque quando consideramos que conteúdo e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) andam de mãos dadas, é difícil acreditar que quando você escreve um artigo, por exemplo, nunca precisa olhar para trás.

Se você está lutando para classificar melhor seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa ou notou recentemente que eles são menos eficazes, é um forte indicador de que eles precisam otimizar sua estratégia. Quer saber como fazer isso? Então vamos!

Por que é necessário otimizar conteúdo?

Existem várias empresas que costumavam ser a número 1 em buscas, mas seus rankings despencaram devido a mudanças no SEO e demoraram um pouco para se recuperar (quando o fizeram). Desta vez, porém, muitos perderam vendas.

Mas é claro que esses são exemplos mais drásticos. Atualizações em SEO geralmente são menos agressivas nos dias de hoje, no entanto, ainda acontecem. Dessa forma, por exemplo, o conteúdo que apareceu primeiro pode acabar na segunda página.

Embora o novo conteúdo seja relevante, é o conteúdo que se segue que tem maior probabilidade de gerar resultados.

Dessa forma, ao publicar e ver, por exemplo, um post de blog ou vídeo não produzindo como esperado, a solução não seria fazer novos, mas buscar fazer a otimização de conteúdo para ser mais prático, rentável e mais estratégico.

Algumas dicas que vão te ajudar a otimização de conteúdo

Ter um conteúdo bem ranqueado, posicionado na primeira página do Google é o principal objetivo de qualquer produtor de conteúdo. Como sabemos agora que após a produção do conteúdo, será preciso estar sempre otimizando-o, separamos a seguir, onze dicas que vão te ajudar na sua empreitada, confira:

1- O que está bom, torne melhor

No esporte, existe a expressão: “em time que está ganhando não se mexe”. No entanto, quando falamos em marketing digital, sempre é importante lembrar que é possível melhorar ainda mais.

A primeira dica aqui é você fazer um levantamento daqueles conteúdos que estão ranqueando melhor e oferecer uma estratégia parecida com um cross-sell, ou seja, algo relacionado.

Então, se você tem uma classificação alta para postagens de blog sobre um tópico, como você pode criar um vídeo do YouTube, podcast ou material rico para aprofundar esse tópico? 

Essa estratégia ajudará sua marca a ganhar status de referência em determinados tópicos. Além disso, o conteúdo de bom desempenho pode ser melhor utilizado. Preste atenção aos números de conversão, entenda e aplique alguns CTAs e busque converter os visitantes que chegam.

2- Fique atento as palavras-chave

Com o tempo, você aprenderá que seu personagem está evoluindo. Como resultado, seus hábitos de consumo também mudam com frequência, por isso é sempre importante prestar atenção em sua pesquisa de palavras-chave.

Palavras-chave de cauda longa, em particular, tendem a ser mais específicas, o que pode limitar a visibilidade do seu conteúdo. Se a forma como seus prospects pesquisam por determinados tópicos também mudou, pode ser divertido reler o conteúdo, oferecendo palavras-chave mais relevantes em outros momentos.

Também é possível que algum termo mude a forma como é usado, ou que parte do seu público conheça o tópico por outro nome. Então é interessante voltar ao texto e fazer algumas mudanças com base nesses novos pontos.

Então, ao invés de construir outro conteúdo do zero, faça algumas modificações para otimizar o que já existe.

3 – Se promover é importante

Promover conteúdo antigo pode ser uma ótima estratégia de engajamento e otimização de conteúdo. Certifique-se de usar suas redes sociais fortes de tempos em tempos, por exemplo, para promover conteúdo bem classificado para tentar melhorar ainda mais o tráfego.

Isso mostrará ao Google que, mesmo não sendo novo, o conteúdo é altamente relevante e levará isso em consideração no SEO.

A dica de ouro aqui é otimizar o artigo com as informações mais recentes e depois promovê-lo.

4- Ajuste os CTAs

Os chamados apelos à ação são uma parte muito importante do seu conteúdo, pois são a chave para poder criar um processo que nutre leads.

Portanto, fique atento aos CTAs com links quebrados ou se correspondem ao melhor conteúdo. Muitas vezes criamos conteúdo que é melhor para depois, então é uma boa ideia substituir CTAs antigos por novos.

5- Crie personas e analise a jornada do cliente

Como mencionado anteriormente, sua persona muda constantemente ao longo de meses ou anos, e também precisa ser atualizado de tempos em tempos.

Um exemplo simples é o aumento do número de pessoas que passaram a assistir vídeos durante a pandemia.

Se sua persona for uma dessas pessoas, você pode querer adicionar algum conteúdo de vídeo ao seu conteúdo principal ou trabalhar mais em seu canal do YouTube.

6 – Trabalho sobre seu conteúdo visual

Otimizar a aparência do seu site e branding também é uma ótima opção. Não estou falando em criar uma revisão completa, mas em sempre otimizar o apelo visual.

Uma das melhores práticas de SEO é ter um site leve e bonito que carregue rapidamente, além de imagens que ajudem na leitura do conteúdo. Portanto, lembre-se de sempre prestar atenção a esses aspectos.

7 – Use o benchmarking

Benchmarking é uma técnica de análise técnica do comportamento dos concorrentes. Hoje existem ferramentas no mercado que, como o Analytics, permitem que você conduza essa pesquisa.

Então, nossa dica de otimização de conteúdo aqui é ficar de olho no que está acontecendo na grama do seu vizinho. Não por plágio, mas por buscar entender outras estratégias que possam beneficiar seu negócio e adaptá-las.

Essas são algumas dicas para potencializar as vendas com otimização de conteúdo. Gostou do artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

Não deixe de conhecer nossa plataforma Bigin para o gerenciamento do seu conteúdo!

Publicações relacionadas