Organizar vendas com CRM Bigin

Organizar vendas: Com as plataformas de vendas digitais e empresas em expansão, o cenário da tecnologia está mais variado que nunca! Mas não é só para o setor de tecnologia, todas as áreas precisam de um CRM.

Muitos empresários acham que um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) torna muito mais fácil manter contato com clientes e prospects. Um CRM pode ser uma ótima ferramenta para entender a maneira ideal de manter todo o seu contato com os clientes atualizado e um organizador de tarefas inteligente que ajuda você a garantir que nada caia no esquecimento.

Mas para tirar o máximo proveito do seu CRM Bigin, você precisa mantê-lo organizado. Assim como manter uma mesa ou computador arrumado, um sistema de CRM ajuda a organizar vendas e pode ser uma base inestimável para uma pequena empresa.

Como organizar vendas?

1. Definir funções e responsabilidades da equipe de vendas

Como é uma equipe de vendas? Estas são as três funções de vendas mais comuns:

1. Representantes de desenvolvimento de vendas (ou SDRs ) e representantes de desenvolvimento de negócios (ou BDRs )

2. Executivos de contas

3. Gerentes de vendas

O tamanho e as metas do seu negócio determinarão como será sua equipe de vendas, mas uma coisa precisa acontecer, seja sua equipe de 1 ou 100 pessoas, defina as responsabilidades de cada função.

Um SDR ou BDR é responsável pelos leads de entrada, prospecção de leads de saída e geração de leads. Elas…

  • Prospectar novos leads
  • Comece a conversar com novos leads que chegam por meio de canais como formulários e mídias sociais
  • Identifique problemas para novos leads que eles podem resolver
  • Qualifique novos leads e mova-os pelo pipeline
  • Entregue leads qualificados aos executivos de contas para fechar o negócio

Um executivo de contas …

  • Continua a orientar um lead qualificado pelo pipeline
  • Vende produtos ou serviços para converter leads em clientes pagantes

Um gerente de vendas supervisiona a equipe de vendas e mantém tudo funcionando sem problemas. Elas…

  • Ajude a definir as metas da equipe
  • Acompanhe as principais métricas de vendas
  • Motivar e treinar sua equipe de vendas

Por que é importante definir cada função? Todas as vendas não podem simplesmente pegar uma pilha de leads e magicamente torná-los clientes? Não. Isso seria um caos.

Sem organizar quem é responsável pelo quê para suas metas de vendas, as pessoas acabarão fazendo as coisas duas vezes ou deixando os leads escaparem. E nada disso vai te ajudar a conseguir mais clientes.

2. Certifique-se de que seus leads são qualificados

O que é qualificação de leads? A qualificação de leads é o processo de decidir se um cliente em potencial é um bom candidato para se tornar um cliente.

Não é nenhum segredo que a qualificação de leads é importante. Isso evita que você perca tempo conversando com pessoas que simplesmente nunca comprarão de você. Quando você dedica um tempo para realmente conhecer seus leads qualificados de marketing (MQL) e leads qualificados de vendas (SQL), você verá muito mais oportunidades conquistadas no final do funil de leads.

Um processo otimizado de qualificação de leads atende a duas funções principais:

1. Para prever se um lead vale ou não o tempo e o esforço

2. Para ajudar os representantes a adaptar o processo de nutrição de leads para o máximo de sucesso

Agora, como você realmente faz isso? Como qualificar leads?

O primeiro passo para qualificar um lead de vendas é criar uma pontuação de lead com base em seu envolvimento com seu site, e-mails e postagens de mídia social.

A pontuação de leads é uma das melhores maneiras de verificar se vale a pena conversar com um contato. Tudo o que isso significa é atribuir um valor de ponto a diferentes comportamentos de lead, como:

  • Visitando um site
  • Abrindo um e-mail
  • Cancelando a inscrição do e-mail
  • Tendo um telefonema
  • Agendando uma demonstração

Embora as pontuações de leads sejam atribuídas exclusivamente entre as empresas. As pontuações de leads para várias ações determinarão em que estágio um lead está no pipeline de vendas. A segunda etapa é fazer uma chamada de descoberta.

Uma chamada de descoberta deve mostrar claramente uma oportunidade de vendas ou desqualificar definitivamente um cliente em potencial. Você precisa fazer perguntas que o ajudem a saber quais são as necessidades do seu cliente potencial e o que você pode fazer para resolvê-las.

3. Defina uma boa frequência de primeiro contato e acompanhamento

Quando você alcança leads, você quer realmente se conectar com eles. Isso significa que você precisa enviar e-mails e agendar chamadas nos horários em que elas realmente serão recebidas.

Para definir o seu tempo, considere:

  • O que faz mais sentido para seus representantes de vendas e suas cargas de trabalho;
  • Com que frequência uma pessoa está disposta a ouvir de você antes de rotulá-lo de “pegajoso”;
  • Quais ferramentas (como envio preditivo) podem ajudá-lo a se comunicar com sucesso.

Parte de ser um representante de vendas bem-sucedido é conhecer seus limites. Que significa: Saber quando dizer não.

Priorizando chamadas e e-mails de acordo com sua largura de banda de trabalho

Você só pode atender algumas chamadas por dia. E esqueça de se lembrar de enviar e-mails exatamente nos melhores horários. Uma ferramenta de e-mail com envio preditivo pode cuidar disso para você.

4. Automatize o máximo de tarefas que puder

  • Digite o nome do contato.
  • Digite o número de telefone.
  • Insira mais detalhes para cada contato
  • Envie vários e-mails para cada contato
  • Agende chamadas e demonstrações com cada contato
  • Acompanhe o progresso do pipeline para cada contato.

Quem tem capacidade cerebral para fazer tudo isso à mão? Ninguém, e sim o que. É por isso que existem as automações e o CRM ajudam a organizar vendas.

Automatizar tarefas no seu processo de nutrição de leads é como desenvolver braços extras. Ele pode cuidar de muito trabalho menos o esforço de você.

Com essas duas ferramentas, você pode:

  • Envie e-mails automaticamente para clientes em potencial;
  • Acione lembretes de chamadas com base em pontuações e ações de leads;
  • Mantenha o progresso do funil de cada lead facilmente visível em um pipeline (e organizado por status de negócio);
  • Acompanhe todo o histórico de um lead em potencial com você em um só lugar.

Embora ainda seja necessário algum toque humano, a automação e o CRM são ferramentas extremamente úteis para manter suas vendas organizadas.

O que é CRM em vendas?

Quando a maioria das pessoas se refere a uma ferramenta de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), está se referindo a um software que permite gerenciar e melhorar seus relacionamentos com clientes potenciais e clientes.

No entanto, o gerenciamento de relacionamento com o cliente varia de acordo com o departamento com o qual você está falando. Uma equipe de suporte pode usar um CRM para gerenciar tíquetes de clientes, enquanto as equipes de marketing podem usar a mesma ferramenta para analisar como os consumidores respondem às campanhas online.

Quando se trata de organizar vendas, um CRM é usado principalmente para otimizar o gerenciamento de pipeline. Com as ferramentas de CRM de vendas, você pode armazenar com segurança bancos de dados de informações de clientes e gerar mais vendas.

Como exatamente um CRM de vendas pode beneficiar sua equipe de vendas? Vamos dar uma olhada.

CRMs simplificam as vendas

Um CRM de vendas é uma ferramenta para gerenciar todos os pontos de contato com clientes em potencial ou clientes em todo o processo de vendas.

Um ponto de contato pode ser qualquer interação – direta e indireta – entre um representante de vendas e seus leads. Os CRMs rastreiam a comunicação com clientes em potencial, organizam automaticamente os dados dos clientes e enviam lembretes para acompanhar os leads.

Essencialmente, os sistemas de software de CRM de vendas simplificam as interações com os clientes em potencial. Com um CRM, tanto as tarefas administrativas quanto a organização de dados são automatizadas.

Isso significa que seus representantes de vendas podem gastar menos tempo na entrada de dados e mais tempo na construção de relacionamentos significativos com clientes em potencial.

CRMs centralizam as operações de vendas

Os representantes de vendas passam seus dias fazendo malabarismos com tudo, desde pesquisa de prospects e chamadas frias até gerenciamento de negócios e vendas em campo.

Os gerentes de vendas também estão ocupados monitorando o desempenho de seus representantes de vendas, conduzindo passeios e treinando sua equipe. Sem um sistema centralizado de gerenciamento das operações diárias, os departamentos de vendas podem se tornar rapidamente disfuncionais.

Os CRMs de vendas são projetados como soluções completas para o fluxo de trabalho diário. Eles se integram às suas ferramentas e canais de comunicação existentes, facilitando o gerenciamento de todas as suas tarefas a partir de uma única plataforma unificada.

Essa centralização de dados cria uma única fonte de verdade (ou base de conhecimento) em toda a sua organização. Os representantes de vendas podem encontrar facilmente as informações precisas e atualizadas de que precisam sem passar por um buraco de coelho de pesquisa.

Eles também podem interagir com clientes em potencial em todos os canais de comunicação, como e-mail, telefone ou caixa de bate-papo do site, sem precisar alternar entre aplicativos ou guias do navegador.

Os CRMs melhoram a precisão dos dados do cliente

A entrada manual de dados está sujeita a erros humanos. Digamos que um representante precise registrar manualmente as informações de contato de um lead. Eles podem inserir acidentalmente um e-mail incorreto ou simplesmente esquecer de inserir as informações de contato.

Os CRMs de vendas minimizam esses erros registrando automaticamente qualquer ação realizada por um representante no aplicativo, como iniciar uma chamada de vendas ou enviar um e-mail de acompanhamento.

Com o Zoho Bigin, essas ações são exibidas em feeds de atividades em tempo real e cartões de contato individuais. Se você estiver procurando informações específicas sobre um cliente potencial ou evento, poderá filtrar facilmente seu feed de pesquisa por tipo de atividade ou usuário.

Além disso, muitos CRMs de vendas vêm equipados com ferramentas de enriquecimento de dados, como as Sales Engagement Tools (Reach) do Zoho Bigin. Essas ferramentas usam bancos de dados online para preencher automaticamente informações detalhadas no cartão de contato de um lead.

Isso não apenas reduz a probabilidade de os representantes obterem dados incorretos, mas também reduz drasticamente o tempo gasto pesquisando leads.

Por que as empresas precisam de um sistema de CRM?

Agora que entendemos o que é CRM e por que você precisa usá-lo, vamos ver por que ele é importante para o seu negócio. O CRM é importante para as vendas porque é usado para gerenciar todos os dados de seus clientes. Ele pode ajudá-lo a encontrar contatos por telefone, e-mail e mensagem de texto.

Um sistema de CRM permitirá que você crie um pipeline de vendas assim que a estratégia de vendas da sua empresa for finalizada. Ele também ajuda a organizar vendas do início ao fim, desde a criação da proposta até o rastreamento de negócios e a conclusão.

Qual é a melhor parte do CRM? Ele pode ajudá-lo a economizar tempo e manter suas vendas organizadas. É um balcão único para acompanhar todas as suas atividades e concluir o processo de vendas.

Com o software de CRM, as empresas podem simplificar as interações com os clientes.

A equipe de vendas precisa de CRM

É essencial para os representantes de vendas, o que lhe dará uma vantagem para atingir as metas estabelecidas pela empresa ou KPIs. Além disso, essa ferramenta facilita para a equipe de Marketing organizar suas contas e acompanhar as atividades de seus clientes.

Uma equipe de vendas sem CRM é como uma equipe esportiva sem camisa. Se você busca resultados de alta qualidade, sua equipe de vendas deve saber tudo sobre seus clientes em potencial.

Por exemplo, se você vende um carro, as pessoas que preferem carros mais caros têm maior probabilidade de retornar. Usar um CRM pode ajudá-lo a identificar isso. Se você acompanhar essas informações, poderá criar anúncios direcionados para alcançar clientes maduros.

O impacto do CRM nas vendas e no crescimento da empresa

Isso é muito importante para as vendas e pode ajudar a construir relacionamentos com os clientes que podem levar a mais vendas e maior lucratividade.

Muitas empresas lutam para reter os clientes existentes à medida que mudam para outros fornecedores. Mas com o CRM, novos clientes são fáceis de encontrar porque você pode alavancar os relacionamentos existentes. Isso torna mais fácil para os vendedores assumirem o controle de seus negócios, além de facilitar a localização de novos clientes.

Com o CRM, os vendedores também podem aproveitar as informações que possuem sobre as necessidades dos clientes. Isso significa que os vendedores podem gerenciar seu tempo para se concentrar em clientes de alto valor e ajudá-los a encontrar o que precisam.

Um CRM bem executado ajuda os vendedores a obter leads consistentes e relevantes para seus negócios. Além disso, torna mais fácil para eles gerenciar chamadas, agendar chamadas e obter informações de contato consistentes.

Aqui está um breve resumo dos motivos pelos quais o CRM é importante para as vendas:

Mantém seu negócio organizado:

Este software de CRM torna sua vida muito mais fácil. Ele permite que você insira dados de vendas sobre seus clientes de uma maneira que facilite o acompanhamento de tudo relacionado a eles. Você pode até ver e gerenciar toda a atividade deles online, e é fácil agir em cada chamada que você está fazendo.

Ajuda você a ganhar mais dinheiro:

Os dados que o CRM gera sobre seus clientes facilita muito sua gestão e aumenta suas vendas. Por exemplo, você pode visualizar todos os contatos, bem como os contatos não agendados. Isso torna mais fácil para você alcançar novos clientes e agendar chamadas para eles.

Facilita o rastreamento de clientes:

As ferramentas de CRM permitem que você acompanhe todos os seus clientes de forma organizada para que você possa atendê-los melhor. Você pode encontrá-los e acompanhar suas atividades com mais facilidade.

Além disso, você poderá acompanhar todos os seus leads e ver o que os interessa. Isso ajuda você a identificar as necessidades de seus clientes e atendê-los melhor.

Ele ajuda sua equipe de vendas a gerenciar melhor seu trabalho diário:

O software de CRM torna o trabalho da sua equipe de vendas mais fácil e eficiente. Ele reduz o tempo gasto em chamadas de vendas, melhora sua capacidade de gerenciar vários leads e facilita o acompanhamento dos clientes.

Ajuda você a obter mais leads:

Um bom sistema de CRM pode ajudá-lo a analisar seus clientes e entender o que os interessa. Isso ajuda você a desenvolver marketing e publicidade direcionados para encontrar e atrair mais clientes em potencial. Também ajuda você a ficar por dentro de todos os seus leads e prospects.

Ajuda você a maximizar o valor de seus clientes atuais:

Muitas pessoas se concentram em novos clientes, mas um CRM bem executado pode ajudá-lo a maximizar o valor das pessoas com quem você trabalha. Isso facilita a conexão com outras pessoas e a comunicação de suas necessidades. Além disso, permite enfatizar o valor que você fornece aos seus clientes.

Como um CRM pode ajudá-lo com vendas e marketing?

Um bom CRM é uma ferramenta de automação de marketing e vendas que melhora os esforços de marketing e vendas da sua empresa. Ele pode ajudá-lo a rastrear todos os seus leads e clientes, o que permitirá gerenciá-los com mais eficiência.

Um CRM é a solução mais eficiente para gerenciar seu negócio. Ele se integra ao software existente de sua empresa para que você possa maximizar todos os seus esforços com um sistema.

CRM, vendas e seu resultado final

As vendas são essenciais para qualquer negócio, mas não pode ser fácil organizar vendas corretamente. Você precisará de um CRM que o ajude a se manter organizado, acompanhar suas vendas e manter seu relacionamento com seus clientes atuais.

É essencial para qualquer empresa que queira aumentar seus lucros, manter-se competitiva e obter mais leads. As vendas desempenham um papel importante em sua estratégia geral de negócios, e o CRM Bigin pode ajudá-lo a otimizar seus processos de vendas.

Automatize fluxos de trabalho onde você puder

Existem várias ferramentas que você pode usar – como o Zoho Bigin – que podem ajudá-lo a coletar automaticamente novos contatos e atualizar campos em seu CRM.

Melhor ainda, a integração com uma ferramenta de automação de marketing pode ajudá-lo a automatizar fluxos de trabalho – como acompanhar clientes em potencial em seu banco de dados ou enviar um curso de treinamento por e-mail para novos clientes.

Quanto mais você automatizar a coleta e entrada de dados para sua equipe, menos erros humanos você terá e mais limpos serão seus dados, dessa forma é possível organizar vendas.

Ficou interessado? Acesse e teste o Zoho Bigin gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas