Saiba fazer marketing estratégico de forma simples

saiba fazer marketing estrategico de forma simples - zoho

Toda empresa tem metas a alcançar. Nesse sentido, um plano de marketing é uma solução para atingir um objetivo. Esse tipo de documento orienta a tomada de decisões da empresa, levando em consideração a estratégia global da organização e seus valores, missão e visão.

Sabendo da importância de desenvolver um plano estratégico de marketing, reunimos neste artigo as principais informações sobre o tema para que você possa estruturar seu plano da maneira correta. Confira abaixo para que foi construído o plano, o passo a passo da elaboração deste documento, como acompanhar o desempenho da execução do plano e quais itens são necessários no plano.

Como funciona o planejamento estratégico de marketing?

Um plano estratégico de marketing orienta as ações de uma agência para atingir determinados objetivos, que vão desde a conquista de novos clientes até o reposicionamento do mercado para atingir outros nichos. Para tanto, este documento contém informações do público, mercados, indústrias, concorrentes, estratégias, etc.

As empresas que não se beneficiam dessa prática correm o risco de investir na estratégia errada para promover seus produtos e serviços, perdendo até mesmo a documentação do processo e colocando em risco a continuidade da estratégia com a mudança de pessoal.

Outro perigo de não ter um plano de marketing bem documentado é atrair públicos não estratégicos. Com investimentos em canais que o público não usa, esses canais precisam ser influenciados pela comunicação corporativa, atraindo pessoas que não serão clientes.

Um exemplo: sem um plano eficaz, as construtoras podem investir em publicidade paga no LinkedIn para atrair clientes, enquanto determinados canais, como o Pinterest ou mesmo o Instagram, podem oferecer um ROI mais favorável.

Esse mal-entendido pode parecer bobo. No entanto, no dia a dia dos profissionais de marketing, que muitas vezes lidam com uma infinidade de tarefas assustadoras, esses erros podem acontecer com mais frequência do que se imagina. Portanto, é importante prevenir e documentar toda a estratégia.

Entenda como montar uma estratégia de marketing?

Agora que você já sabe o que é e a importância de um plano estratégico de marketing, aqui vai um passo a passo de como desenvolver um para o seu modelo de negócios.

1. É importante ter uma buyer persona

Buyer personas são representações fictícias do que você acha que são os perfis de clientes ideais para sua empresa. É aqui que você deseja direcionar seus esforços de merchandising e marketing.

E, para colocar essa afirmação no papel, é importante responder às seguintes perguntas:

● qual é o seu desafio;

● qual é o seu principal interesse;

● qual é o seu papel na empresa e qual é a sua autoridade ou influência na tomada de decisões;

● como obter informações ou procurar aconselhamento;

● quais são seus valores.

Vale lembrar que sua empresa pode ter várias buyer personas com base em sua linha de produtos ou tomada de decisão e perfil do público influenciador.

2. Estabeleça suas metas

Defina os resultados que pretende alcançar através da sua estratégia de marketing. Seja racional e evite estabelecer metas impossíveis ou excessivamente simplistas.

Nesse ponto, vale lembrar o alvo S.M.A.R.T, sua sigla correspondente:

● S (specific): específica

● M (measurable): mensurável

● A (attainable): atingível

● R (relevant): relevante

● T (time based): temporal

Portanto, não basta definir metas, elas precisam ser muito específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para o negócio e ter tempo para serem alcançadas.

3. Tenha um bom plano de ação

Depois que suas metas de marketing estiverem claramente definidas, crie um plano de ação para atribuir responsabilidades. Nele você decide o que deve ser feito, quando e como.

4. Estude todos os setores da sua empresa

O segundo passo na preparação de um plano estratégico de marketing é analisar profundamente o ambiente interno e externo do negócio, observando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

A partir deste momento, você terá uma ideia melhor de quais estratégias funcionam melhor para sua empresa, quais são seus pontos fortes e fracos e quais resultados sua equipe de marketing pode alcançar.

5. Defina o seu Mix de Marketing

O mix de marketing, também conhecido como os 4 Ps do marketing, refere-se a 4 aspectos fundamentais que devem ser considerados no seu plano.

● Produto: Soluções Comerciais;

● Praça: onde sua solução será vendida;

● Preço: O valor cobrado pela solução;

● Promoção: Estratégias e canais para promover sua solução.

6. Elabore um cronograma

Seu plano de marketing também deve incluir um cronograma de prazos para a execução de sua estratégia. Para isso, ter uma ferramenta de gerenciamento de projetos será essencial!

7. Ter um orçamento estabelecido é importante

Também é importante inserir um orçamento para cada etapa do plano e estratégia de marketing. Ou seja, quanto você está disposto a gastar em marketing e quanto espera em troca.

8. Escolha um mecanismo para acompanhar a execução do planejamento

Por fim, é necessário determinar como monitorar as estratégias previstas em seu planejamento e marketing. Por exemplo, com os principais indicadores de desempenho (KPIs), você pode avaliar a eficácia de suas ações e fazer os ajustes necessários para maximizar seus resultados.

Uma forma prática e objetiva de monitorar o desempenho do seu programa estratégico de marketing é por meio de um dashboard que contém todos os KPIs que você precisa monitorar.

Como monitorar as estratégias de marketing?

Para monitorar se a estratégia de marketing é satisfatória, é necessário definir os indicadores-chave KPIs (Key Performance Indicators), e definir o período de tempo que precisa ser verificado. Por exemplo, se uma das estratégias de marketing é aumentar o tráfego para o site corporativo de uma empresa, a métrica principal seria o tráfego para o site da empresa.

Além disso, como mencionado anteriormente, o período ideal para verificar e monitorar essas métricas precisa ser definido. Por exemplo, se o nicho for muito específico, não faz sentido acompanhar esses números diariamente, pois não haverá muita mudança de um dia para o outro. Dessa forma, os acompanhamentos semanais fazem mais sentido. No entanto, todo o processo dependerá da empresa, dos recursos disponíveis (incluindo ferramentas e pessoas) e dos objetivos.

Ainda acompanhando, é preciso lembrar que os planos estratégicos de marketing precisam ser constantemente revistos. Afinal, o mercado está mudando e as necessidades dos consumidores também. Isso torna o plano de marketing um documento vivo que requer ajustes e feedback frequentes.

Esse tipo de feedback é uma prática necessária, mas muitas empresas não o fazem, seja porque estão com falta de pessoal ou suas equipes estão sobrecarregadas. No entanto, é necessário documentar todo o processo para que, caso alguma parte da equipe saia, todos os planos continuem sem perdas.

Viu como é simples? Continue nos acompanhando para ter mais acesso a conteúdos como este. Aproveite para acessar a plataforma Zoho Workplace para conhecer nossas soluções!

Publicações relacionadas