Como uma FinTech resolveu seus desafios com o Zoho Marketing Automation

Como uma FinTech resolveu seus desafios com o Zoho Marketing Automation


A empresa

Neste estudo de caso, apresentado pelo Head of Sales da Zoho Brasil, Cassio Lopes, na Growth Conference 2023, exploramos como uma empresa de FinTech do setor D2C enfrentou seus desafios de crescimento e eficiência com a assistência da Zoho.

Contexto

Com uma movimentação financeira diária de dois milhões de reais e um crescimento mensal de quinze por cento, a startup estava em expansão, mas também enfrentava obstáculos. Com o crescimento acelerado, o marketing foi ganhando mais complexidade e, por consequência, mais desafios para sustentar o mesmo ritmo de crescimento.


O gerente de Marketing e Growth está na empresa há um ano e iniciou um projeto para otimizar os processos do setor, focando no crescimento da empresa.

Desafios e Necessidades

A FinTech estava em busca de uma maneira de otimizar sua operação e enfrentar desafios específicos, incluindo:

  • Como tornar a operação mais eficiente?

As operações de marketing eram realizadas em múltiplas plataformas, utilizando diversas ferramentas..

  • Como aumentar a personalização para atender novas audiências e novos produtos?

A empresa tinha dificuldade para identificar qual a comunicação certa no canal certo e também precisava identificar qual era o canal com maior resultado e qual o primeiro contato de conversão.

  • Como obter insights valiosos da operação para entender as alavancas do crescimento?

Não tinham acesso a dados disponíveis e quantificados ponto a ponto.

  • Como ter mais controle e visualização dos dados?

As informações estavam dispersas em diversas ferramentas.

Objetivos

A startup estava em busca de um sistema unificado que permitisse mapear a jornada do cliente e atuar como a "fonte de verdade" em relação aos dados dos usuários. Esse sistema deveria ser uma plataforma multicanal capaz de criar experiências impactantes para uma base de clientes e prospects em constante diversificação.
Ou seja, a startup precisava de uma ferramenta para:

  • Mapear a experiência do cliente em apenas um lugar

  • Monitorar campanhas e produtividade

  • Mensurar crescimento e ROI

Solução com o Zoho Marketing Automation

Para atender todas estas necessidades, solucionar os desafios e ajudar a FinTech a alcançar os objetivos, utilizou-se a plataforma Zoho Marketing Automation, que tem uma variedade de recursos e ferramentas para amparar e impulsionar a expansão dessa empresa, em um só lugar.

Mapeamento completo dos leads:

A empresa começou mapeando toda a jornada de compra dentro do Zoho Marketing Automation, não apenas focando na última conversão, mas também com histórico da interação desde o primeiro contato até o pós-venda de todos os usuários. Eles analisaram a jornada do cliente, quantas vezes ele converteu e quanto tempo levou para se tornar um cliente ou fazer recompras. Isso permitiu otimizar o funil desde o início até o final, implementando todos os workflows de contato com os usuários.

Análise de dados em real-time:

Com os dados disponíveis e centralizados, foi possível analisar os resultados em tempo real. Isso permitiu o acompanhamento dos canais com as melhores conversões, a identificação das campanhas mais eficazes e a segmentação dos perfis de clientes com o maior retorno sobre o investimento (ROI). Isso, por sua vez, facilitou e tornou mais precisa a tomada de decisões..

Personalização da jornada:

A personalização de jornadas de nutrição para aquisição e conversão de clientes tornou-se fundamental. Eles queriam entregar mensagens personalizadas e entender qual canal funcionava melhor para diferentes segmentos de clientes. Com a Zoho, puderam criar jornadas personalizadas com base no produto, no perfil do cliente e no canal de comunicação preferido.

Experiência omnichannel:

Em vez de usar várias ferramentas para diferentes canais de comunicação, a empresa agora contava com tudo concentrado em um só lugar. Eles criaram fluxos de comunicação eficazes que incluíam WhatsApp, e-mail, SMS e Instagram, otimizando a interação com os clientes.

Integração com o Zoho CRM:

A cereja do bolo é a possibilidade de integração da plataforma com o Zoho CRM, criando uma experiência única de ponta-a-ponta, garantindo que as campanhas de marketing estivessem atreladas a vendas e à receita e não somente à geração de leads. Eles planejaram campanhas, nutriram leads, segmentaram clientes, qualificaram leads e realizaram análises, tudo em um só lugar.

Conclusão

“Muitas ferramentas de automação de marketing oferecem uma variedade de funcionalidades, mas somente o Zoho Marketing Automation tinha os recursos necessários para se adequar aos requisitos da nossa operação. Ela integra perfeitamente ao Zoho CRM e nos ajuda a acompanhar nossas metas de crescimento de uma forma constante.”



Como o próprio gestor de marketing da FinTech atestou, o Zoho Marketing Automation é a ferramenta ideal para profissionais de Growth, e o seu principal diferencial é oferecer muitos recursos e ferramentas em um só lugar, como:

  • Planejamento de campanhas;
  • Geração de leads;
  • Nutrição multicanal;
  • Segmentações inteligentes;
  • Qualificação intuitiva;
  • Análises avançadas.

Se você está enfrentando desafios semelhantes em sua empresa, considere como a Zoho pode ser uma solução abrangente para suas necessidades de marketing e CRM. Aproveite a oportunidade de experimentar o Zoho Automation Marketing e descubra como ela pode transformar sua operação.

Espero que este estudo de caso tenha sido informativo e inspirador para você. Se você deseja obter mais informações sobre como a Zoho pode ajudar sua empresa, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar!

Nota: Os nomes e detalhes específicos da empresa foram omitidos para preservar a confidencialidade.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas