10 dicas para manter a disciplina no trabalho remoto

10 dicas para manter a disciplina no trabalho remoto - zoho

Você é um daqueles funcionários que se organizaram às pressas para o trabalho remoto? Neste artigo preparamos 10 dicas para te ajudar a manter a produtividade.

Devido à incerteza trazida pelo Covid-19, milhares de profissionais estão começando a desempenhar suas funções de casa sem precisar se preparar com antecedência.

Boa leitura!

1. Estabeleça uma rotina

A primeira dica sobre como trabalhar remotamente: crie uma rotina. Isso ajuda sua organização e lhe dá objetivos claros.

Trabalhando em um escritório, você tem equipes, agitação diária, demandas e obrigações em tempo real. Mas uma vez fora desse ambiente, tudo abre espaço para outras informações e responsabilidades que agora dependem inteiramente de você.

Em seguida, estabeleça uma rotina para seguir, ainda que de forma mais flexível, com tarefas e horários focados nas atividades que você precisa realizar.

2. Escolha um local propício para trabalhar

Trabalhar na cama ou no sofá pode parecer tentador, mas a longo prazo pode prejudicar sua concentração, desempenho e até mesmo sua coluna. Sem mencionar o nervosismo de conhecer animais de estimação próximos, correr com crianças ou até mesmo a TV ligada.

Se você estiver trabalhando em casa, ou mesmo em um espaço de coworking ou cafeteria, crie um ambiente ao seu redor que possa ajudá-lo a se concentrar, com as ferramentas necessárias para manter a tranquilidade necessária para realizar tarefas sem distrações repetidas.

3. Tenha um horário determinado no trabalho remoto

Enquanto muitas pessoas pensam que trabalharão menos em casa, o oposto é verdadeiro. Uma vez imersos nas atividades, planejamento e execução das tarefas necessárias à sua função, sem a energia dos colegas de trabalho ou mesmo pausas para conversas e cafés, muitos profissionais esquecem o tempo que dedicam ao seu trabalho.

Em seguida, defina o horário de início e término da jornada de trabalho. Não só isso, mas talvez uma das principais dicas para trabalhar remotamente é: Respeite esse horário. A extrapolação acontece ocasionalmente, mas não faz parte de sua rotina diária. Não continue trazendo estresse do trabalho remoto para sua casa.

4. As pausas são importantes

Como já mencionado anteriormente, quando estamos no escritório com nossa equipe, outros colegas e outras pessoas, acabamos fazendo pausas. Seja para discutir um projeto, fazer alguns comentários, ter uma conversa informal ou até mesmo tomar um café e esticar as pernas.

Esse comportamento se reproduz mesmo se você trabalhar “sozinho” fora do escritório. Levante-se e caminhe, pare para um lanche e tire temporariamente sua mente do trabalho remoto. Mas lembre-se sempre de ser disciplinado e, no final do dia, é hora de trabalho.

Existem técnicas que podem te ajudar nisso, como o Pomodoro, que é o mais conhecido e utilizado.

5. A comunicação é essencial

Se às vezes é difícil entender ou priorizar certas necessidades dentro da equipe, imagine pessoalmente uma equipe à distância? Por isso, sempre comunique e foque na clareza das informações.

As equipes não precisam estar fisicamente juntas para realizar sua entrega e manter todos os recursos e requisitos alinhados. É vital manter uma comunicação frequente por meio de mensagens, e-mails e até vídeos.

6. Organize suas tarefas

Já mencionamos que manter uma rotina é importante, fazer pausas pode ajudá-lo a relaxar e ter um horário pode ajudar a evitar sobrecargas. Por isso, preste atenção na combinação de todos esses fatores e planeje seu evento.

Separe um tempinho no início da sua jornada de trabalho remoto para identificar de forma real e objetiva as tarefas que precisam ser feitas e executadas durante o dia. Isso não apenas ajuda sua organização, mas também ajuda a lidar com as necessidades e objetivos relacionados à sua equipe.

7. Evite as distrações no trabalho remoto

É importante manter o foco e relaxar, mas tome cuidado para não perder a noção do tempo ao visitar as redes sociais, fique atento a qualquer notificação, até mesmo ao barulho ao seu redor.

Não deixe que pequenas coisas o distraiam durante momentos de total atenção e foco, ou atividades muito demoradas que demorem mais do que o planejado durante os intervalos no trabalho remoto.

8. Seja disciplinado

Essa é a primeira dica de trabalho remoto – e talvez uma das mais importantes!

Depois de encontrar o ritmo e o equilíbrio de tudo o que mencionamos neste artigo, ficará mais fácil manter o foco e entender seu trabalho diário fora do escritório. Então, ficar mais focado a cada dia virá naturalmente.

9. Trabalho remoto precisa de conforto

Trabalhar em casa é inútil se sua cadeira de trabalho estiver causando dores nas costas ou uma mesa bamba, trabalhando em um ambiente projetado para manter o foco, descansar e seguir todas as nossas dicas de trabalho remoto.

Então, se você está pronto para fazer parte de uma equipe que agita seu home office, ou prefere trabalhar remotamente em cafés e espaços alternativos, invista no seu conforto. Uma cadeira que te ajuda a posar, um ambiente limpo e organizado que não obstrua sua visão, móveis que se adaptam às suas necessidades… tudo isso é essencial!

Além disso, várias empresas que investiram em sistemas que permitem esse tipo de trabalho remoto estão prontas para ajudar os funcionários a tornar os espaços de trabalho em casa mais confortáveis ​​e adequados. Entenda a situação!

10. Não se deixe frustrar

O ritmo de trabalho fora do escritório é diferente e pode levar algum tempo para se acostumar. Portanto, não desanime se ainda não encontrou o que funciona melhor para você.

Teste e ajuste sua rotina pouco a pouco usando as dicas que fornecemos neste artigo. Foque no seu foco, nas suas responsabilidades, na autodisciplina, cuide de você, agende pausas e horários.

Aos poucos, será mais fácil para você ganhar o que ganha no escritório (ou até mais!) sem precisar vir fisicamente à empresa para trabalhar.

O que achou dessas dicas? Aplique no seu dia a dia, e se precisar de uma ferramenta para gestão aposte no Zoho Workplace!

Publicações relacionadas