Como usar o CRM para automação de vendas

Como usar o CRM para automação de vendas - zoho

Você sabia que pode otimizar seus processos combinando automação de marketing e CRM? Para aumentar a competitividade, as empresas buscam ganhar agilidade e aumentar a eficiência nos processos internos. Nesse sentido, há um foco maior na possível automação de vendas, principalmente quando se trata de marketing.

Esse resultado pode ser explicado pelo fato de que é muito mais fácil dimensionar as estratégias de marketing e personalizar as interações com clientes e prospects por meio da automação de vendas.

Neste artigo, mostraremos o que é, para que serve, quem pode usar e como implementar a automação de vendas em seu negócio. Além disso, você aprenderá como a automação de marketing combinada com o CRM pode ajudá-lo a gerenciar melhor as oportunidades e aumentar as vendas.

O que é CRM e como utilizá-lo?

Automação de vendas com CRM, que é o nome dado à gestão do relacionamento de uma empresa com os clientes, pode ser feito usando ferramentas especializadas, que chamamos de software de CRM.

Esses sistemas podem ser utilizados pela empresa em diferentes áreas relacionadas aos clientes, incluindo: marketing, vendas e atendimento. Existem certos recursos do sistema que todos podem utilizar melhor para automação de vendas com CRM.

Vantagens da automação de vendas CRM

Sem dúvida, um dos benefícios da automação de vendas com CRM é a capacidade de estender o horário dos vendedores para que eles possam vender mais produtos.

No entanto, a eficiência de vendas não é o único benefício do sistema, ele também garante a execução mais eficiente de uma série de atividades que podem não render os mesmos retornos quando feitas manualmente.

Isso inclui uma análise do comportamento dos clientes e prospects da empresa. O CRM é capaz de coletar dados atualizados sobre cada cliente dentro do sistema e fornecer informações importantes sobre o comportamento do consumidor.

Esses dados geram informações valiosas para otimizar os processos de vendas e marketing, permitindo que as empresas conheçam melhor o perfil ideal do cliente, garantindo o melhor aproveitamento da base de contatos.

Saber mais sobre seus clientes, o que eles querem e como eles se comportam é uma maneira eficaz de se conectar com eles e chamar sua atenção, tocar suas dores e encontrar soluções.

Outro ponto importante da automação de vendas do CRM é a capacidade de enviar e-mails automaticamente com base em gatilhos pré-estabelecidos, o que ajuda na execução inteligente do marketing de relacionamento da empresa e no avanço de leads pelo funil de vendas.

Com a automação e o planejamento da sua empresa, os leads e prospects de CRM recebem e-mails segmentados e automatizados com base na jornada e no estágio de compra em que se encontram.

Com acesso a ferramentas de CRM, sua equipe poderá definir fluxos de e-mail e gatilhos para que os prospects recebam o e-mail certo no momento ideal.

Como fazer?

Para implementar a automação de vendas no seu negócio, você precisa seguir alguns passos básicos.

1. Crie um plano que inclua todos os objetivos que você deseja alcançar com a automação de vendas;

2. Saiba quem é a persona do comprador em seu modelo de negócios;

3. Mapeamento da jornada de compra das buyer personas;

4. Colete dados e informações relevantes e específicos sobre seus clientes em potencial. Isso pode ser trocado por conteúdo rico através do formulário;

5. segmente suas oportunidades de negócios para personalizar as interações;

6. Criar conteúdo específico para cada etapa do funil de vendas;

7. Escolha as melhores ferramentas;

8. Treine sua equipe na utilização da plataforma de contratação e explore os recursos que ela oferece;

9. Projetar processos de automação, definindo ações e gatilhos entre uma etapa e outra;

Monitore o desempenho de suas campanhas de marketing e faça os ajustes necessários.

Para quem é o CRM?

Ainda é comum que pequenas e médias empresas não considerem o pouso de tecnologia porque veem a tecnologia como “grandes coisas e empresas”, mas existem os maiores erros do setor.

Empresas enxutas, equipes pequenas, podem aproveitar melhor as soluções técnicas disponíveis no mercado, afinal são pouquíssimos vendedores trabalhando e precisam aproveitar melhor seu tempo para realmente utilizar os resultados.

Além disso, a capacidade de investimento é reduzida, exigindo um ROI mais interessante. Como a automação de vendas do CRM ajuda a reduzir os resultados, como os custos de aquisição de clientes (CAC), a tecnologia é fundamental para as empresas que buscam obter o máximo de seus investimentos.

Você utiliza algum CRM para automação de vendas?

Agora que você entende os benefícios da automação de vendas, é hora de ver se o seu CRM pode fazer isso acontecer para o seu negócio! A automação de vendas precisa de uma ferramenta para ajudá-lo no processo.

É importante encontrar a plataforma ideal para ajudá-lo a enfrentar esse desafio. Com ele, você pode agendar o envio de mensagens para seus potenciais clientes via e-mail ou WhatsApp. Ele ainda deve ter um funil bem estruturado e armazenar todos os dados de contato para te ajudar a decidir o que é melhor para sua equipe.

Com o Zoho Bigin você tem todos os benefícios de uma ferramenta CRM, e consegue gerenciar processos de um jeito simples e intuitivo. Você pode testar gratuitamente através da plataforma Zoho.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

Publicações relacionadas