CRM: Uma estratégia para prosperar no alcance de clientes novos

CRM: Uma estratégia para prosperar no alcance de clientes novos - zoho

O CRM é uma ferramenta fundamental para empresas, pequenas e grandes, para gerenciar e organizar suas interações com os clientes potenciais e fornecer uma experiência personalizada.

Ao relatar os dados e atividades dos clientes de forma sistemática, um CRM permite que as empresas atinjam suas metas de vendas, entre outros muitos objetivos. Elaboramos abaixo um  artigo contendo as 7 estratégias fundamentais para ter mais alcance de clientes usando seu CRM.

Boa Leitura!

CRM: 7 estratégias para prosperar no alcance de clientes novos

Uma ferramenta de CRM pode ser uma adição poderosa ao arsenal de uma empresa. Ele pode ajudá-lo a colaborar, automatizar e utilizar seus recursos com sabedoria para ter um alcance de clientes cada vez maior. Vamos estudar as melhores estratégias!

1. Personalize a experiência do usuário

Cada vez mais clientes querem atendimento personalizado por parte das empresas. Na verdade, quase metade dos clientes gastarão mais com uma empresa que se esforça para personalizar a experiência do usuário. É o primeiro passo para ter mais alcance de clientes.

Use seu sistema de CRM para obter informações sobre o que seus clientes desejam. Acompanhe o histórico de compras dos consumidores e envie e-mails personalizados relacionados a itens semelhantes.

Além da demografia do usuário, você também deve observar seus pontos de contato por meio de vários canais e entender seus interesses e comportamento. Depois de ter informações exclusivas sobre cada cliente, você precisa adaptar seu conteúdo de acordo com as necessidades de cada cliente.

2.  Integre seu CRM com outros software

Sua ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente não precisa se limitar a rastrear a interação com o cliente e monitorar a atividade de vendas. Para fazer pleno uso do sistema, é imprescindível integrá-lo com outros softwares e programas que são utilizados pela empresa.

A razão pela qual isso é crucial é que os funcionários que se comunicam com os clientes podem acessar qualquer informação que tenham sobre um cliente (online, e-mail, telefone, etc.) durante qualquer interação. Isso não apenas ajuda a equipe a fornecer uma experiência mais personalizada e contínua, mas também permite que as equipes de vendas criem modelos de marketing preditivos com base nos dados disponíveis.

Portanto, o CRM nunca deve ser implementado como um sistema de gerenciamento separado. Em vez disso, ele deve ser integrado a outras ferramentas para tornar um sistema coeso ainda mais poderoso.

3.  Treine sua equipe para alcance de clientes novos

A eficácia de qualquer software de CRM para ter maior alcance de clientes depende de como seus funcionários o utilizam. Não importa quão moderna seja a ferramenta ou quão sofisticadas sejam suas funcionalidades, ela permanecerá ineficaz se seus funcionários não souberem como usá-la. Você deve, portanto, considerar treinar seus funcionários sobre como usar o software de CRM de forma eficaz. Certifique-se de revisar todos os recursos e permitir amplas oportunidades para seus funcionários se acostumarem com o sistema.

Considere um programa de treinamento de funcionários em que você ensina e treina a equipe por meio de uma série de palestras e tutoriais. O programa deve se estender aos funcionários de atendimento ao cliente, equipes de vendas e todos os indivíduos que possam interagir com os clientes nos canais digitais e físicos.

O foco deve estar no uso prático do sistema e em tudo o que o CRM pode fazer. A melhor maneira de conduzir o programa de treinamento é identificar aprendizes rápidos e indivíduos que já estejam familiarizados com a tecnologia. Treine-os primeiro e, em seguida, atribua-lhes tarefas para educar os outros sobre todos os recursos que o CRM oferece.

4.   Automatize as tarefas

Todas as empresas lidam manualmente com muitas tarefas repetitivas, mas necessárias, regularmente. Seja uma tarefa simples ou uma série de atividades complexas, você pode usar os recursos automatizados do CRM para lidar com esses processos repetitivos. Com a automação do fluxo de trabalho , você não apenas torna esses processos mais eficientes, mas também torna sua equipe mais produtiva.

Personalize seu programa de CRM para enviar relatórios automatizados ou encaminhar e-mails automatizados para a pessoa certa. Com as tarefas tediosas e repetitivas tratadas pelo CRM, as empresas podem se concentrar em vender, ter maior alcance de clientes e ampliar suas operações de vendas.

5.   Melhore a colaboração em todos os níveis

A colaboração desempenha um papel fundamental no sucesso de um negócio. Se seus funcionários conseguirem trabalhar juntos, você verá melhorias na produtividade e no alcance de clientes novos. O relacionamento com os funcionários é fundamental.

No entanto, nem sempre é fácil para as empresas incentivar relacionamentos saudáveis, especialmente em um momento em que estão admitindo mais pessoas, por exemplo.

Um sistema de CRM pode promover um ambiente de trabalho muito mais colaborativo e garantir que todos permaneçam na mesma página.

Use os recursos de compartilhamento de dados e comunique-se constantemente com sua equipe de vendas para manter todos atualizados sobre os negócios. Combine relatórios de vendas com insights inteligentes e você estará no caminho certo para ter maior alcance de clientes, construir melhores relacionamentos sólidos e fechar mais negócios.

6.  Automatize suas notificações

Os  lembretes e notificações automatizados são importantíssimos  para uma empresa, especialmente para a equipe de vendas. Se um cliente em potencial indicar que pode estar interessado em comprar seu produto um mês depois,  a sua equipe de vendas é capaz de ações que podem converter o lead sem perder tempo.

Além disso, você também precisa ter uma estratégia de notificação automatizada, para que eventos e ações importantes não passem despercebidos.

7. Para ter maior alcance de clientes monitore os padrões de vendas

A beleza de um sistema de CRM é que ele fornece todos os dados em um só lugar para que você possa colocá-los em contexto. Use o CRM para observar o histórico de compras de um cliente em potencial e tente perceber quaisquer tendências.

Identifique seus padrões de compra e entre em contato antes que seu concorrente. Você não apenas pode fechar um negócio muito antes, mas também pode construir relacionamentos de longo prazo e sempre prosperar no alcance de clientes novos.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas