Saiba gerenciar uma equipe de venda remota

Venda Remota: uma pesquisa recente mostra que nove em cada 10 trabalhadores remotos desejam manter o trabalho assim.

Os tipos de trabalhadores que fazem essa transição? Vendedores. À medida que as equipes de vendas transitam entre o trabalho no escritório e o trabalho em casa, as empresas devem lançar novas iniciativas para ajudar os representantes de vendas a serem bem-sucedidos nessa nova maneira permanente de trabalhar.

Com menos interações cara a cara, como reuniões presenciais ou check-ins em bebedouros, é vital criar um plano que mantenha o departamento de vendas conectado em um ambiente de trabalho ultraflexível. Abaixo estão cinco dicas para orientar as equipes de vendas remotas.

5 dicas para gerenciar uma equipe de vendas remotas

1. Entenda os principais desafios que as equipes de vendas remotas enfrentam

Para gerenciar os membros de sua equipe remota, você precisa começar a entender os principais desafios que você e seus representantes de vendas enfrentarão ao longo do caminho. Quanto mais você souber sobre esses obstáculos em potencial, melhor será quando chegar a hora de lidar com problemas complexos em tempo real.

Os silos de comunicação são, sem dúvida, um dos problemas mais comuns que os gerentes de vendas encontram no dia a dia das operações. Simplificando, os silos de comunicação ocorrem quando as equipes trabalham entre si e não compartilham informações regularmente com outros grupos dentro da empresa.

Por outro lado, se sua força de vendas entender os objetivos comuns e os pontos problemáticos expressos pelo seu público quando eles entrarem em contato com o suporte, sua equipe poderá criar material de marketing alinhado às suas necessidades.

Outro problema comum quando você gerencia uma força de trabalho remota é a falta de supervisão diária e responsabilidade geral. As pessoas são mais propensas a procrastinar se não estiverem em um ambiente de escritório, o que pode levar a problemas com projetos de longo e curto prazo.

Se você não lidar com esse problema de frente, poderá ficar para trás em grandes projetos e não atingir suas metas de vendas.

2. Ajuste seu processo de integração

Desenvolver um programa de treinamento detalhado e acionável é uma das melhores coisas que você pode fazer para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas equipes. Seu processo de integração pode ajudá-lo a preparar seus funcionários para o sucesso muito antes que eles encontrem seu primeiro obstáculo. Você também pode aumentar a retenção e a satisfação dos funcionários criando um sistema de integração detalhado.

Você vai querer tirar as formalidades do primeiro caminho. Verifique com sua equipe de RH se todos os novos contratados preencheram o formulário de informações do funcionário e assinaram todos os documentos necessários para começar a trabalhar.

Experimente uma mistura de vídeo, texto e conteúdo interativo para integrar sua equipe. Certifique-se de ter tudo em um só lugar ou dê um passo adiante e crie um curso on-line abrangente para seus representantes de vendas.

3. Automatize check-ins diários para seus vendedores

Se você é como muitos gerentes de vendas, não tem tempo para checar com cada funcionário para ver no que eles estão trabalhando todos os dias. Você ficará feliz em saber que pode automatizar esse processo, o que ajuda a economizar tempo e energia para você e sua equipe.

O uso de mensagens geralmente é muito mais rápido do que o e-mail e pode ajudar a construir uma forte cultura de empresa remota . Você pode ter reuniões regulares ou fazer com que sua equipe de vendas preencha um relatório diário automatizado que vai para um canal de bate-papo designado.

Canais de bate-papo no teclado de discagem para mensagens

Em um relatório diário, você pode fazer essas quatro perguntas (você não precisa usar todas as quatro – isso realmente depende do seu estilo de gerenciamento):

  • Como você está se sentindo hoje?
  • O que você fez ontem?
  • O que você planeja fazer hoje?
  • Você está lidando com algum obstáculo?

Essa estratégia de gerenciamento permite que todos respondam às perguntas no seu próprio ritmo. Como eles são armazenados em um canal de bate-papo, você pode revisar facilmente o desempenho de todos no final de cada dia. Se você perceber que alguém está ficando para trás ou precisa de ajuda para superar um obstáculo, você pode acompanhar e oferecer assistência.

4. Use KPIs e métricas para acompanhar os resultados de vendas remotas e o desempenho da sua equipe

Como mencionamos anteriormente, é quase impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Sem acompanhar seus KPIs , você não pode saber se cada membro da equipe está no caminho certo com suas tarefas específicas. Os principais indicadores de desempenho variam de acordo com cada representante de vendas. Por exemplo, sua equipe de suporte pode ter uma pontuação de sucesso do cliente que precisa atingir toda semana.

Por outro lado, os executivos de contas podem ser encarregados de prospectar e direcionar um número específico de consumidores por meio de seu pipeline de vendas. Seus objetivos e necessidades variam de acordo com seu setor, orçamento e estratégia de marketing de longo prazo.

As pequenas empresas devem estabelecer alguns KPIs de equipe principal (e se você for um varejista on-line ou vender seus serviços on-line, convém acompanhar os KPIs específicos de comércio eletrônico).

Inclua métricas que tenham um papel direto no sucesso de sua equipe de marketing e da empresa como um todo. À medida que sua equipe cresce e você evolui de uma startup ou pequena empresa, você pode começar a pensar em KPIs mais específicos para cada função.

Você pode simplificar esse processo criando uma planilha para seus representantes de vendas remotas preencherem antes de cada reunião semanal. Isso não apenas ajudará você a acompanhar suas principais métricas de vendas, mas também facilitará que todos na equipe tenham um senso de propriedade sobre seu projeto, o que leva a vendedores bem-sucedidos.

5. Alinhe ferramentas de CRM e outros recursos para um processo de vendas remotas mais tranquilo

Lembra-se anteriormente quando mencionamos os silos de comunicação?

Uma das razões pelas quais os dados podem ser embaralhados em seu escritório remoto é que os membros da equipe estão usando ferramentas diferentes para fazer o mesmo trabalho.

O uso de ferramentas diferentes entre equipes é uma maneira de os silos aparecerem na sua empresa. Você pode mitigar esse problema alinhando seu software de CRM com outros aplicativos e plataformas de vendas que sua empresa usa.

Integração do Zoho CRM para venda remota 

Investir em software de alta qualidade para seus vendedores é crucial. Se todos estão na mesma página e aproveitando os mesmos recursos, todos têm o potencial de se tornarem os melhores.

Você pode imaginar tentar administrar uma empresa que não possui um CRM consistente em toda a empresa? Seria quase impossível para sua equipe trabalhar em conjunto para atingir suas metas de vendas.

Alinhar suas ferramentas de vendas pode ser um processo demorado, mas vale a pena prosseguir. Se você deseja disparar seu desempenho de vendas, precisa garantir que todos possam colaborar e compartilhar informações igualmente.

Gerenciar uma equipe de vendas remotas exige muita coordenação, tempo e esforço. Se você seguir os conselhos oferecidos aqui hoje, terá mais oportunidades de expandir seus negócios, gerar mais vendas e criar relacionamento com seus funcionários.

Se você quer melhorar o desempenho de vendas remotas, o Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa! Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas