Benefícios de ter um RH online

Benefícios de ter um Rh online - Zoho

Quando consideramos todos os recursos necessários para uma empresa operar com eficácia, podemos dizer que o fator humano é um dos fatores mais importantes. Afinal, se não houver funcionários, a empresa não poderá operar de jeito nenhum. Nesse caso, estratégias como o RH online que visa otimizar a gestão de pessoas têm um impacto significativo no desempenho da empresa.

O maior diferencial desse conceito é que ele não só requer investimento tecnológico, mas também busca implementar ferramentas avançadas e controle de dados de forma inteligente.

Em uma competição acirrada, o RH online pode ser o fator de diferenciação de que sua empresa precisa para se destacar e ganhar relevância. Leia este artigo para descobrir o que é esse conceito e aprender como implementá-lo no seu negócio!

RH online: do que se trata?

Os profissionais de recursos humanos têm que lidar com uma série de tarefas complexas todos os dias, o que não é novidade. Essas tarefas vão desde a contratação de novos funcionários até o envio de mensagens a agências governamentais e a demissão de funcionários.

Como a execução dessas tarefas está diretamente relacionada à repetição e à execução de procedimentos operacionais, os especialistas em recursos humanos perdem muito tempo com elas. Em última análise, isso os impediu de realizar ações mais estratégicas.

No entanto, o RH online tenta resolver esse problema usando soluções técnicas, como a automação de processos. Essa estratégia usa big data e análise de pessoal para gerar indicadores precisos, e a equipe de gestão pode monitorar esses indicadores em tempo real.

Além disso, por meio do online, esse modelo inteligente de recursos humanos oferece aos gestores acesso às informações externas da empresa, possibilitando a visualização rápida de dados relevantes em caso de emergência.

Quais as melhores vantagens do RH online?

Dadas as características do RH online, é fácil ver que ele pode fornecer muitos benefícios úteis. Agora confira algumas das principais vantagens que a tecnologia oferece!

Redução de custos

Em primeiro lugar, é interessante que, por meio da automação de tarefas, a empresa reduza a necessidade de funcionários. A própria função criou uma oportunidade para reduzir custos.

O maior problema é que devido aos indicadores gerados online pelo RH, a equipe de gestão consegue acompanhar mais de perto diversos fatores relacionados ao dia a dia dos colaboradores da empresa.

Esse recurso facilita a localização de gargalos que devem ser eliminados.

Aumento de produtividade

Devido à automação de processos, a equipe de RH pode arquivar práticas operacionais e tomar ações mais estratégicas. Obviamente, isso tem um impacto positivo no desempenho da empresa, principalmente quando consideramos que o desempenho desses profissionais afetará o desempenho dos demais colaboradores da empresa.

O RH organiza as informações relevantes online e as apresenta de forma intuitiva, o que é muito fácil, simplifica as tarefas dos especialistas de RH e permite que eles tenham um desempenho superior.

Desburocratização

Sem um amplo conhecimento de todos os processos usados ​​pela empresa, é fácil permitir que práticas fixas reduzam sua eficiência. Isso prejudica a eficiência do trabalho dos funcionários da empresa.

Felizmente, os dados gerados pelo RH online podem ser usados ​​para identificar os fatores que têm um impacto negativo no desempenho dos funcionários. Isso cria oportunidades para a identificação e eliminação de procedimentos burocráticos.

Como implementar o RH online?

Dadas as vantagens do RH online, é fácil entender por que empresas de todos os tamanhos e setores migraram para ele. A grande questão é: como implementá-lo?

Basicamente, esse processo exige a contratação de uma plataforma de recursos humanos eficiente. Para que os dados sejam realmente acessados ​​online, o software selecionado deve ser compatível com a computação em nuvem.

Por ser a área de recursos humanos de importância estratégica para a empresa, a empresa responsável pela plataforma de recursos humanos deve formar profissionais e ser reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços.

RH online integrado com CRM

Para as empresas de RH, já passou o tempo de otimizar e automatizar vários de seus processos, principalmente os operacionais, para aumentar a produtividade e liberar profissionais para realizar operações que apenas humanos podem realizar.

Entre as muitas atividades realizadas por profissionais de Recrutamento e Seleção, algumas atividades que podem ser “terceirizadas” para o sistema de otimização incluem:

● Receber o currículo cadastrado no site diretamente no banco de dados, sem preencher o e-mail do seletor;

● Armazenar arquivos padronizados no sistema para geração automática e personalizada de dados de vagas e demais formas de propagandas de painéis;

● Selecionar candidatos por localização geográfica para facilitar o encaminhamento de pessoal para a empresa contratante.

A lista de processos que o sistema RH online pode automatizar inclui mais itens. Mas o que queremos dizer aqui é que o recrutamento e a seleção de profissionais podem liberar suas habilidades e aptidões para aplicá-los em outras atividades, e o sistema de computador não pode ser implementado por melhor que seja.

A ferramenta CRM no sistema RH online deve permitir que os profissionais gerenciem pelo menos serviços e propostas comerciais. No entanto, este é o básico. O relacionamento com os clientes, promovido pelo conceito de CRM, exige um conhecimento profundo de “quem é a empresa”. E, além do registro dos dados, a percepção humana também é essencial para isso.

Portanto, o principal fator de otimização promovido por um sistema integrado de RH online com CRM é a possibilidade de manter todas as interações com os clientes em um só lugar. De telefonemas ou e-mails a vagas de emprego que clientes já trabalharam para sua empresa, quais candidatos são recomendados para essas vagas e outras informações.

A Zoho desenvolveu um CRM para pequenas empresas, o Zoho Bigin tem todas as ferramentas para você ter um controle de equipe e contratação mais eficaz. Acesse e confira!

Publicações relacionadas