Organize seu departamento de vendas com CRM

Organize seu departamento de vendas com CRM - zoho

Hoje, pode-se considerar o Customer Relationship Management (CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente) o departamento de vendas de negócios modernos.

É um software que você, como empresa, pode usar para se comunicar com seus clientes – para administração, vendas e marketing.

Em termos gerais, um sistema de CRM, ajuda você na aquisição e subsequente retenção de clientes.

Mas o que exatamente aquilo significa?

Para garantir que a gestão do relacionamento com o cliente não se torne um fim em si mesma, resumimos os principais benefícios do CRM (departamento de vendas) em poucas palavras.

Departamento de Vendas: os benefícios do CRM para vendas

Um sistema de CRM, voltado para departamento de vendas, permite que você aborde as vendas de forma sistemática. Seus clientes atuais e potenciais são armazenados no CRM com todos os dados de contato associados – tudo está claramente organizado em um só lugar.

Desde a reunião inicial e as perguntas iniciais, passando por negociações de contrato e assistência pós-venda, você pode fazer anotações sobre um contato, criar tarefas e reenviar para que nenhum retorno de chamada seja esquecido e nenhuma oferta seja perdida.

Todos em sua equipe trabalham juntos em vendas com CRM. Mesmo vários departamentos e áreas podem trabalhar juntos de forma síncrona e eficiente com um CRM central e coordenar perfeitamente. Essa é a grande vantagem dos serviços em nuvem: seja em escritórios diferentes ou em casa – todos sabem sobre o status de processamento atual. Isso significa que, além das tarefas esquecidas, as tarefas duplicadas são coisa do passado.

Essa melhor organização interna do conhecimento existente o ajudará a aumentar as vendas e melhorar o suporte. Por fim, o gerenciamento bem-sucedido do relacionamento com o cliente também permitirá que você avalie a maior satisfação e fidelidade do cliente.

1. Obtenha informações vitais do cliente a qualquer hora, em qualquer lugar

Pense em quanto mais rápido os clientes ganharão confiança em você quando você se lembrar do que é importante para eles e puder responder rapidamente às suas perguntas. Seu CRM móvel significa o fim dos atrasos enquanto você está em campo.

Encontrar rapidamente informações valiosas em conversas, emails, notas e histórico de vendas é essencial . É totalmente acessível que você esteja usando seu laptop ou smartphone para acessar seu Zoho CRM. Agora que seu banco de dados pode viver com segurança na nuvem.

A plataforma Zoho CRM coloca informações detalhadas sobre clientes e clientes em potencial ao seu alcance para que você possa realizar ações importantes rapidamente, onde quer que esteja .

2. Mais alcance personalizado com automação

Como você está continuamente capturando dados e percepções sobre seu público, mercado e setor, pode criar mensagens e alcance mais relevantes e personalizados – tanto em seus esforços manuais quanto em suas campanhas automatizadas. Esta é a vantagem do conteúdo dinâmico e das mensagens automatizadas: você pode colocar pessoas que têm uma semelhança importante – por exemplo, um interesse em um produto de nicho – em diferentes campanhas de gotejamento.

Esse recurso é um benefício de muitos CRMs e permite configurar uma série de e-mails automatizados que falam especificamente para aquele público e são acionados por ações específicas. As campanhas de gotejamento podem ser usadas em todo o funil de vendas.

Por exemplo, no site de uma empresa de turismo, se alguém cria um itinerário personalizado para uma viagem à Bahia, em vez de enviar e-mails genéricos sobre viagens, você pode iniciá-lo em uma campanha de gotejamento para pessoas que criam roteiros personalizados para o Nordeste Brasileiro.

A automação com CRM também permite que você tire alguém de uma campanha de gotejamento a qualquer momento, com base em suas ações. Se, por exemplo, a pessoa que estava interessada em uma viagem à Bahia finalmente reservar o itinerário, sua plataforma irá removê-la automaticamente daquela campanha de gotejamento em particular para evitar e-mails redundantes e confusão.

3. CRM para administração (departamento de vendas)

Nem todas as empresas ou organizações fazem aquisições ou planejam campanhas de marketing – mas isso não significa que um CRM não possa beneficiá-las. Como uma associação ou fundação, por exemplo, você pode não precisar fazer uma aquisição clássica, mas você ainda tem muitos membros e, portanto, muitos dados que precisam ser armazenados em algum lugar.

Com um CRM para o seu clube, você pode gerenciar todos os sócios, fazer anotações sobre o que foi combinado com quem e inserir os compromissos no calendário.

É tão fácil com o Zoho CRM em casa quanto em trânsito, no seu laptop e smartphone, porque é um aplicativo online que não precisa ser instalado primeiro, então você está sempre pronto para ir. Isso permite que uma equipe organizacional trabalhe em conjunto de forma eficiente e se mantenha atualizada sem precisar estar em um só lugar.

Departamento de vendas: benefícios do CRM para marketing

Você provavelmente sabe disso melhor: você anda pela cidade, assiste TV ou clica na Internet – e fica maravilhado com a publicidade. Um milagre, se assim permanecer apenas uma mensagem publicitária pendurada. Com uma medida de marketing planejada, a abordagem direcionada aos seus (potenciais) clientes é mais importante hoje do que nunca – e com um CRM muito mais fácil do que você imagina.

Considerando departamento de vendas, por exemplo, você planeja enviar um boletim informativo para promover seu novo produto X, que é do interesse de todos que já possuem o produto Y. Mas quem era mesmo? Basta enviar a newsletter a todos os seus contatos, arriscando-se a muito desperdício.

Todos aqueles que não estão interessados no produto anunciado nele não lerão mais seus boletins informativos a seguir se perceberem que não estão interessados no conteúdo de qualquer maneira. Com um CRM de vendas, por outro lado, você pode filtrar facilmente todos os contatos armazenados de acordo com seus próprios critérios, a fim de atingir exatamente o grupo-alvo certo para suas atividades de marketing.

Por exemplo, o Zoho CRM permite atribuir tags diferentes a cada contato: indústria, região e assim por diante. Portanto, se você está planejando um evento em São Paulo, não anuncie em Brasília. O destinatário percebe que sua publicidade é realmente relevante para ele – é assim que deve ser.

Outra vantagem: há possibilidade de integração com outros recursos, isso torna o trabalho cotidiano ainda mais otimizado com omnichannel vendas.

 Gostou do conteúdo? 

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas