Entenda a importância do dashboard de vendas

O que você sabe sobre dashboard de vendas? Pensamos neste artigo para que você tire todas as suas dúvidas com relação aos seus painéis.

Os departamentos de vendas vivem de acordo com os dados armazenados em seu dashboard de vendas. Um dashboard de desempenho de vendas detalhado e robusto é útil para todas as partes interessadas e garante que as equipes sejam abertas e transparentes sobre seu pipeline de vendas, além de ajudar as partes interessadas a tomar decisões informadas.

Neste artigo, analisaremos a importância de um dashboard de vendas, compartilharemos alguns exemplos e detalharemos os principais componentes de um bom dashboard.

O que é um dashboard de vendas?

Um dashboard de vendas é uma representação visual de seus dados de vendas em tempo real. O objetivo de um dashboard de vendas é fornecer uma visão geral facilmente compreensível de seus principais indicadores de desempenho, permitindo que representantes e gerentes verifiquem o progresso em relação às metas e objetivos de vendas.

Os dashboards de vendas são úteis ao avaliar o desempenho e tomar decisões de negócios. Os gerentes consultam os painéis para se manterem atualizados sobre as métricas de desempenho da equipe de vendas quando estão criando estratégias de vendas, elaborando planos de remuneração, concedendo bônus e identificando áreas que precisam ser melhoradas.

Por que os dashboard de vendas são importantes para sua estratégia de vendas?

Os dashboards de vendas permitem total transparência nos planos de uma organização de vendas. Eles fornecem uma visão panorâmica das operações, bem como relatórios mais detalhados sobre as atividades da equipe. 

O dashboard de vendas também permite que os representantes de vendas individuais planejem suas atividades diárias e os gerentes ajudem a intervir — e orientar — quando necessário. 

Essa ferramenta pode até ajudar os gerentes de vendas a planejar o número de funcionários, prever a receita trimestral e saber quando as equipes vão exceder - ou ficar aquém - das metas mensais.

Executar uma organização de vendas sem um painel de vendas instalado é como jogar um jogo sem placar. É possível, mas certamente não é o ideal. Falaremos sobre as partes do dashboard de vendas que você deve considerar ao criar seu próprio painel na hora de encontrar novas soluções.

Como criar um dashboard de vendas

Dependendo dos objetivos principais do seu negócio, seu painel de vendas pode parecer completamente diferente do de seus concorrentes, o que é perfeitamente normal. Contanto que você saiba onde estão suas prioridades e siga as etapas abaixo, seu dashboard de vendas agregará valor à sua equipe.

1. Determine métricas

O primeiro passo para criar qualquer tipo de painel de vendas é escolher as métricas que serão incluídas.

A melhor maneira de fazer isso é olhar para seus objetivos atuais. O objetivo de ter um dashboard de vendas é poder verificar o progresso de suas metas altamente priorizadas, portanto, faz sentido que essas sejam as métricas que você teria em exibição.

Para começar, escolha um objetivo e, em seguida, escolha algumas métricas-chave que falam mais sobre sua realização ou falha. Por exemplo, se um de seus principais objetivos para o trimestre for melhorar seu processo de qualificação de leads, você pode criar um painel de vendas com suas taxas de conversão e métricas de atividade. Ambos são fatores primários na qualificação de leads, portanto devem ser priorizados no painel.

Faça isso com cada meta pela qual você se esforçará no próximo mês, trimestre ou ano. As métricas em determinados painéis podem abranger mais de um objetivo. Apenas certifique-se de que eles não fiquem muito confusos.

2. Escolha a visualização do painel

O próximo passo é identificar como o painel será usado e por quem.

O objetivo do painel é manter os representantes atualizados sobre suas metas individuais ou ajudar os gerentes a escolher facilmente os melhores desempenhos? Considere os diferentes públicos que visualizarão o painel e escolha o que eles mais gostariam de ver.

Mesmo que o assunto em questão seja o mesmo (conversões, desempenho, duração do ciclo de vendas etc.), pessoas em cargos diferentes estão interessadas em métricas diferentes. Por exemplo, digamos que você esteja criando um painel de conversão de vendas que será usado por um representante, um gerente e um executivo C-suite.

  • Para representantes: como o representante é responsável por converter o maior número possível de leads em clientes, eles desejam saber quantos leads estão entrando no pipeline.
  • Para os gerentes: como os gerentes precisam ser capazes de identificar as áreas do processo de vendas que precisam ser melhoradas, eles estarão mais preocupados com a taxa de conversão entre cada estágio do ciclo de vendas.
  • Para executivos de nível C: os executivos estão procurando números gerais que encapsulam o desempenho geral de uma empresa para que possam transmitir essas informações aos investidores. Sua principal preocupação está na taxa de conversão de leads.

A exibição do dashboard também pode se referir a onde o painel está sendo mais visualizado, portanto, verifique se ele está acessível em desktops, tablets e dispositivos móveis.

3. Escolha um provedor

Em seguida, você precisará escolher um software que o ajudará a criar seu painel de vendas. Se sua empresa usa um CRM , provavelmente possui um recurso de geração de relatórios que permite criar painéis para sua equipe.

No entanto, se você não usa um CRM, existem ferramentas de relatórios que podem ser sincronizadas com seus dados para criar um painel personalizado. As ferramentas de visualização de dados podem traduzir as métricas de sua empresa e os principais indicadores de desempenho em um gráfico, tabela ou gráfico em tempo real, facilitando a interpretação do desempenho e do progresso em relação às metas.

Ao escolher um fornecedor, verifique se o software inclui todos os recursos necessários para o dashboard de vendas da sua empresa. Algumas ferramentas têm mais recursos do que outras, e encontrar o ajuste certo para o seu negócio é importante antes de fazer um investimento. 

Coisas como atualizações em tempo real, instantâneos históricos e personalização são fatores importantes de uma ferramenta de visualização de dados para procurar.

4. Dashboard de vendas: extrair dados 

Com o provedor que você escolheu, é hora de importar todos esses dados!

Se você pretende integrar seu dashboard de vendas ao seu CRM, poderá sincronizar facilmente seus dados entre os dois softwares. Se sua empresa acompanha os dados de vendas manualmente, você terá que criar o relatório do zero, importando todas as informações necessárias para a ferramenta de visualização de dados.

5. Crie relatórios

Depois de carregar seus dados na ferramenta de visualização de uma forma ou de outra, é hora de criar o relatório de vendas. Certifique-se de ter todos os dados atuais que deseja visualizar carregados na ferramenta - o software não pode ler sua mente.

Há mais de uma maneira de visualizar dados e, dependendo das informações e da análise que você está conduzindo, certas visualizações podem ser mais aplicáveis.

Para que tudo saia de acordo, é necessário utilizar uma boa ferramenta. O Zoho Bigin é ideal para pequenas empresas organizarem seus painéis. Acesse e confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas