A importância de um CRM operacional

Para ajudá-lo a escolher o caminho certo para você, leia este conteúdo sobre a importância de um CRM operacional para o gerenciamento total de operações de negócios.

Os CRMs operacionais estão focados na simplificação das operações comerciais diárias em vendas, marketing e atendimento ao cliente. Eles fazem isso de várias maneiras, incluindo automação; colaboração; nutrição de leads; e comunicações gerais com funcionários, parceiros externos e clientes.

CRM Operacional: entenda a importância deste software para empresas

Pode-se dizer que o CRM operacional é o pai dos outros dois tipos. Isso se refere a um sistema centralizado onde todas as operações de negócios são simplificadas para melhorar a interação com o cliente, os processos de vendas e marketing e o atendimento ao cliente para aumentar a satisfação do cliente. Em outras palavras, o CRM operacional pega o analítico e o colaborativo e os coloca em um único lugar.

Além disso, um bom software de CRM operacional oferece às empresas a capacidade de medir, analisar e adaptar a jornada do cliente para aumentar a satisfação do cliente. Também permite que as empresas sejam mais eficientes com recursos de marketing, vendas e automação de serviços.

Qual é a diferença entre CRM Operacional e Analítico?

CRM operacional e analítico têm aspectos em comum, por conta disso, algumas pessoas pensam que são a mesma coisa. No entanto, o CRM operacional refere-se a um sistema mais amplo e inclui a componente analítica, conforme descrito no ponto anterior.

Muitos podem pensar que o tipo analítico de CRM poderia fazer um trabalho melhor quando se trata de ajudar a processar dados em vez de analisar manualmente os dados, porque eles estão totalmente focados nesse aspecto. No entanto, as atuais soluções operacionais de CRM são tão poderosas que isso não é mais verdade.

Por outro lado, o componente analítico às vezes não é considerado um recurso-chave para um CRM operacional fazer o trabalho. No final, cabe a você decidir se realmente precisa ser incluído ou não, mas lembre-se de que obter uma ferramenta extra pode resultar em aumento de custos.

Em resumo, as diferenças entre CRM analítico e operacional podem ser resumidas na lista a seguir:

  • As principais funções do CRM operacional são vendas, atendimento e suporte, não analisando dados.
  • O CRM operacional funciona perfeitamente com funções voltadas para o cliente, enquanto as funções analíticas não podem realizá-las.
  • O CRM operacional conecta as equipes de marketing, atendimento ao cliente e vendas, enquanto o analítico fornece apenas informações.
  • O CRM operacional automatiza muitas funções, incluindo agendamento, acompanhamento e contatos, enquanto o analítico automatiza apenas a análise e a geração de relatórios dos dados.
  • O CRM operacionalfacilita as funções de autoatendimento do cliente, algo que o tipo analítico de CRM obviamente não cobre.

Entenda quais são os principais componentes do CRM operacional

Dado que os sistemas operacionais de CRM cobrem diferentes aspectos do negócio, deve haver vários componentes vitais em qualquer software de CRM para ser considerado uma boa solução de CRM.

Em geral, deve incluir a coleta de dados do cliente e o armazenamento seguro, ferramentas para automatizar diferentes processos de negócios e funções para ajudar as equipes de vendas e atendimento ao cliente a atender melhor os clientes.

Dito isso, aqui estão os principais componentes que todo sistema operacional de CRM deve ter.

Gestão de RH

Esse é um aspecto muitas vezes esquecido, mas gerenciar pessoas dentro de uma grande organização pode ser realmente desafiador. Atribuir às pessoas certas tarefas específicas pode ser um divisor de águas para a produtividade e lucratividade das empresas, portanto, um sistema de CRM precisa ajudar a facilitar esse processo. Felizmente, eles costumam fazer. Pelo menos os bons.

Gerenciamento de leads

Este é um componente essencial de qualquer sistema de CRM operacional. No final, você nunca pode ter clientes se não tiver leads. Leads são aqueles que você trabalha para converter em clientes fiéis. Mas lidar com todas as informações que você obtém de formulários de contato, formulários de inscrição, comentários de blogs, entre outras seções do ambiente online, e até mesmo oportunidades offline, pode consumir muito tempo.

Um aspecto essencial do componente de gerenciamento de leadsé a priorização de leads. Isso significa usar os dados disponíveis para identificar os melhores leads propensos a se tornarem clientes e aqueles que provavelmente exigirão mais tempo e esforço. Feito isso, as informações podem ser passadas à equipe de vendas para focar nos leads que são prioritários.

Além disso, deve incluir a capacidade de distribuir automaticamente os leads. Não é o mesmo que enviar grandes leads para um representante de vendas com anos de experiência do que enviá-los para representantes de vendas recém-contratados que precisam de tempo para desenvolver suas habilidades. A distribuição adequada de leads manterá seu pipeline de vendas fluindo na direção certa.

Portanto, para coletar, armazenar com segurança e distribuir essas informações para sua equipe de marketing, representantes de vendas e sua equipe de atendimento ao cliente para que possam acompanhar esses leads e convertê-los em novos clientes, o sistema de CRM operacional deve ter esse componente.

CRM operacional é a automação da força de vendas

Conforme mencionado anteriormente, quando uma organização aplica o CRM operacional, geralmente tenta tornar os processos e fluxos de trabalho de negócios mais eficientes. Portanto, são esperadas diferentes formas de automação, incluindo a automação da força de vendas.

Essa automação refere-se ao rastreamento de clientes, melhorando as interações com os clientes, permitindo previsão de vendas, agendamento de reuniões de vendas e processamento de vendas. Todos eles estão usando as informações de outros componentes, como o componente de gerenciamento de leads descrito acima.

O software de CRM operacionalmais poderoso também capacita a equipe de vendas após o processo inicial de vendas, possibilitando ações vitais, como acompanhar o desempenho de vendas, automatizar upsells e agendar acompanhamentos de clientes.

Outro aspecto essencial encontrado neste componente é a automatização dos relatórios de vendas. Ter relatórios todos os dias e às vezes até em tempo real resultará em um impulso de motivação para a equipe de vendas. Ver seu objetivo atual passar para o próximo certamente aumentará sua competitividade e produtividade.

Além disso, os gerentes poderão limitar os relatórios às informações que importam para eles, sem lidar com planilhas desordenadas. E eles também podiam vê-lo em tempo real quando necessário.

Automação de Marketing

O CRM operacionalrefere-se ao gerenciamento de todas as operações que envolvem o relacionamento com o cliente para fazer negócios com sucesso. E o marketing está entre as principais operações. Sem promoção, nenhum produto ou serviço será comprado.

Agora, o gerenciamento de campanhas pode ser complexo, pois lida com uma quantidade significativa de dados, e fazê-lo manualmente é basicamente impossível. É isso que o componente de automação de marketing do software de CRM operacional fará por sua equipe de marketing, automatizando o processamento e a análise de dados e outros processos de marketing para obter campanhas de marketing bem-sucedidas.

A ideia principal da automação de marketing é interpretar os dados para oferecer uma experiência sob medida para cada cliente. Isso pode ser feito aprendendo com o comportamento do cliente como páginas visitadas no site, informações solicitadas por meio de formulários de contato ou até mesmo interação com campanhas de e-mail marketing.

Aqui, as estratégias de marketing baseadas em gatilhos ou eventos desempenham um papel importante e podem ser automatizadas com uma excelente plataforma operacional de CRM. Isso permitirá que sua equipe envie campanhas de marketing personalizadas e direcionadas com precisão para clientes potenciais e existentes.

Diferentes campanhas de marketing podem ser automatizadas com software de CRM operacional.

Relatórios e análises

A análise de dados é fundamental para desenvolver uma estratégia de negócios bem-sucedida. Estudar os principais indicadores de desempenho é crucial para entender e acompanhar o desempenho de vendas, por isso é essencial incluí-lo em seu CRM operacional.

Além disso, os executivos de negócios precisam de relatórios para ver a posição da empresa em relação ao mercado. Isso permitirá que eles tomem as decisões certas no momento certo para nadar em situações de mercado competitivas e difíceis.

Por exemplo, as empresas que administram seus negócios por meio do CRM operacional podem ter uma resposta mais rápida e eficaz à situação de pandemia do que aquelas sem ele. Especialmente aqueles que foram mais atingidos, como os do ramo de viagens, como pequenas companhias aéreas.

Para finalizar, o CRM operacional é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Além de ter diferentes pontos de contato com o cliente, os sistemas de CRM permitem que as empresas controlem o ciclo de vida do cliente para aumentar a satisfação do cliente. Isso resulta em aumento de receita e uma melhor reputação para a empresa.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas