Como obter aumento nas vendas B2B CRM

Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) adequadamente projetado é simplesmente obrigatório para que sua empresa sobreviva e cresça. Para negócios B2B, no mundo dos negócios automatizados de alta tecnologia de hoje, não basta ter um B2B CRM.

Você também precisa saber como criar um CRM especificamente adequado para o seu negócio. Em outras palavras, como seu CRM deve ser projetado e personalizado para maximizar sua geração de leads e oportunidades de vendas.

Quer gerar mais leads, reduzir a duração do seu ciclo de vendas e aumentar as vendas?

Não importa se você é um representante de vendas diretas, uma pequena loja de vinhos, uma clínica quiroprática, um fornecedor de equipamentos de escritório. Cada negócio deve definir os processos a serem implementados para lidar com o contato com seus clientes. Afinal, como diz o velho ditado, se você não cuidar de seus clientes, alguém o fará!

Neste artigo, confira como aumentar vendas B2B com CRM.

Qual a importância de vendas B2B CRM?

Aqui estão alguns fatos. Em primeiro lugar, além de fusões e aquisições, existem apenas duas maneiras de aumentar as receitas e expandir seus negócios. Um, você pode vender para novos clientes, ou dois, você pode vender mais para seus clientes existentes. A chave para realizar seu verdadeiro potencial de negócios a longo prazo é gerenciar o relacionamento com os clientes com um programa de CRM para que você possa fazer as duas coisas.

B2B CRM é uma ferramenta para o desenvolvimento de novos negócios e retenção de clientes

Em segundo lugar, custa cerca de 10 vezes mais atrair e adquirir um novo cliente do que vender mais para seus clientes existentes. Como tal, uma organização que gerencia adequadamente o relacionamento com o cliente tende a aumentar as receitas mais rapidamente e ser mais lucrativa do que as organizações que não o fazem.

Diante desses fatos, não é surpresa que, além de atrair novos clientes, o empresário inteligente também deva maximizar a penetração de seus produtos/serviços nos clientes atuais para que possam maximizar os lucros.

No clima econômico mais difícil de hoje, a questão não é mais se você deve usar um sistema de CRM. Não há dúvidas de que é um dos recursos obrigatórios para os vendedores.

B2B CRM: a melhor ferramenta de automação de marketing para geração de leads B2B?

Embora existam muitos por aí que prometem tê-lo encontrado, realmente não existe uma bala mágica para a geração de leads. Quando você vai direto ao assunto, as melhores ferramentas de automação de marketing são aquelas que o colocam no lugar certo na hora certa, ou seja, quando o cliente em potencial têm maior probabilidade de comprar.

Estudos mostraram que 2 de 3 vendas são feitas para clientes em potencial que disseram “não” não uma, mas 5 vezes! Na verdade, alguém precisa ouvir o nome da sua empresa pelo menos 3 vezes antes mesmo de se registrar. Um representante de vendas muito bem-sucedido afirmou que deve deixar uma média de sete a dez mensagens de voz antes que suas mensagens sejam devolvidas.

Como criar um CRM para maximizar as vendas B2B - Dicas de conexões de vendas B2B

Quando tudo estiver dito e feito, um cliente comprará na linha do tempo dele, não na sua.

Se ele não comprar hoje, você deve desenvolver um plano para manter contato com ele para que, quando ele estiver pronto para comprar, ele pense primeiro em você. Seu contato frequente, se feito corretamente, constrói um relacionamento. É como se cada contato fosse um pingo de água. Por si só, não chega a muito, mas com o tempo, cada gotejamento pode resultar em um efeito muito grande de leads B2B!

Então, o que você precisa para criar sua campanha de marketing “gotejamento” para geração de leads ? É aí que entra a criação do seu CRM. Na verdade, essa é a ferramenta que, quando implementada corretamente, terá maior impacto positivo na geração de leads do que qualquer outra.

Agora a questão é como você deve criar melhor seu CRM para aumentar vendas B2B!

Confira abaixo, os principais sinais de que você precisa de um software de CRM:

Ao automatizar certos processos com software de CRM, as empresas B2B podem aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, fornecer valor real aos clientes. Aqui estão cinco situações que indicam que é hora de implementar BWB CRM:

1. Tarefas ou dados passam despercebidos

Informações e interações podem ser perdidas quando não há um local centralizado para os dados do cliente. O software de CRM permite que você organize melhor as interações com os clientes, bem como compreenda os clientes em potencial e os clientes, construindo relacionamentos mais fortes.

2. Problemas para lembrar detalhes

Lembrar de cada lead ou conversa com o cliente é difícil, mesmo que você tenha uma ótima memória. Além disso, notas manuscritas podem ser perdidas ou danificadas. O software de CRM possui um recurso de "notas" onde você pode adicionar informações de uma reunião ou inserir detalhes sobre os negócios da pessoa, como endereços, números de telefone etc.

Manter anotações em um B2B CRM evita chamadas ou e-mails estranhos em que você está tentando se lembrar de conversas anteriores, mantendo assim uma aparência de competência e criando relacionamento.

3. Vendas e atendimento ao cliente não estão na mesma página

Quando as vendas e o atendimento ao cliente não estão se comunicando de forma eficaz, ocorrem gargalos e os leads/clientes ficam frustrados. Apesar de sua velocidade e conveniência, o e-mail não é confiável para rastrear e gerenciar o progresso.

O software de CRM é o melhor para obter vendas e atendimento ao cliente na mesma página, porque todas as informações estão em um só lugar, permitindo que suas equipes tenham uma visão completa de uma conta.

4. Não sabe como está sua equipe de vendas

Se você não estiver gerenciando sua equipe de vendas, poderá estar perdendo vendas. Um software de CRM não apenas permite que você saiba o que eles estão fazendo (ou não), mas também pode tornar sua equipe de vendas mais produtiva e fornecer insights sobre como ajudá-los.

5. Não consegue contatar facilmente os subconjuntos de sua base de clientes

Com o software B2B CRM, você pode criar e entrar em contato com subconjuntos de sua base de clientes com apenas alguns cliques, em vez de passar por uma planilha e criar listas manualmente, o que é demorado e pode levar a erros.

No CRM, basta aplicar uma “tag” à pessoa para adicioná-la a um grupo. Isso facilita a pesquisa de grupos e o envio de mensagens personalizadas.

Implementar B2B CRM para crescimento de vendas

Os clientes têm grandes expectativas quando se trata de serviço e é por isso que ter um CRM para organizar e compilar as informações do cliente é crucial. Não sabe por onde começar com o software CRM?

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas