4 Automações para nutrir Leads B2B

Você deseja nutrir leads B2B? Conheça 4 automações que podem te ajudar a fazer isso da melhor forma. Continue nos acompanhando!

O processo de qualificação e aquisição de leads pode ser muito complexo, porém, existem algumas formas de tornar esse momento mais simples. Ao falarmos sobre as negociações do tipo B2B (business-to-business), este processo deve focar no relacionamento com o lead.

É de suma importância que você construa uma relação com os leads B2B, e mantenha isso de maneira qualitativa. A automação de marketing surge como uma facilitação para a criação de laços envolvendo o cliente e a empresa.

Dito isso, contar com a automação para nutrir leads B2B é muito benéfico para a sua empresa. Então, vamos conferir 4 opções de automação a seguir que podem ajudar o seu negócio.

Conceito de automação de marketing

Inicialmente, é interessante que você entenda o que é a automação de marketing, que significa a criação de processos automatizados. Isto é, essa automação se refere à execução planejada de certas atividades, sem envolver nenhum tipo de intervenção humana.

Desse modo, você pode investir na automação em diversas finalidades, e as que focam no marketing constroem processos de nutrição. Nesses processos, é feito o envio de e-mails acompanhando um conteúdo que atraia o lead para o seu site.

Porém, esse não é o único intuito da automação de marketing, pois ela também pode fazer a prospecção outbound, em que, de modo automático, o lead recebe uma cadência de e-mails. Isso ocorre à medida em que são geradas atividades ao vendedor. Por isso, é inegável que a sua empresa precisa da automação de marketing.

A importância de contar com a automação de marketing para leads B2B

O principal intuito da automação de marketing é tornar as tarefas repetitivas mais simples dentro de uma organização. Dentre essas atividades, é possível citar o e-mail marketing, as mídias sociais e a qualificação de leads, por exemplo. Um dado interessante é extraído da pesquisa Marketing Tools Latam 2019, em que diz que 68,9% das empresas entrevistadas na América Latina utilizam algum tipo de ferramenta de Automação de Marketing

Nesse sentido, a automação de marketing é fundamental para as empresas que desejam gerar e nutrir leads B2B. Além disso, essa ferramenta contribui para a produtividade da organização, impulsiona as vendas e transforma completamente o negócio.

4 automações de marketing para a sua empresa para nutrir leads B2B

Se você deseja nutrir leads B2B, saiba que existem algumas automações de marketing que podem te ajudar nesse sentido. Pensando nisso, hoje trouxemos 4 opções que você pode implementar na sua organização.

Automação da jornada do lead

O primeiro tipo de automação que trouxemos é aquele que lida com a jornada do lead. Sabe-se que o ideal é que todos os leads estejam prontos para vendas. No entanto, a realidade é outra, e a maioria precisa de qualificação (ou ser descartada) para o setor de vendas.

Com a automação, você pode nutrir os leads B2B de maneira segmentada, fornecendo, então, conteúdo específico direcionado para cada um. Essa é uma maneira de tornar os leads prontos para a venda. Tenha em mente que essa nutrição depende do setor, tamanho da empresa e função da empresa.

Esse envio específico de conteúdo pode aumentar a conversão da sua empresa, pois funciona principalmente para os leads que já possuem algum interesse com o negócio. Uma dica interessante é que você conte com uma estratégia automatizada de lead score. Assim, você pode identificar clientes potenciais prontos para vendas com pontuação de clientes potenciais

Automação de cadência de e-mails

Outra automação importante é a de cadência de e-mails. Sendo assim, você pode enviar campanhas oportunas, personalizadas e relevantes de maneira individual. Nesse tipo de automação, o setor de marketing pode criar um fluxo a fim de enviar sequências de e-mails.

Alguns exemplos desse tipo de automação são quando o cliente faz o download de um material da sua empresa, quando ele solicita contato por meio de formulário ou quando o cliente dá início ao teste grátis do seu produto. Desse modo, você pode escolher a ordem, o conteúdo e a frequência da mensagem.

Automação para prospecção ativa

A automação de prospecção ativa consiste no fato de que os leads da base são colocados no fluxo de automação. Assim, o time de pré-vendas pode trabalhar em cima desses contatos. Essa opção integra, além do fluxo de cadência de e-mail, as ações de contato através de ligações, por exemplo.

Em resumo, o lead será acompanhado, individualmente, por uma pessoa da equipe. Na automação de prospecção ativa, você deve entender e conhecer a sua persona, segmentar a automação e fazer isso de forma original.

Automação de posts nas redes sociais

Por fim, a última automação que trouxemos é a de posts nas redes sociais, que são canais presentes na maioria das estratégias de marketing – incluindo a captação de leads B2B. Logo, com as mídias sociais automatizadas, você pode captar um público maior.

Apesar de a rede social não ser suficiente para impulsionar, sozinha, as vendas, elas constroem o interesse dos seus leads. Portanto, a automação de postagens pode ser muito útil para a sua organização.

Nutrição de leads B2B com o Zoho CRM

Agora que você sabe a importância de nutrir leads B2B por meio da automação de marketing, conheça uma ferramenta poderosa que pode te ajudar a fazer isso: o Zoho CRM.

O Zoho CRM auxilia a sua equipe de marketing a criar campanhas com eficiência e a repassar leads de qualidade para a equipe de vendas. Isso porque o Zoho CRM conta com uma ampla variedade de recursos integrados de automação de marketing, a exemplo da pontuação de leads, segmentação e integração com o Google Ads. Esses recursos ajudam a otimizar e automatizar os esforços de marketing.

Conheça as nossas soluções e invista em uma automação de marketing eficiente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas