Como Atrair Leads e Converter em Vendas

Você sabe como atrair leads para o seu negócio? Conheça estratégias que te ajudam a converter leads em vendas e aumentar o lucro da sua empresa.

Em uma empresa, as vendas são a principal forma de aumentar a lucratividade, pois este é o momento em que você liga o produto e o cliente, gerando renda. Dessa maneira, você deve saber como

e convertê-los em vendas. Dito isso, confira a seguir as principais dicas que podem te ajudar neste momento.

O que é atrair leads?

Atrair, ou gerar leads é o primeiro passo da estratégia de Inbound Marketing. Desse modo, são utilizadas táticas eficazes para gerar tráfego, a fim de atrair visitantes. No entanto, existem muitas etapas por trás dessa estratégia que devem ser conhecidas.

Vê-se, então, que isso envolve uma série de esforços, como a elaboração de materiais educativos, ofertas de valores e afins. Isso é feito com o intuito de criar oportunidades de negócio. Em troca, o visitante oferece informações de contato, a exemplo do e-mail, nome completo ou telefone. Isso é atrair leads!

Qual é a importância?

O processo para atrair leads é longo e pode ser complexo, porém, é muito importante. Com base nisso, você pode avaliar como está o interesse dos visitantes nas suas ofertas – se elas precisam de ajuste ou não. Lembre-se de que essa oferta deve envolver um conteúdo rico e exclusivo, a ponto de atrair o visitante.

A importância de atrair leads é, principalmente, aumentar a taxa de conversão do seu negócio. Quanto maior essa taxa, mais interessante e atrativo é o seu conteúdo. Isso poderá te ajudar a entender em qual estágio o seu lead está no funil de vendas.

Principais benefícios

Ao investir em estratégias para atrair leads, a sua empresa pode usufruir de alguns benefícios, como os seguintes:

  • Criar e manter o contato com potenciais clientes
  • Criar autoridade no ramo com base no seu conteúdo
  • Educar o seu nicho acerca da área de atuação
  • Compreender o interesse dos seus visitantes (das redes sociais, site etc.)
  • Ter uma comunicação direta com clientes potenciais através do WhatsApp e e-mail
  • Nutrir os leads até a venda, no momento adequado
  • Manter as oportunidades no pipeline de vendas
  • Aumentar o volume e recorrência de vendas

Diante de tantos benefícios, conclui-se que você deve investir em estratégias para atrair leads na sua empresa.

Passo a passo para atrair leads e converter em vendas

Após entender o que, qual a importância e principais benefícios de atrair leads para o seu negócio, confira o passo a passo para aplicar essa estratégia na sua empresa.

Quem é a sua persona?

O primeiro passo para saber como atrair leads é entender quem é a sua persona, isto é, o cliente ideal da sua empresa. Isso significa dizer que você deve definir e conhecer quem é o cliente perfeito para o seu negócio. A persona pode ser entendida como uma representação fictícia, que traz características e comportamentos dos seus clientes.

Isso porque um dos principais erros das empresas é produzir um conteúdo genérico, que poderia atrair o máximo de público possível. Contudo, este é um erro que pode prejudicar bastante a sua captação de leads. Então, defina a persona ideal e invista em uma abordagem individualizada com os seus clientes.

Produção de conteúdo rico

Após definir quem é a sua persona, este é o momento ideal para produzir um conteúdo rico, pois você saberá o que esse cliente deseja escutar. Esse conteúdo pode ser publicado da forma que você achar melhor, mas uma ideia interessante é investir na criação (e manutenção) de um blog.

Nessa produção, a criatividade deve falar mais alto, e o céu é o limite. Lembre-se somente de que esse conteúdo deve ser original, exclusivo e de valor. Ou seja, ele deve acrescentar algo na vida do visitante.

Use os formulários, landings pages e pop-ups ao seu favor

Ao produzir um conteúdo rico, você deve criar o acesso para que a sua persona chegue até ele. Para que isso seja possível, utilize ao seu favor alguns recursos, como os formulários, landing pages e pop-ups.

As landing pages podem ser entendidas como páginas de captura, auxiliando no processo de atrair leads. Elas possuem uma estrutura simples e incluem uma chamada principal para atrair os visitantes. Já os pop-ups são janelas que abrem no navegador ao acessar a página. E os formulários servem para captar dados dos visitantes.

Tenha uma estratégia de promoção

Por fim, defina para a sua empresa uma estratégia de promoção. Você precisa promover a sua landing page para que ela alcance os seus leads. Antes disso, é necessário entender como o tráfego do seu site se comporta. Com pouco tráfego, é interessante escolher as mídias pagas (como Facebook Ads ou Google Ads). E com um alto tráfego, você pode escolher formulários e pop-ups.

Conte com o CRM para atrair leads

O CRM permite que você transforme visitantes em leads em suas campanhas de marketing. Assim, essa ferramenta ajuda você a atrair leads e convertê-los em vendas, aumentando o lucro do negócio. Portanto, o Zoho CRM é ideal para que você tenha controle de todos os processos e faça a captação de leads da forma correta.

Gostou deste artigo? Conheça as nossas soluções e continue nos acompanhando para mais conteúdos como este!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas