Automação de vendas com Zoho Bigin

Neste artigo, vamos falar sobre a automação de vendas através do Zoho Bigin. Continue a leitura!

Para os vendedores, ter mais tempo se traduz em mais vendas. Mas ninguém pode criar mais horas no dia. Os vendedores não deveriam perder seu tempo pessoal para tentar atingir cotas mais altas. É aí que entra a automação de vendas.

A automação de vendasatua como um assistente digital, ajudando os vendedores a gerenciar as tarefas repetitivas e mundanas que precisam ser feitas para ter um fluxo de trabalho tranquilo e organizado.

Neste guia, analisaremos as questões fundamentais em torno da automação de vendas.

O que é automação de vendas?

Automação de vendas refere-se a qualquer ferramenta de software que automatize ou facilite tarefas manuais para uma equipe de vendas.

O objetivo prático da automação de vendasé eliminar o máximo possível do dia de um representante de vendas que não envolva a construção de relacionamentos e interação direta, enquanto reduz a quantidade de esforço que uma organização gasta no gerenciamento de seu processo de vendas.

Apesar do que o nome pode sugerir, a automação de vendas não substitui os representantes de vendas ou a necessidade de os representantes de vendas fazerem o trabalho real de vendas.

Na verdade, a automação de vendas torna os representantes de vendas mais valiosos, pois permite que eles concentrem mais tempo e atenção em ações realmente essenciais, como qualificação e trabalho de leads, melhorando seu processo de vendas e dando mais atenção pessoal aos seus melhores clientes em potencial.

Sete tipos de automação de vendas

A automação de vendas pode assumir muitas formas diferentes. Algumas equipes usam plataformas de automação que se concentram em uma parte específica do processo de vendas – como prospecção ou e-mail frio – enquanto outras equipes contam com CRMs e plataformas de gerenciamento de pipeline que automatizam várias atividades ao longo do processo de vendas.

Aqui estão sete maneiras pelas quais a automação de vendas pode tirar parte do trabalho árduo e da frustração do dia a dia de um representante de vendas.

1) Criação automatizada de registros

O software de automação de vendaspode gerar registros de CRM imediatamente quando um formulário é preenchido por um visitante do site ou quando um cartão de visita é digitalizado, evitando que os representantes tenham que criar novos registros de contatos e leads manualmente.

2) Registro de atividades automatizado

Uma das “atividades não relacionadas a vendas” mais irritantes para os representantes de vendas é a necessidade de registrar e-mails, telefonemas e outras comunicações com clientes para o benefício de seus gerentes.

O software de automação de vendas pode registrar essas atividades assim que elas acontecem, sem que o representante precise levantar um dedo.

3) Pesquisa automatizada

Uma plataforma de automação de vendascom a capacidade de vasculhar a Internet em busca de informações pode ajudar as equipes de vendas de várias maneiras, desde coletar informações publicamente disponíveis sobre clientes em potencial e adicioná-las aos seus registros de leads até pesquisar plataformas de mídia social, como LinkedIn e Facebook para identificar potenciais clientes.

Para os representantes de vendas externas, a prospecção de campo deixa muito a desejar. A utilização de uma ferramenta como o Zoho Bigin  permite que os representantes trabalhem de forma mais eficaz e feche mais vendas, segmentando os melhores leads em um território escolhido.

4) Entrada de dados automatizada

Em outras palavras, qualquer outra coisa que envolva digitação. Por exemplo, se você deseja criar uma proposta para um cliente em potencial, o software de automação de vendaspode preencher automaticamente detalhes como nomes, endereços, detalhes do produto e preço.

Um discador automatizado como o Desk da Zoho elimina a necessidade de os representantes de vendas digitarem números em seus telefones para chamadas de saída; um clique, e está tocando.

5) Automação de comunicação

Novamente, a automação de vendasnão substitui a necessidade de os representantes fazerem seu trabalho; nenhuma plataforma de software pode colocar a comunicação individual no piloto automático.

Por outro lado, muito do trabalho pesado envolvido na conexão, entrega de conteúdo e acompanhamento de clientes em potencial pode ser automatizado. A automação da comunicação pode implicar:

● Automação de e-mail de marketing que inscreve clientes em potencial em campanhas de e-mail direcionadas quando atingem um determinado estágio do processo de vendas e os cancela quando passam para um estágio diferente.

● Sequências de e-mail pessoais que permitem que os representantes de vendas programem e implantem e-mails individuais para clientes em potencial que param automaticamente quando o cliente em potencial responde.

● Ferramentas de agendamento de reuniões que facilitam para os clientes potenciais encontrarem os locais disponíveis em seu calendário e selecionarem o horário que funciona melhor para eles.

● Correios de voz automatizados que permitem que os representantes de vendas coloquem mensagens pré-gravadas nas caixas de correio de seus clientes em potencial quando eles não atendem o telefone, em vez de ter que passar pelo mesmo “Desculpe, senti sua falta!” script diversas vezes.

6) Automação da gestão de leads

Há muito trabalho administrativo que os gerentes e representantes de vendas precisam fazer para garantir que cada lead ativo receba a atenção certa no momento certo.

Uma das primeiras coisas que um gerente faz quando um lead chega é atribuí-lo ao representante com maior probabilidade de fechá-lo, com base em fatores como a localização geográfica do cliente em potencial ou o grau de conforto de cada representante com uma linha de produtos específica.

Ferramentas de automação de vendascomo Zoho Bigin permitem que os gerentes definam regras de atribuição automática de leads com base em seus próprios critérios, o que reduz o número de pequenas decisões que podem atrapalhar o dia de um gerente.

Então, depois que um lead é atribuído, a automação de vendas pode eliminar a necessidade de os representantes avançarem manualmente os leads em seu CRM quando as metas do estágio são concluídas ou atualizar a confiança do lead quando ele progride de um estágio para outro.

7) Orientação automatizada

Com orientações e lembretes automatizados implementados em um CRM, os representantes de vendas sempre sabem o que precisam fazer a seguir para manter seus negócios avançando, garantindo que tarefas importantes sejam concluídas no prazo.

A automação de vendas do Zoho Bigin também inclui orientação de estágio, permitindo que os gerentes incluam orientação e informações em cada estágio da venda, o que ajuda os novos representantes a se atualizarem rapidamente.

Precisa de um CRM? O Zoho Bigin é ideal para pequenas empresas fazerem a automação de vendas. Acesse e teste gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas