Guia Prático para Conquistar Clientes Novos

Você está com dificuldades para fechar vendas? Confira o nosso guia prático e conheça as melhores formas de conquistar clientes novos.

Para que uma empresa obtenha sucesso no seu ramo, é necessário obter lucro, que surge a partir de vendas. Nesse sentido, você deve investir em formas de conquistar clientes novos, visando o aumento da lucratividade.

Dito isso, confira o nosso guia prático com as dicas que o seu negócio precisa para captar clientes novos. Aproveite a leitura!

Práticas para captar clientes novos

A captação de clientes é primordial para manter o seu negócio ativo. No entanto, sabemos como é difícil conquistar clientes novos. Para conseguir isso, você deve contar com o planejamento e a estratégia adequada. É preciso entender, ao máximo, o seu cliente e seu comportamento.

Por esse motivo, é importante ter conhecimento sobre as principais estratégias de captação de clientes novos.

1. Conheça o seu cliente e público-alvo

O primeiro passo para conquistar clientes novos é conhecer quem é, realmente, o seu cliente e o público-alvo da empresa. Para quem você está vendendo o seu produto ou serviço? Essa não é a melhor maneira de captar clientes, e sim a única forma de fazer isso.

Você não tem como captar alguém com estratégias ineficazes, isto é, que não atraiam de fato essa pessoa. Logo, a sua primeira atitude deve ser realizar um estudo para entender quem é o seu cliente. Em seguida, será mais fácil direcionar estratégias e campanhas segmentadas para o seu público-alvo.

Inclusive, saiba que esse estudo prévio sobre o seu cliente é necessário para economizar tempo e dinheiro. Por isso, entenda o seu público e o que é necessário para conquistá-lo.

2. Um atendimento de qualidade é primordial

Lembre-se de que conhecer o seu cliente e o público-alvo da empresa é apenas o ápice deste momento inicial. É necessário investir em um atendimento de qualidade para o seu cliente – e em especial para os novos.

Com base em uma pesquisa feita pela NeoAssist e a MindMiners, cerca de 92% dos consumidores consideram que um atendimento faz a diferença na hora de escolher uma marca. Inclusive, 87% dos entrevistados alegam que já abandonaram uma compra em razão do mau atendimento.

Logo, antes mesmo de conhecer boas estratégias para conquistar clientes novos, você deve se certificar de que o atendimento da sua empresa é de qualidade. Por isso, é interessante investir em capacitações e treinamentos.

3. Dicas para captar clientes através da internet

A captação de clientes sempre foi – e continuará sendo – um desafio para as empresas. Afinal, as preferências e exigências do consumidor mudam a todo momento. Hoje em dia, é comum que essa conquista ocorra por meio da internet, tendo em vista o crescimento do e-commerce.

Nesse sentido, você deve saber como funcionam as estratégias de captação de clientes novospela internet. Estamos nos referindo ao popular marketing digital, capaz de promover marcas, serviços e produtos.

4. Crie um blog para sua empresa

Atualmente, é muito comum ver que as empresas se questionam sobre a eficácia de um blog para a retenção de clientes novos. Porém, não há motivos para ficar com dúvida. Seja qual for o seu segmento ou porte do negócio, você precisa de um blog.

Veja o blog como uma verdadeira porta de entrada para os consumidores. Através dele, o seu cliente pode conhecer a empresa, tirar todas as dúvidas sobre o produto/serviço e consumir um conteúdo de qualidade.

Tenha um blog para gerar autoridade para sua marca, atrair leads qualificados e facilitar as vendas. Os blogs são capazes de transformar um simples usuário em cliente. Inclusive, cerca de 70% das pessoas optam por descobrir uma empresa em blogs do que publicidade. Essa ferramenta é capaz de atrair 2,5 vezes mais clientes!

Por isso, você deve ter um blog para conquistar clientes novos. Seja atraente para o seu público-alvo!

5. Marque presença nas redes sociais

Além de ter um blog para a sua empresa, você precisa marcar presença nas redes sociais, afinal, é justamente onde o seu cliente está. Contudo, no início, é importante que você entenda exatamente quem é o seu cliente, criando personas.

As personas são os seus clientes ideais, e a sua criação é importante para definir quais os canais de comunicação são os mais apropriados. Por exemplo, se o seu cliente está no Facebook e no Instagram, não é prioridade criar um Twitter ou LinkedIn agora.

Cada rede social tem o seu objetivo e os seus usuários. Logo, é essencial investir na opção que traga mais retorno real para a sua empresa. Nem todas as redes sociais são essenciais para o seu negócio. Então, criar e manter perfis que não lhe darão nenhum retorno pode prejudicar a parte financeira da empresa.

6. Invista no SEO nas páginas e textos

Para conquistar clientes novos na internet, você deve estar com o seu SEO em dia. O SEO, ou o Search Engine Optimization, refere-se a um trabalho que otimiza as páginas do seu site na internet. Assim, o seu site pode ser encontrado nas posições mais altas e privilegiadas do Google.

Quando você realiza uma pesquisa no Google, perceba que alguns sites aparecem em ascensão, logo no topo. Fora os casos em que aparece o termo “anúncio” antes do link (que é o tráfego pago), esse ranqueamento de páginas é feito com base no SEO.

O SEO é responsável por criar um resultado orgânico, e a sua página será apresentada com destaque nas pesquisas do Google. O importante é que o seu link apareça logo na primeira página. Afinal, apenas 5% dos usuários passam para a segunda página de buscas.

Então, o SEO é necessário para criar um conteúdo de valor, capaz de colocar o seu site em uma vitrine virtual. Aproveite da melhor forma essa oportunidade e alcance o seu cliente com facilidade.

7. Explore o LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social diferente das comuns. Isso porque o público usuário dessa rede é mais qualificado e está neste ambiente procurando oportunidades de empresa. É incomum encontrar memes, por exemplo, e por esse motivo, a sua linguagem aqui deve ser mais formal.

Um dado interessante que você deve ter em mente é que os executivos das empresas presentes na Fortune 500 estão no LinkedIn, e cerca de 76% deles acessam suas contas diariamente. Além disso, cada executivo desses possui, em média, 930 conexões.

Por isso, o LinkedIn pode estar presente na sua estratégia de captação de clientes novos. Afinal, a sua empresa pode ser uma das recomendadas para o usuário. Neste perfil, você deve investir na criação de conteúdo de valor, promovendo a interação com os usuários nas postagens.

8. Use o marketing de vídeo do YouTube

Você deve estar percebendo que todas as redes sociais podem ser usadas na retenção de clientes. O LinkedIn foi um dos exemplos mais improváveis que trouxemos, pois nem sempre as empresas têm essa ideia. O mesmo se aplica ao YouTube, em que muitos negócios veem essa rede social como um entretenimento apenas.

E se você soubesse que o YouTube hoje é a maior plataforma de consumo de vídeos, e que já tem mais de 100 milhões de usuários ativos em nosso país? Será que assim você enxergaria como a rede social pode captar clientes novos? Inclusive, 64% de consumidores já confirmaram que realizaram uma compra após assistir a um vídeo no YouTube.

Por conta disso, uma estratégia interessante é adaptar o seu conteúdo para esse formato de vídeo. Claro, se o seu consumidor estiver presente nesta plataforma. Saiba que o vídeo é muito mais simples de transmitir um conteúdo, em comparação com o texto.

Além de ser uma forma mais intuitiva e dinâmica, os vídeos podem ser facilmente compartilhados, mudando a velocidade e qualidade do vídeo e outros recursos. Além da criação de um canal para transmitir informações, você pode usar publicidade em vídeo no YouTube.

9. Atraia clientes novos pelo Instagram

É inegável como o Instagram se tornou uma das maiores redes sociais. Hoje, essa rede é usada por um público diverso, capaz de atrair diferentes tipos de público. Assim, o Instagram possui hoje cerca de 65 milhões de usuários ativos, sendo a quinta rede mais usada no Brasil.

Sendo assim, uma estratégia de captação de clientes via Instagram costuma ser voltada para um público jovem, tendo em vista que a idade máxima de 90% dos usuários é de 35 anos.

A grande vantagem do Instagram é que não existe um rigor muito grande na sua comunicação por meio dessa plataforma. É possível utilizar uma linguagem mais descontraída, aproximando-se do seu cliente ideal.

Assim, a fim de obter retorno com a sua estratégia do Instagram, otimize o conteúdo e a forma de lidar com o cliente. Divulgue os seus produtos e serviços, mas não se esqueça de contar um pouco sobre a sua marca. O real poder do Instagram é criar uma relação de identificação com o consumidor, então, aproveite isso!

10. Use o Facebook para captar clientes

O Facebook é outra rede social incrível para a captação de clientes novos. Afinal, no Brasil, a rede conta com mais de 127 milhões de usuários. E nesse mar de gente, com certeza o seu cliente está esperando para conhecer a sua marca.

Por esse motivo, o primeiro passo deve ser criar um perfil comercial e configurá-lo da maneira adequada. Isso porque você conta com seis categorias no Facebook, e cada uma tem a sua funcionalidade.

Em seguida, já com o perfil no ar, você pode seguir a regra do 70-20-10. Ou seja, em 70% do seu tempo, crie publicações de conteúdo inédito. Em 20% do tempo, publique conteúdo que desperte o interesse dos usuários. E, por fim, em 10% do tempo você deve publicar um conteúdo autopromocional.

Essa estratégia costuma ter um excelente potencial para a conversão de clientes – sem contar com uma chance bem baixa de rejeição. Não se esqueça ainda de incluir imagens. Isso faz com que o usuário se interesse mais ainda em clicar na sua publicação.

Nesse sentido, destaca-se que você deve inserir vídeos, fotos e fazer lives. Aplique de tudo para captar clientes novos e alcançar um engajamento maior.

11. Entregue um conteúdo rico para o seu cliente

Você precisa entregar ao seu cliente um conteúdo rico, mas você sabe o que é isso? Muitos acreditam que um material rico é aquele longo, com muitas informações inseridas. No entanto, esse é um pensamento equivocado. Um material ou conteúdo rico é aquele que vai solucionar o problema do cliente.

Ou seja, pouco importa se esse conteúdo será longo ou curto, ele precisa atender à necessidade do cliente. Afinal, ele pesquisou esse conteúdo porque precisa de ajuda. Neste material, lembre-se de colocar fontes para as informações que você inserir neste conteúdo.

Nesse sentido, este material pode ser em forma de texto no blog, vídeo, ebooks, newsletter, webinário e muito mais. É primordial demonstrar ao cliente que você é uma referência no mercado, além de acrescentar, de maneira positiva, na vida dele.

12. Invista no marketing de influenciadores

A carreira de influenciar digital está se tornando cada vez mais comum. Por isso, saiba como você pode se beneficiar disso no seu negócio. Então, busque um influenciador, que pode ser local ou nacional, que tenha a sua imagem atrelada a produtos ou serviços parecidos com o seu.

A partir disso, você pode contratar um influenciador para se associar à sua marca, tornando-se embaixador da empresa. Essa pessoa será capaz de influenciar pessoas – como o nome já nos propõe – a adquirirem produtos da sua marca.

Como essa pessoa vai fazer isso depende do contrato de vocês. Se for uma pessoa voltada para o humor, ela pode desenvolver algum vídeo ou post mais cômico. Caso ela seja fitness, é possível dar a ideia de gravar em uma academia.

Seja como for, esse influenciador com certeza irá agregar bastante no seu negócio. Essa é como qualquer outra ação de marketing, que tem como objetivo final a captação de clientes novos.

Antes de escolher um influenciador, saiba que ele deve ter o mínimo de aproximação com o seu público. Caso contrário, essa estratégia será ineficaz.

Como captar clientes para uma loja física?

Ao contrário do que ocorre em uma loja virtual, a loja física exige diferentes estratégias para captar clientes novos. Claro que você pode fazer todos os investimentos em redes sociais e publicidade, mas os recursos físicos fazem toda a diferença na hora de reter clientes.

Da mesma forma que ocorre em um e-commerce, uma loja física precisa de muito preparo. A diferença está justamente no tipo de abordagem com o cliente. Por isso, confira algumas dicas.

1. Invista em uma vitrine simples

A vitrine da sua loja física deve ser a mais simples possível, com poucos produtos e de estampas/cores simples. Ao mesmo tempo que a sua vitrine deve ser chamativa, isso não significa que ela precisa ser tumultuada. Muitas informações ao mesmo tempo podem confundir o seu cliente, e isso prejudicará a retenção de clientes novos.

Nesse sentido, selecione os produtos que melhor transmitem o objetivo e os valores da sua empresa. Organize-os de maneira lógica e individual, pois cada produto é único, e o seu cliente deve entender isso.

Evite colocar na vitrine os produtos que possuem menor giro no seu estoque. Afinal, a principal finalidade da vitrine é justamente chamar a atenção de um possível cliente. Logo, dê prioridade às mercadorias que têm maior demanda.

2. Faça com que o cliente se veja no seu produto

Seja no e-commerce ou na loja física, o seu cliente precisa se identificar com a marca para querer comprar. Por mais que o cliente goste de algum produto na vitrine, ele deve se interessar mais ainda conhecendo a mercadoria. Para isso, adote uma estratégia de abordagem.

Claro que isso varia de acordo com o tipo de produto. Por exemplo, em se tratando de roupas, mostre ao cliente como ele poderá usar diversas vezes uma mesma peça, sendo, portanto, um ótimo negócio a se fazer. Todo produto é, na verdade, uma solução, então, deixe a sua criatividade falar mais alto para falar da melhor forma com o consumidor.

3. Invista em um atendimento de qualidade

Um atendimento de qualidade é fundamental para atrair clientes novos. Porém, saiba que não existe uma fórmula secreta de como atender bem todos os consumidores da sua loja. A maioria das recomendações gira em torno de incluir humor no atendimento, mas isso não pode acontecer sempre.

Nem sempre o cliente está disposto a interagir com humor com os atendentes. Por isso, caso a sua empresa insista em atendê-lo com muito humor ou tentando tirar alguma gracinha, saiba que essa será uma oportunidade perdida.

Por isso, capacite os seus atendentes a fim de que eles tratem os clientes como eles demonstram que querem ser tratados. Somente através do treinamento os seus funcionários podem entender como tratar os clientes.

Lembre-se de que o fator humano é o que mais pesa. Logo, seja como for a abordagem dos atendentes, eles devem se mostrar empáticos e solidários com as necessidades do cliente.

4. Apresente uma variedade de preços

Os seus atendentes precisam oferecer aos clientes uma certa variedade de preços. Ou seja, os produtos apresentados devem ter uma similaridade entre si e com valores distintos. É muito comum ver que as lojas oferecem, logo de cara, os produtos de maior valor.

E isso acontece com uma certa frequência, não havendo nenhuma preocupação com as condições financeiras do cliente ou a sua necessidade. Por isso, treine os seus atendentes para que eles, primeiro, descubram o que de fato o consumidor precisa, e até quanto ele pode pagar.

Sendo assim, ouça os seus clientes antes mesmo de separar opções de produto. Isso fará com que o cliente goste do seu atendimento e recomende o espaço para outras pessoas.

5. Tenha um espaço funcional na sua loja

A sua loja, ou espaço físico, deve ter um espaço funcional, a fim de que os clientes consigam facilmente se locomover. Dessa maneira, você está investindo em um fator que pode ser suficiente para agradar o consumidor.

Ele precisa se locomover dentro da loja a ponto de buscar o que deseja sem nenhuma dificuldade. Isso inclui também as cores utilizadas nas paredes da loja. Procure investir em uma paleta de cores neutra, que evidencie o produto, e não as paredes.

Sabemos que alguns negócios são mais criativos e divertidos. Nesses casos, tome cuidado com a criatividade nas cores. Os objetos e móveis podem ser organizados da maneira que você entender melhor, mas as cores das paredes são suficientes para tornar (ou não) um ambiente acolhedor.

Além disso, é importante destacar que a organização dos móveis é fundamental para esse trânsito tranquilo de pessoas. O cliente deve ter liberdade dentro da sua loja para se sentir confortável.

6. Deixe o seu cliente falar!

Por fim, a nossa última dica é que você escute. Falar é importante, mas escutar é uma prática fundamental. No caso da sua loja, você precisa escutar mais do que falar. Esse é o momento ideal para entender o que o seu cliente precisa para ajudá-lo da melhor forma.

Deixe os seus clientes o mais à vontade possível. Eles devem sentir que a sua empresa se importa com o pensamento deles e que se identifica com a marca. Além disso, lembre-se de se apresentar de modo simpático, de forma que o cliente fique confortável para perguntar o que quiser.

Quando o atendente fala mais do que o cliente, ele pode se sentir sufocado e querer sair da loja – e não é isso que você quer.

Principais estratégias de marketing para conquistar clientes novos

Agora que você analisou as diferenças de abordagem de um e-commerce e da loja física ao captar clientes novos, conheça estratégias de marketing eficazes para o seu negócio. Você, como empreendedor e gestor, sabe que a captação de leads não é simples, e por isso você deve adotar estratégias que melhorem esse fator.

Porém, antes de explorar essas estratégias, você deve ter em mente que o processo de captação de clientes novos é algo demorado e exige paciência. Nesse sentido, você deve conhecer melhor o marketing digital.

- Faça networking

O networking pode ser entendido como uma estratégia para formar e aumentar a sua rede de contatos. Por meio dele, você pode trocar informações de maior relevância com os seus colegas de profissão e de mercado.

Sabe-se como uma rede ampla de relacionamentos pode ser suficiente para auxiliar no crescimento da organização. Sendo assim, a troca de informações e contribuição mútua é primordial para isso. Então, invista nesse networking.

Para que isso seja possível, esteja presente nos grupos de Facebook, participe de eventos do seu segmento e mantenha ativo o seu perfil profissional na rede social LinkedIn. Lembre-se de que qualidade é melhor que quantidade.

De nada adianta ter uma rede enorme de contatos, é necessário que ela seja recheada de pessoas que agreguem à sua profissão.

- Use as mídias pagas ao seu favor

É possível entender as mídias pagas como uma parte da publicidade e do marketing que exigem a compra do espaço publicitário. Assim, esse espaço é usado para promover a sua empresa, alcançando mais pessoas do que o tráfego orgânico. A mídia paga, portanto, aumenta o seu tráfego, conversões e vendas.

No geral, as mídias pagas trazem maior autoridade à marca, alcance amplo de pessoas e segmentação adequada para o seu público-alvo. Então, utilize as mídias pagas ao seu favor para captar clientes novos. Alguns dos recursos mais usados são o Google Ads e o Facebook Ads.

- Estabeleça parcerias com empresas

A sua empresa pode estabelecer parcerias com outras marcas a fim de atingir mais clientes. Desse modo, escolha com sabedoria os seus parceiros. Não necessariamente eles precisam ser do mesmo ramo, mas é importante que eles tenham os mesmos valores que a sua empresa.

Outra coisa que você deve ter em mente é que a parceria acaba atrelando dois nomes em um só. As pessoas vão fazer relação entre a sua empresa e a parceira. Logo, fuja de marcas que apoiam valores diferentes dos seus.

Além disso, é importante destacar que a parceria deve render frutos positivos para o seu negócio. Então, alinhe-se com outras empresas que pensam o mesmo – e sejam capazes de agregar resultados benéficos, como o aumento das vendas e captação de leads.

Como alcançar clientes usando o CRM

O CRM, ou o gerenciamento de relacionamento com o cliente, é a ferramenta ideal para as empresas que desejam alcançar novos leads. Isso porque o CRM é capaz de reunir os recursos mais importantes para essa tarefa. Pensando nisso, separamos algumas formas de atuação do CRM na conquista de clientes novos.

- Capture clientes no site com formulários

O CRM pode te ajudar a alcançar e capturar novos clientes por meio de formulários presentes no seu site. Isso porque, a partir de uma visita no site, você pode incluir um formulário preenchido pelo cliente. Assim, você tem no seu sistema uma quantidade ampla de dados sobre um possível lead.

Inclusive, se você pensa que essa é uma ação complicada, está completamente enganado. Afinal, não é necessário ter um setor de TI com diversos funcionários. Basta utilizar sistemas mais simples de CRM, fáceis de usar e que permitem a criação de formulários – como o Zoho CRM.

Assim, essa criação de formulário é muito rápida e, em poucos minutos, está no ar capturando leads. Os dados inseridos no formulário são enviados diretamente para o seu CRM. Por isso, de forma imediata, é possível começar a nutrir esses leads.

- Envie ao seu cliente campanhas automatizadas

Outra forma de utilizar o CRM ao seu favor é com o envio de campanhas automatizadas. A partir do momento em que um lead é adicionado no seu banco de dados, já é possível iniciar o processo de nutrição.

Assim, utilize um módulo simples de automação, criando campanhas automatizadas para enviar e-mails aos leads novos. Com isso, os seus leads recém-adicionados poderão receber materiais ricos e relevantes, entendendo como o seu negócio pode ser a solução dos problemas deles.

Essas campanhas automatizadas servem para fortalecer e nutrir a relação entre empresa e leads. Com experiências personalizadas e conteúdos relevantes sendo entregues, o cliente em potencial criará, de forma involuntária, uma confiança no seu negócio.

- Ferramenta de análise e relatórios

O CRM ainda é útil para que você conheça melhor os seus prospects, bem como o desempenho das campanhas. Isso é possível com a ferramenta que gera relatórios e permite análises específicas.

Ou seja, por meio desse recurso, você pode entender quantos leads concluem as compras, quantas clicaram nos e-mails, realizam as ações descritas no e-mail e muito mais. Além disso, essa ferramenta permite que você monitore as campanhas automatizadas, entendendo o seu desempenho e de que forma elas podem melhorar.

Esse é o insight que o seu negócio precisa, uma vez que os relatórios acompanham dados brutos e eficientes para o seu processo de vendas. Neste relatório, você encontra as áreas que precisam de engajamento e quais chamam mais a atenção do lead.

Conte com o Zoho CRM para conquistar clientes novos

O Zoho CRM é a ferramenta que você precisa para conquistar clientes novos, pois é um programa que gerencia o seu relacionamento com os clientes, incluindo informações como o contato e o histórico de conversa deles. Esse tipo de dado é muito importante na hora de conquistar novos clientes.

Além disso, com o Zoho CRM é possível entender o seu público-alvo, como ajudá-lo e o quão eficiente está sendo a sua estratégia de captação. Por isso, acesse o nosso site oficial e conheça as nossas soluções.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas