Vantagens de Integrar CRM e ERP

Entenda como a integração CRM e ERP pode ser vantajosa para seus negócios.

Em um mercado competitivo, a fidelização do cliente é fundamental para manter suas margens e garantir o sucesso de longo prazo do seu negócio. Existem inúmeras estratégias para fidelizar a marca, mas o que você pode não perceber é que integrar suas soluções deCRM e ERP é um passo essencial para criar e manter clientes fiéis.

Em alto nível, a integração de CRM e ERPcapacita seus funcionários a fornecer um atendimento ao cliente mais rápido, informado e personalizado. Você pode reduzir inconsistências entre vendas e estoque, aumentar a precisão das cotações, reduzir a entrada manual de dados e aumentar as informações disponíveis sobre cada cliente.

Integração significa obter visibilidade conectada de 360 ​​graus de seus clientes e fornecer uma experiência que ajuda você a se destacar da concorrência.

Tradicionalmente, as soluções de CRM e ERP eram consideradas dois sistemas separados para funções separadas e você pode achar que a integração não vale a pena. No entanto, queremos compartilhar algumas das principais vantagens ao desfrutar da integração desses sistemas. Boa leitura!

10 Vantagens de integrar CRM e ERP

Os sistemas CRM e ERP são aplicativos de software muito poderosos. Mas eles têm recursos e funções muito diferentes para o seu negócio. Os sistemas de CRM gerenciam os detalhes de seus relacionamentos com seus clientes. A maioria de seus funcionários de 'front-end' usa o CRM diariamente quando trabalha com clientes para marketing, vendas e atendimento ao cliente. Os sistemas ERP lidam com mais finanças e operações.

Juntos, o CRM e ERPcompletarão todo o ciclo de vendas, desde transformar um cliente em potencial, rastrear pedidos e dar suporte a eles após a venda. Esses dois sistemas funcionam ainda melhor se forem integrados. É provavelmente por isso que a maioria dos fornecedores de ERP comprou software de CRM de outras empresas.

1. Cotação e inventário/pedido precisos

Quando os vendedores têm acesso em tempo real aos níveis de estoque e aos preços atuais dos produtos, eles podem fornecer cotações, prazos de entrega e datas de remessa mais precisas. Este nível de consistência e precisão é fundamental para construir clientes felizes e leais.

2. Compreensão mais profunda dos comportamentos e tendências de compra

Como empresa, você deseja fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes e melhorem suas vidas. Quando a equipe de vendas pode visualizar informações como históricos de pedidos e chamadas de suporte ao cliente, ela pode antecipar proativamente as necessidades do cliente e oferecer os produtos certos nos momentos certos .

3. Melhor orçamento e previsão

Quando as finanças do CRM e ERP estão interligadas, as previsões podem ser facilmente ajustadas à demanda. Evite o excesso de estoque ou escassez, melhore os prazos de entrega, planeje as tendências do cliente e, em última análise, aumente a satisfação do cliente no processo.

4. Capacite todos os funcionários para ajudar seus clientes

Quando os funcionários de toda a sua organização podem ver a imagem completa do cliente — histórico de chamadas, preferências, pedidos, solicitações de serviço, contratos, resoluções e outras informações — em tempo real, eles podem trabalhar juntos para ajudar os clientes. Isso requer uma visão consolidada e centralizada entre seus sistemas.

O compartilhamento de dados entre os sistemas CRM e ERP também pode facilitar uma melhor colaboração entre as equipes. Com insights de campanhas de marketing, por exemplo, se as equipes de marketing e finanças puderem analisar os mesmos dados, em vez de apenas ter as informações relacionadas ao seu próprio departamento, elas poderão trabalhar juntas com mais facilidade para encontrar maneiras de aumentar a receita de futuras atividades de marketing.

5. Mais oportunidades de vendas com CRM e ERP

Ao entender o histórico de pedidos dos clientes, os vendedores podem ter a vantagem de que precisam para fazer upsell e cross-sell de forma proativa. Além disso, com ferramentas modernas de inteligência de negócios, como análise preditiva, os vendedores podem aproveitar o aprendizado de máquina para obter recomendações automatizadas e direcionadas.

6. Faturamento e pagamentos acelerados

O faturamento rápido e preciso cria credibilidade comercial, demonstrando consistência e facilitando as coisas para seus clientes. Quando seu CRM e ERP estão integrados, você pode criar automações em todo o seu processo de cotação ao pagamento.

7. Experiência personalizada do cliente do início ao fim

Com a visibilidade total fornecida pelo CRM e ERP integrados, você pode levar aos clientes o que eles precisam, quando precisam, nos canais de sua preferência. Você pode até criar portais de autoatendimento para seus clientes. Esse nível de personalização é um caminho poderoso para clientes fiéis.

8. Melhor agendamento

Ao selecionar um ERP, você pode estar procurando por um que possa ajudar em áreas como RH. Algumas ferramentas podem ajudar a simplificar áreas como o gerenciamento de solicitações de folga. No entanto, antes que esses cronogramas sejam aprovados, é útil integrá-los a um CRM, como para ver se uma grande campanha de marketing está em andamento e pode afetar as necessidades de pessoal.

9.Informações de marketing

Além de planejar campanhas de marketing melhor logisticamente, a integração de software CRM e ERP pode facilitar mais insights de marketing com base em dados financeiros. Por exemplo, analisar a correlação entre o momento de ações de marketing, como envio de emails e compras de clientes, pode dar às empresas uma ideia melhor do que funciona bem.

10) CRM e ERP para consistência de dados

Por fim, a integração de CRM e ERP pode ajudar as empresas a melhorar a consistência dos dados. Se os números precisarem ser copiados manualmente de uma ferramenta para outra, ou se um representante de vendas enviar informações de negócios a um membro da equipe de contabilidade por e-mail, é fácil cometer erros. No entanto, se os dados poderem fluir automaticamente de uma ferramenta para outra, as equipes que usam cada ferramenta podem ter mais confiança nos dados que estão analisando.

Comece a integrar seu CRM e ERP

Como você pode ver, a integração de software de CRM e ERP oferece vários benefícios para diversos departamentos. Se você já possui ferramentas de CRM e ERP, veja se há alguma compatibilidade integrada para trocar dados entre os dois. Ou, se você estiver procurando conselhos sobre soluções para encontrar novos sistemas deCRM e ERP que possam se integrar bem, o Zoho CRM pode ajudar.

Se você quer melhorar o desempenho do relacionamento com o cliente e integrar soluções para seu negócio, o Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa! Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas