CRM para Universidades

CRM para universidades: Entenda o que significa e quais são os benefícios de adotar a ferramenta.

Cada vez mais instituições de ensino superior estão adotando sistemas de Customer Relationship Management (CRM) para atrair, engajar e se comunicar melhor com seus alunos nos diferentes pontos do ciclo de vida do aluno. A finalidade de tais soluções tem sido conhecida comoCRM para universidades.

Quando se trata da maneira como as universidades se relacionam com os alunos e utilizam seus dados, juntamente com as expectativas de todos (principalmente de todos os alunos), definitivamente houve uma revolução de mudanças nos últimos anos.

Muitas vezes, a escolha de uma universidade em detrimento de outra com credenciais semelhantes depende da maneira como a instituição se comunica com o cliente potencial:

  • A equipe de admissões está me apoiando durante o processo de inscrição?
  • A universidade está me apresentando informações relevantes?
  • O curso atenderá às minhas aspirações de carreira?

Atualmente, a maioria dos alunos deseja comunicações regulares, relevantes e perspicazes; os funcionários da universidade querem uma maneira simplificada de chegar aos alunos sem o ônus da administração extra. Para competir em um mundo digital, a pilha de TI de uma universidade deve estar atualizada e eficiente.

A maneira mais fácil de as universidades alcançarem um estado harmonioso com seus stakeholders é implementar um CRM moderno para o ensino superior. Um CRM para universidades fornece informações valiosas sobre seus alunos, permitindo que você cultive relacionamentos mais fortes e pessoais com alunos futuros e atuais, mas também com ex-alunos.

Além disso, em uma era de trabalho flexível e remoto, é bom saber que a plataforma pode ser acessada em smartphones e tablets. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um CRM para Universidades?

Muito além de seu potencial em tecnologia, um CRM pode ser definido como uma estratégia de negócios que tem como objetivos primários otimizar a lucratividade e a receita, melhorar a satisfação do cliente e promover processos centrados no cliente.

Em outras palavras, umCRM para universidades permite que as instituições mantenham as informações de seus stakeholders atualizadas, facilitando e rastreando todas as interações que a universidade tem com eles em diferentes plataformas, não importa onde estejam no mundo.

Ele foi projetado para ajudar os funcionários simplificando seu fluxo de trabalho e, por sua vez, melhorando seu relacionamento com os alunos. O resultado? Aumento das taxas de admissão e retenção, melhor comunicação com os alunos e uma equipe feliz.

Um bom CRM terá uma interface elegante, limpa e amigável, tornando-o agradável de usar. A tecnologia e o design de um CRM de alta qualidade serão atualizados e modernizados à medida que novas inovações surgirem.

Ele consolida todos os canais de comunicação em um único programa, tornando mais fácil para funcionários novos e existentes aprenderem como usá-lo em todo o seu potencial.

Principais benefícios do CRM para Universidades

No geral, um software de gerenciamento do relacionamento com o cliente pode trazer diversos benefícios de atendimento, incluindo:

  • Gerenciar consultas;
  • Promova e gerencie eventos;
  • Nutrir comunicações;
  • Fique sem papel e simplifique o processo de admissão e avaliação;
  • Monitorar pagamentos de taxas;
  • Relatórios e análises;
  • Integração com outras plataformas importantes como o site da instituição, canais de mídia social, ou mesmo sistemas de contabilidade e faturamento.

1. De lead a ex-aluno: unificando as comunicações em todo o ciclo de vida do aluno

Existem muitos CRMs no mercado hoje, mas nem todos oferecem funcionalidade em toda a jornada do aluno, o que é particularmente importante para melhorar a retenção de alunos e os esforços de captação de recursos. No entanto, o efeito da personalização é a nova fronteira para o recrutamento de estudantes.

Atualmente, as universidades devem personalizar as comunicações mapeando e segmentando os dados para direcionar as mensagens de acordo. Da mesma forma, para garantir a qualidade e consistência nas comunicações, as instituições devem passar da abordagem orientada para o departamento para uma abordagem de toda a universidade.

As universidades também estão empregando CRMs para facilitar a escuta social e implementar esforços de marketing multicanal para anunciar cursos e nutrir relacionamentos com futuros alunos, com o objetivo de convertê-los em graduados - e posteriormente campeões - de sua instituição.

Em um contexto de ensino superior, a escuta social é uma maneira de monitorar conversas digitais para obter uma compreensão informada de como as partes interessadas ou os clientes potenciais se envolvem com uma instituição.

2. CRM para Universidades permite que os alunos atinjam seu potencial

Se usado corretamente, um CRM para universidadespode melhorar toda a jornada do aluno, fornecendo aos alunos conteúdo contextual e à equipe com registros acadêmicos e pessoais atualizados.

As universidades sabem que investir no corpo docente e em eventos de todo o campus melhora muito a experiência do aluno e pode ser benéfico para o sucesso acadêmico.

No entanto, organizar vários eventos ao mesmo tempo pode ser árduo e trabalhoso para a administração sem a ajuda de um CRM eficiente que centralize eventos e atividades entre departamentos, tornando o processo transparente e altamente organizado.

O aproveitamento e a frequência dos alunos também podem ser rastreados e mensagens automatizadas enviadas para lembrar os alunos dos próximos prazos.

Coisas simples como lembretes ou alertas podem ajudar os alunos a planejar seu tempo e se preparar para os exames de forma mais eficaz, tendo um impacto positivo no bem-estar e nos resultados.

Quando se trata do tópico importante da retenção de alunos, um CRM para universidadespode ser um ativo incrivelmente valioso.

Por exemplo, as universidades podem decidir segmentar os cursos com as taxas de retenção mais altas e mais baixas com o clique de um botão e usar as informações para informar sua estratégia para o ano letivo seguinte.

3. CRM para Universidades ajuda a manter um relacionamento após a formatura

As universidades estão sempre procurando maneiras de arrecadar dinheiro e aumentar as doações, construindo relacionamentos duradouros com doadores e ex-alunos.

Com base em dados de pesquisas, a diversificação da receita do ensino superior além dos fluxos de renda dominantes das mensalidades estudantis tradicionais e do financiamento público está se tornando cada vez mais importante para as instituições.

Em um momento de diminuição do financiamento público para o ensino superior, muitos enfrentam pressões financeiras e demandas para reduzir o tempo e o custo da educação.

UmCRM para universidades centraliza as informações de doadores e ex-alunos e é usado para enviar comunicações automatizadas em momentos importantes do ano para manter todos atualizados sobre o sucesso dos programas e alunos da instituição.

A análise integrada permite que os profissionais examinem o tipo de comunicação e eventos que levaram às melhores contribuições ao longo do ano.

À medida que as tecnologias digitais evoluem e as indústrias se tornam mais fluidas, o escopo da comunicação vai muito além do mercado-alvo primário de uma instituição.

Como núcleos nos quais a próxima geração de inovadores é nutrida, as organizações de ensino superior precisam se tornar pioneiras digitais, usando a tecnologia para alcançar potenciais empregadores a fim de colocar sua instituição no cenário mundial.

Se você quer melhorar o desempenho de seu negócio educacional, o Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa! Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas