Como utilizar CRM B2B

Muitas empresas estão investindo em sistemas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM B2B), porque fornecer um excelente atendimento ao cliente é a principal prioridade.

Aqui estão algumas práticas recomendadas de CRM B2B que devem seguir os seguintes aspectos.

No espaço B2B, onde as empresas tendem a conhecer seus clientes mais individualmente do que no B2C, um investimento inteligente em um sistema de CRM e o uso correto são ainda mais vitais.

7 maneiras de utilizar CRM B2B

1. Tenha uma visão clara

É fácil pensar que a tecnologia é a resposta para todos os seus desafios. Na realidade, é apenas parte da resposta. Você também precisa usar essa tecnologia de maneira adequada e garantir que ela se encaixe no restante da sua empresa.

Portanto, antes de escolher um CRM para tratar dos seus leads, pense nos desafios que está enfrentando e no que deseja realizar.

Em seguida, considere como um CRM se encaixa em tudo isso.

Spoiler: tenho certeza que o Zoho CRM não vai te decepcionar.

2. Escolha um CRM B2B que atenda às suas necessidades

Falando em resolver desafios de negócios, você precisa escolher um CRM que realmente preencha todas essas caixas.

Existem muitos sistemas de CRM por aí, mas nem todos eles são criados da mesma forma. Você precisa pesquisar adequadamente suas opções, desde seus recursos até seus pontos fracos e até mesmo os fornecedores.

Aqui estão algumas questões a serem consideradas:

● Você quer algo no local ou na nuvem?

● Você precisa de suporte adicional do fornecedor?

● Você precisa de algo que seja altamente flexível e facilmente customizado ou pronto para usar?

3. Obtenha a adesão da sua equipe

Se você não obtiver a aprovação de sua equipe antes de qualquer mudança nos negócios, terá dificuldade em obter os melhores resultados.

Portanto, antes de apresentar seu novo CRM B2B, ou mesmo a mera ideia de mudar para um novo, obtenha a opinião de sua equipe.

Certifique-se de que eles são mantidos informados desde o início.

Por exemplo, você pode ter representantes de cada equipe relevante nas reuniões de planejamento iniciais. Isso garante que sua mensagem não seja diluída e que suas equipes sintam que suas ideias são valorizadas.

4. Treine sua equipe

O sistema de CRM B2B certo oferece muitos benefícios, mas se você não usá-lo corretamente, a ferramenta basicamente se transforma em um sistema de arquivamento caro para os dados do cliente.

É por isso que você deve se concentrar no treinamento de suas equipes para usar o novo CRM - mesmo que elas tenham usado um sistema semelhante no passado.

Considere testar seus funcionários sobre o que eles aprenderam para ter certeza de que entenderam tudo corretamente.

O treinamento regular também é uma ótima ideia - para garantir que as informações sejam retidas e que seus funcionários sigam as práticas recomendadas.

5. Use automação

Os melhores sistemas de CRM incluem recursos de automação da força de vendas.

Por exemplo:

● Leads sendo atribuídos automaticamente com base em métricas personalizadas;

● Notificações de qualificação de leads;

● Entrada de dados automatizada;

● Insights baseados em IA para ajudá-lo a se manter atualizado sobre as tendências dos mercados emergentes;

● Notificações de relacionamento de vendas para que você possa ficar de olho nas negociações em risco e agir.

Como você pode ver, os CRMs são projetados para ajudar sua empresa, lidando com grande parte do trabalho manual, como entrada e coleta de dados.

Isso reduz as chances de erros humanos e aumenta a produtividade da sua equipe. Menos tempo gasto em tarefas repetitivas, mais tempo em outros projetos críticos para os negócios.

6. Incentive a colaboração

Um sistema de CRM tem essa capacidade notável de consolidar dados de clientes de várias fontes, de forma que você não precise mais vasculhar vários sistemas distintos para encontrar o que precisa.

O que isso também significa é que facilita a colaboração entre equipes.

Um sistema de CRM garante que as mesmas informações possam ser acessadas facilmente por qualquer departamento de sua empresa, o que aumenta a produtividade e a eficiência.

Excelentes CRMs ainda se integram aos principais sistemas de negócios para incentivar o compartilhamento de arquivos.

7. Analise seus dados

Os CRMs capturam e organizam com eficiência grandes quantidades de dados. Para realmente maximizar os benefícios desse recurso, você precisa garantir que também esteja analisando esses dados.

Os melhores sistemas de CRM vêm com recursos analíticos integrados e intuitivos e apresentam os resultados automaticamente para você.

O sistema de CRM permite que os departamentos de vendas e marketing rastreiem os leads e vejam todos os detalhes necessários sobre eles.

Dessa forma, as empresas descobrem como e quando motivar os clientes a passar para a próxima fase de vendas.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas