Como Melhorar a Comunicação com cliente

Utilize o Zoho CRM para melhorar a comunicação com cliente! Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para sua empresa.

No mundo de hoje, a comunicação acontece em vários níveis: do e-mail ao chat ao vivo, da chamada de voz aos canais de mídia social. Os clientes usam seu modo de comunicação preferido enquanto interagem com uma marca.

A comunicação eficaz com o cliente é uma faceta do atendimento ao cliente em que as empresas precisam se destacar para aumentar a lucratividade e melhorar a aquisição de clientes.

O mantra secreto para formular estratégias eficazes para melhorar a comunicação com cliente é avaliar as expectativas do cliente e respondê-las a tempo. Melhorar a maneira como sua marca está se comunicando com seus clientes e construir relacionamentos fortes, abordando suas preocupações.

Neste artigo, entenda como melhorar a comunicação com cliente. Nossas dicas são simples e práticas. Acompanhe!

O que é Comunicação com Cliente?

A comunicação com cliente é definida como o processo através do qual uma empresa se conecta com seus compradores. Essas interações ocorrem nos canais de comunicação mais populares, como e-mail, telefone, chat ao vivo, fóruns online, mídia social, mensageiro, portais de clientes e assim por diante.

A razão pela qual as empresas se concentram na criação de estratégias eficazes de comunicação com o cliente é minimizar o boca a boca negativo e aumentar rapidamente os problemas dos clientes que necessitam de auxílio.

Qual a importância em melhorar a comunicação com o cliente? 

Pense no gerenciamento da comunicação com cliente, que pode ser definido como o processo de fornecer suporte consistente ao cliente e suporte de mensagens em todos os canais de comunicação, ao mesmo tempo em que entende todos os pontos problemáticos do cliente.

Basicamente, quando as melhorias na comunicação com cliente se concentram no fortalecimento dos relacionamentos existentes com os clientes pela melhoria geral da estratégia de comunicação que, por sua vez, aumenta a retenção e a aquisição de clientes.

Canais populares de comunicação com o cliente

A comunicação neste mundo digital de primeiro ritmo não se limita apenas aos canais de comunicação tradicionais, como telefonemas, cartas e comunicação pessoal. A inovação e o rápido desenvolvimento científico deram origem a muitos canais digitais da nova era, que são os seguintes:

1. Telefone

As chamadas de voz, ou seja, tanto as chamadas de entrada quanto as de saída, são o canal de comunicação exclusivo para resolver problemas complexos dos clientes. É um dos canais mais confiáveis ​​que ajudam a acalmar clientes agitados, solucionando os problemas por meio de ligações.

Além disso, nada é mais reconfortante do que um cliente falando com um agente de atendimento ao cliente que pode ouvi-lo proativamente e dar sugestões de acordo.

2. E-mail

Existem mais de 4 bilhões de pessoas no mundo que usam e-mail. É um dos canais de comunicação com melhor custo-benefício que as pessoas preferem ao divulgar uma marca.

As empresas podem realmente obter todas as conversas e interações com os clientes através da mesma cadeia de correio, ajudando-os a resolver seus problemas da melhor maneira possível. A maioria das empresas em todo o mundo tem um e-mail onde os clientes podem alcançá-los relacionados às suas consultas.

3. Bate-papo ao vivo

O bate-papo ao vivo é um dos canais de comunicação mais usados ​​pelas marcas que permitem que elas respondam rapidamente às consultas de seus clientes.

Os representantes de suporte ao cliente geralmente interagem com os clientes em tempo real enquanto resolvem suas dúvidas, bem como vendas cruzadas e vendas adicionais de produtos.

Muitas das marcas automatizam o processo para questões de menor porte para que os representantes de atendimento ao cliente possam se concentrar em questões complexas.

4. Mídias Sociais

Neste mundo digital moderno, não há dúvida de que esta era foi dominada pelas plataformas de mídia social.

Quase todas as marcas hoje em dia têm seus identificadores de mídia social onde promovem seus produtos e interagem com os clientes. Requer muito pouco investimento em comparação com os métodos tradicionais de marketing para comercializar seus produtos e serviços.

5. Fóruns on-line

Fóruns online são algo que ajuda os consumidores a postar suas opiniões sobre produtos e serviços de diferentes marcas. Ele pode ser postado em qualquer site de terceiros, onde os clientes obtêm feedback genuíno, em vez de feedback tendencioso, às vezes presente no próprio site da empresa.

Para todos os canais de comunicação que citamos acima, um CRM exemplar, como o Zoho CRM, cumpre um papel central para o sucesso do seu relacionamento com o cliente. Confira, a seguir, como melhorar a comunicação com o cliente ao utilizar um software de CRM.

5 estratégias eficientes para melhorar a comunicação com cliente

A maioria das empresas em todo o mundo se esforça para melhorar a comunicação com cliente em todos os estágios de desenvolvimento da marca com seus clientes.

Embora a construção de uma cultura de marca forte em torno de uma comunicação eficaz possa ser demorada, no entanto, também é eficaz, o que resulta em excelente experiência, fidelidade e aquisições do cliente.

Abaixo está a lista de estratégias que podem ser usadas por muitas marcas para melhorar sua comunicação com o cliente a partir do uso de CRM.

1. Oferecer Atendimento Personalizado ao Cliente

A personalização é uma ferramenta poderosa quando se trata de atrair a atenção do cliente e proporcionar experiências memoráveis ​​ao cliente. As campanhas de email personalizadas são responsáveis ​​por taxas de abertura de email mais altas e taxas de cliques mais altas quando comparadas a e-mails comuns.

Você pode cumprimentar seus clientes ou compartilhar o conteúdo com base nos gostos e desgostos dos clientes. Fornecer atendimento personalizado ao cliente é a principal agenda das empresas para obter mais fidelidade, retenção e aquisição de clientes. O Zoho CRM é a solução para atendimentos personalizados.

2. Promover uma comunicação proativa

A maioria dos clientes não está satisfeita com o tipo de serviços que recebe de suas marcas preferidas. Seja proativo em termos de alcançar os clientes e resolver seus problemas prontamente.

A melhor maneira de mitigar uma solução atrasada é garantir que os clientes sejam notificados sobre cada progresso de seus problemas.

Ou sua equipe de suporte pode alcançar os clientes manualmente; caso contrário, todo o sistema pode ser automatizado, o que enviará SMS ou e-mails aos clientes sobre os problemas que eles apresentaram. Autoatendimento proativo como artigos, perguntas frequentes, fóruns online são boas opções que podem resolver dúvidas básicas.

3. Automatizar o Atendimento ao Cliente

As empresas que são conhecidas por oferecer excelente atendimento ao cliente são aquelas que automatizaram seu processo de atendimento ao cliente. Os clientes geralmente encontram suas soluções mais rapidamente quando os sistemas são automatizados.

Enquanto seus representantes de atendimento ao cliente estão ocupados resolvendo mais problemas, os chatbots ajudarão os consumidores a lidar com os problemas através de soluções preliminares.

Não apenas ajuda os clientes a obter respostas mais rápidas, mas também a equipe de suporte encontra tempo suficiente para priorizar seu trabalho com base na urgência, aumentando assim a produtividade.

4. Integrar a Abordagem Omnicanal

As empresas que são bem-sucedidas na integração de sistemas de atendimento ao cliente omnichannel comprovadamente retêm 89% dos clientes em comparação com as empresas que não adotam esse sistema.

Eles vendem apenas menos de 30% de seus clientes existentes. Ter uma plataforma omnichannel adequada ajudará você a redefinir a forma de comunicação com o cliente de forma online e offline.

Você pode obter informações detalhadas sobre a jornada do cliente, o que o ajudará a aprimorar a comunicação em todos os canais. Para conseguir isso, identifique os canais de comunicação preferidos mais usados ​​por seus clientes, uma estratégia eficaz de engajamento e ofereça uma experiência consistente ao cliente em todos os canais.

5. Pedir feedback do cliente (Pós-compra)

Uma das métricas mais usadas para medir e monitorar o sucesso da comunicação com o cliente é o feedback do cliente. O feedback ajuda a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, identificar a lacuna entre empresas e clientes em relação a perfeição dos produtos, melhor relacionamento, etc.

Por fim, sabe-se que na era de digitalização, quando as marcas não conseguem atender seus clientes pessoalmente, torna-se mais crucial fornecer um atendimento ao cliente perfeito, seguindo uma estratégia adequada de comunicação com ele.

Eventualmente, seguir um plano adequado para atender às expectativas do consumidor ajudará sua empresa a prosperar no mercado, reduzindo assim o número de experiências negativas dos compradores.

Utilize o Zoho CRM para melhorar a comunicação com os clientes! Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para sua empresa.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas