Como fazer o Follow Up de vendas

Follow Up de vendas: Encontrar novos clientes é fundamental para o crescimento e sucesso do seu negócio. Mas os empreendedores não devem esquecer que há um enorme potencial de receita em sua lista de clientes existente.

Vender para um novo cliente custa de cinco a 25 vezes mais do que para um cliente existente, de acordo com a Harvard Business Review.

Uma boa estratégia de acompanhamento de vendas é uma ótima maneira de aumentar a receita vendendo mais para clientes existentes e indicando-os para novos.

O período imediatamente após a venda é muitas vezes referido como o "período de lua de mel", quando ambas as partes experimentam um certo nível de excitação. O cliente acabou de preencher uma necessidade ou resolveu um problema; sua empresa fechou um negócio.

Mas este também é um momento vulnerável. Sua atitude nesta fase pode fazer ou quebrar o relacionamento futuro com o cliente.

Aqui estão cinco passos simples para realizar um follow up de vendas eficaz após a primeira compra.

Dicas para follow up de vendas para clientes da base

1. Envie uma nota de agradecimento

Algumas empresas enviam e-mails. Outros dizem isso com o cartão que veio com a conta. Independentemente da sua abordagem, é importante agradecer depois de fechar a venda como parte de uma ótima experiência para seus clientes.

Você pode incluir mensagens como “Estamos aqui para você” em sua nota de agradecimento. Verifique também se a nota contém detalhes de contato e o nome de uma pessoa que pode ser contatada caso o cliente tenha um problema ou dúvida.

Idealmente, essa pessoa deve ser o gerente de contas ou vendedor que administrou a transação, pois esse é o funcionário que o cliente conhece e confia. Essa ação com certeza irá ajudar no follow up de vendas futuro.

2. Realize um check-in

É uma boa estratégia ligar para os clientes uma ou duas semanas após a venda e descobrir como as coisas estão indo. Eles estão satisfeitos com a compra? Como estão sendo cuidados? Eles têm algum problema?

Mas não exagere. O tempo do cliente é precioso. Em particular, evite tentar fazer uma venda nesta fase. Em vez disso, ouça as necessidades e opiniões de seus clientes e tente resolver quaisquer problemas que possam ter.

3. Mantenha as linhas de comunicação abertas

Peça permissão aos seus clientes para se comunicar com eles. Em seguida, envie informações e sugestões úteis com base em suas necessidades e interesses. Concentre-se em conteúdo de alto valor, como guias, artigos ou webinars educacionais.

Esta é a fase de consolidação da confiança entre você e seu cliente. Isso agrega muito valor e potencializa seu follow up de vendas.

Também é possível utilizar as seguintes ferramentas:

  1. Mensagens de texto: nove em cada dez textos são lidos dentro de três minutos após a entrega e são um meio fantástico para ficar no topo da mente do seu cliente em potencial. Você pode ter conversas individuais, acompanhar uma demonstração após uma chamada ou convertê-los.

    Por exemplo, uma mensagem de texto para uma conversão seria assim: Olá João, o desconto de 15% em nosso produto termina nesta sexta-feira. Seria ótimo se você pudesse decidir rapidamente aproveitar as opções de suporte premium. Vamos discutir isso por uma chamada. — Gaby.

  2. Mídias sociais: a interação com clientes em potencial por meio de redes sociais ajuda a desenvolver uma afinidade para estimular um cliente em potencial a conversar com você. Portanto, conecte-se e envolva clientes em potencial nos canais sociais por meio de suas postagens.

    Para mantê-los realmente engajados, suas postagens devem ter um CTA convincente indicando que eles devem realizar uma ação específica.

  3. Referências: Se você não consegue encontrar seus clientes potenciais pelas mídias sociais e não consegue alcançá-los por telefone ou e-mail, basta conversar com a equipe de vendas da organização onde seu cliente potencial trabalha.

    Os vendedores têm muita influência em uma organização, portanto, obter uma indicação ou apresentação deles ajudará você a fechar leads mais rapidamente.

4. Pense na segunda venda

Conversar com clientes existentes que já compraram pode parecer perda de tempo, mas na verdade é a chave para vendas futuras. O contato regular irá ajudá-lo a entender suas necessidades, fornecer ideias para melhorias de produtos e prepará-lo para oferecer produtos complementares.

Ao construir relacionamentos, você irá além das simples transações e terá a oportunidade de oferecer mais produtos ou serviços aos seus clientes.

5. Peça referências

Clientes satisfeitos irão recomendá-lo a outros clientes. Ele tem um nível extra de credibilidade e confiança quando as referências vêm de pessoas que realmente usaram seu serviço. Clientes satisfeitos são os melhores defensores, porque a excelência de terceiros é mais importante do que a autopromoção.

Na maioria das vezes, os clientes estão dispostos a indicar porque sabem da importância das indicações e as pessoas gostam de ajudar. O planejamento pós-venda deve fazer parte da estratégia de vendas e marketing de toda empresa.

Veja como o acompanhamento irá ajudá-lo.

  • Aumente suas vendas — Os clientes felizes são mais propensos a voltar e comprar mais.
  • Aumente a retenção de clientes — Clientes satisfeitos são mais fiéis.
  • Gere depoimentos e referências de clientes — Os futuros clientes estarão mais dispostos a confiar em você se você mostrar a eles estudos de caso que incluam citações e nomes.
  • Melhore seu desempenho — O feedback do cliente o ajudará a melhorar seus produtos ou corrigir problemas de serviço.
  • Inovar — Ao ouvir as necessidades e os problemas dos clientes, você está reunindo uma inteligência inestimável para criar novos produtos ou serviços.
  • Diferenciar — Ao acompanhar, você está fazendo algo com o qual a maioria das empresas não se preocupa e que o diferencia do rebanho.

Não faça follow up de vendas com muita frequência

Você deseja realizar um follow up de vendas com um cliente em potencial o mais rápido possível, o que significa ligar para ele várias vezes em um curto período de tempo. Mas fazer isso pode fazer você parecer desesperado e irritante.

Então, como você atinge o ponto ideal de ligar o suficiente para entrar em contato e não incomodá-los? É simples. Crie um cronograma de acompanhamento e cumpra-o. A programação pode variar de acordo com a localização do cliente em potencial, o tipo de produto ou serviço que você está vendendo ou a estação em que você liga.

Se você investiu em software de automação de marketing, use essa ferramenta para enviar e-mails regularmente aos clientes em potencial.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

Aproveite para conhecer as soluções de comunicação do Zoho Bigin!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas