Será que seu Onboarding de Clientes valoriza sua marca?

Será que seu Onboarding de Clientes valoriza sua marca? - Zoho

Revelaremos algumas estratégias de onboarding de clientes que ajudarão você a reter seus clientes com a incrível experiência da marca.

Como proprietário de uma empresa, há uma chance de você ter perdido um novo cliente no início de seu negócio. E não se preocupe – isso é normal.

É um pouco desanimador, porém, quando você se preocupa com a quantidade de trabalho que investe para obter cada cliente. Felizmente, existe um conjunto de procedimentos que podem garantir que seus clientes não se percam pelo caminho.

Embora existam outros fatores que podem levar a isso, as principais razões para a perda de clientes são a falta de compreensão do seu produto e a falta de valor.

E a causa pode ser atribuída à falta de comunicação adequada sobre o seu produto, daí a necessidade de uma estratégia de onboarding do cliente (basicamente, integração do cliente) em funcionamento.

A boa notícia é que, para você conseguir esses clientes em primeira instância, você já tem um bom produto e esses clientes já gostam dele. No entanto, não termina aí, é seu trabalho garantir que continue assim.

A melhor maneira de fazer isso é garantir que a experiência que eles obtêm ao usar seu serviço ou produto permaneça a mesma que obtiveram no ponto de venda, garantindo que suas expectativas e as promessas feitas durante seu marketing sejam atendidas.

Eles precisam ver esses serviços ou produtos fazerem a diferença em suas vidas. Portanto, há uma grande necessidade de você revisar o fluxo do processo de onboarding de clientes.

7 Dicas para seu Onboarding de Clientes valorizar sua marca

O fluxo do processo de onboarding de clientes começa desde o primeiro contato com um cliente até que o cliente possa fazer uso total do produto por conta própria. É o processo de obter novos clientes familiarizados com seus serviços ou produtos. Envolve instruções ou tutoriais passo a passo, suporte e orientação destinados a ajudar o cliente a entender como usar todos os recursos do seu produto. Com esse conhecimento, eles seriam capazes de aproveitar ao máximo o produto, ganhando o valor total de seu dinheiro.

Em poucas palavras, o onboarding de clientes é sua chance de alcançar o sucesso do cliente, proporcionando a eles uma excelente experiência inicial, garantindo que seu produto seja fácil, compreensível e simples de usar, com bastante suporte quando necessário.

1. Estratégias de integração para uma experiência de marca incrível

Para reduzir a rotatividade de clientes e criar uma experiência de marca impressionante quando um cliente compra seu produto ou serviço, aqui estão algumas estratégias de integração de clientes que você pode envolver em seu fluxo de integração para criar uma ótima impressão inicial neles.

2. Defina seus objetivos

Uma das coisas mais importantes a fazer se você pretende alcançar o sucesso do cliente com onboarding de clientes é definir e definir suas metas. Quais são suas expectativas? O que você está almejando?

Se você for capaz de escrever as respostas para isso, deverá ser capaz de medi-las configurando os indicadores- chave de desempenho (KPIs) corretos. Esses indicadores de desempenho o ajudarão no processo para determinar se você obteve sucesso em cada um dos objetivos descritos, informando a eficácia do seu programa de integração.

3. Coloque sua equipe a bordo

Quando você tiver um plano, certifique-se de que todos os outros também estejam nele. Reúna sua equipe de sucesso do cliente e deixe-os saber quais são seus planos e como ajudar os clientes a obter o melhor deles. Implemente processos organizando a chamada inicial para delinear suas metas, expectativas, escopo e principais marcos para cada linha do tempo.

Deixe sua equipe ser totalmente informada sobre o que eles precisam para ensinar seus novos clientes. Para garantir que todos em sua equipe estejam na mesma página com seu processo de integração, organize uma sessão de treinamento para sua equipe, especialmente se o que eles precisam para ajudar os clientes exigir algumas etapas técnicas.

4. Criar programas de adoção de produtos em seu onboarding de clientes

O objetivo de todo processo de integração do cliente é fazer com que os clientes adotem totalmente o produto. Você pode conseguir isso engajando seus clientes com uma campanha de nutrição. Isso envolve fornecer mensagens que oferecem informações úteis sobre o produto regularmente.

Essas informações podem ser perguntas frequentes, tutoriais ou guias sugerindo maneiras de aproveitar ao máximo o produto. A maneira mais fácil de conseguir isso é usar o software de sucesso do cliente para enviar mensagens acionadas pelo comportamento do cliente. Fornecer a seus clientes esse tipo de informação ajudará você a construir um relacionamento com eles, informando que você está sempre disponível para ajudar.

5. Fique de olho no seu cliente

Os melhores programas de integração prosperam em dados. Reúna dados sobre o progresso de seus clientes durante o processo de integração para que você possa descobrir as áreas que incomodam o cliente e resolvê-las. Tente usar software com visibilidade e capacidade de coleta de dados de cada interação do cliente com análise até os gargalos.

Crie um relatório de uso que mostrará os segmentos de seu produto adotados por diversos clientes. Com essa estratégia de integração do cliente, você poderá ajudar proativamente seus clientes a escalar através de obstáculos que os impediriam de adotar seu produto sem pedir ajuda.

6. Meça seus resultados de Onboarding de Clientes

No final do processo de onboarding, meça seus resultados. Por isso, descubra;

  • quanto tempo cada cliente levou para se integrar totalmente;
  • as características que mais os incomodavam;
  • com que frequência eles usaram seu produto, bem como o recurso que mais usaram.

Compile os dados para essas descobertas e use-os para avaliar a eficácia do seu programa de integração. Use-o para refinar sua estratégia e práticas recomendadas para acelerar futuros programas de integração com maior qualidade em todos os compromissos.

7. Mantenha contato com seus clientes

A comunicação ou o envolvimento constante com seus clientes, mesmo após a conclusão do processo de integração, é outra estratégia para aprimorar seus programas de integração e criar uma experiência de marca incrível para eles.

Mantenha-se conectado com seus clientes mesmo após os primeiros 90 dias com seu produto. Faça check-in para ver como eles estão se saindo, certificando-se de que ainda valorizam seu produto. Ouça-os, descubra onde eles transmitem suas opiniões nas mídias sociais para obter feedback sobre seu produto. Você também pode enviar uma pesquisa de satisfação direta para eles regularmente.

Empregue o uso de plataformas de engajamento do cliente e software adequado para processos/mensagens automatizados de sua equipe de sucesso do cliente para verificar se eles mantêm seus níveis de satisfação.

Zoho CRM permite que você tenha todas as informações em um só lugar. Com o CRM, você terá controle do relacionamento com o seu cliente, com muito mais segurança. Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas