SDR e as responsabilidades antes de fechar a venda

SDR e as responsabilidades antes de fechar a venda - Zoho

Saiba quais são as responsabilidades de um SDR na hora de fechar um negócio. Nos acompanhe na leitura e saiba mais sobre o assunto.

Uma coisa é certa: são muitos os desafios que os vendedores enfrentam.

Com tanto tempo gasto procurando leads e determinando se eles seriam uma boa opção como cliente, oportunidades de vendas importantes geralmente são perdidas.

A prospecção é um componente crítico de negócios que impacta significativamente a receita e, portanto, requer equipe dedicada para o trabalho.

Um Sales Development Representatives (SDR), ou traduzido para o português, representante de desenvolvimento de vendas, é um indivíduo especializado responsável por encontrar clientes em potencial e iniciar contato com eles.

Os SDRs não fecham o negócio. Em vez disso, seus esforços estão concentrados na prospecção e qualificação. Essa segmentação ajuda as equipes de vendas a obter uma melhor eficiência, pois diferentes pessoas são responsáveis ​​por encontrar e converter leads.

Os executivos de vendas podem economizar o tempo perdido na prospecção e trabalhar no aperfeiçoamento de seus argumentos de venda.

Este artigo fala sobre SDRs, suas responsabilidades de trabalho, as habilidades necessárias para se destacar como SDR e os desafios enfrentados por eles. Saiba também quais são as ferramentas mais importantes para o desempenho  desses profissionais.

A importância de SDR em negócios modernos

Os representantes de desenvolvimento de vendas são responsáveis ​​pela prospecção e qualificação de leads.

Esses profissionais são designados para encontrar novos leads e educá-los sobre o negócio. Por esse motivo, os SDRs precisam ter conhecimento adequado da empresa e estar atentos às expectativas dos clientes.

Em termos simples:

Enquanto os executivos de vendas são responsáveis ​​por fechar as vendas, o papel de um SDR é encontrar e entregar os leads que provavelmente farão a compra.

Os representantes de desenvolvimento de vendas auxiliam os profissionais de vendas no fechamento de negócios, ajudando a encontrar e qualificar leads. Esses representantes são o primeiro ponto de contato para clientes em potencial. Consequentemente, muita responsabilidade recai sobre os ombros dos SDRs. Eles precisam ser engenhosos, envolventes e eficientes.

Os SDRs precisam pesquisar bem o cliente em potencial antes de entrar em contato com ele. Isso pode economizar tempo e recursos para as equipes de vendas, pois elas não precisam gastar tempo prospectando ou qualificando e podem dedicar mais atenção à venda. Uma vez que os SDRs tenham qualificado os leads, eles se tornam Leads Qualificados de Vendas que são repassados ​​aos executivos para conversão.

Principais responsabilidades de um SDR

40% dos vendedores acreditam que a prospecção é a parte mais desafiadora de um processo de vendas.

Este é o trabalho confiado aos representantes de desenvolvimento de vendas.

Eles precisam procurar clientes em potencial por meio de vários canais, incluindo chamadas frias, eventos, plataformas de mídia social ou referências. Além disso, eles precisam acompanhar os clientes em potencial que manifestaram interesse no negócio.

Essencialmente, o trabalho de um SDR envolve entrar em contato com clientes em potencial, entender seus requisitos, determinar se eles seriam adequados e passar os clientes em potencial qualificados para a equipe de vendas.

Resumindo, os SDRs passam os prospects qualificados para os executivos de vendas, que então direcionam o lead para a conversão.

Vamos nos aprofundar no papel que um SDR desempenha em vários estágios de um ciclo de vendas:

1. Prospecção

Em um ciclo de vendas típico, os leads são convertidos em clientes. Os SDRs participam do processo de geração de leads, encontrando e alcançando potenciais clientes em potencial.

2. Qualificação

O próximo passo é determinar se o lead adquirido seria adequado para o negócio. Para isso, os SDRs precisam descobrir as expectativas dos clientes em potencial, quais desafios eles enfrentam e se correspondem à personalidade do comprador. Eles são responsáveis ​​por fazer o trabalho de base que forma a base da qualificação de leads.

3. Alcançando

As primeiras impressões nas vendas costumam percorrer um longo caminho.

Os SDRs precisam encontrar o canal ideal para iniciar o contato. As interações hiper direcionadas fornecem resultados significativamente melhores do que um alcance generalizado. Portanto, eles precisam personalizar o discurso de venda para cada cliente para obter resultados mais positivos.

4. Acompanhamento

95% dos leads são convertidos após a sexta chamada. Isso mostra a importância de um acompanhamento eficaz no processo de vendas.

O trabalho de um SDR não termina em encontrar prospects qualificados.

Eles também precisam acompanhar os clientes potenciais de forma eficaz para movê-los para a frente no ciclo de vendas.

5. Movendo Leads

Uma vez que o lead tenha sido qualificado, ele deve ser entregue à equipe de vendas. O gerente de contas responsável por converter o lead em cliente é então atualizado com todas as informações necessárias.

Ferramentas para o dia-a-dia de SDRs

Os SDRS’s, representantes de desenvolvimento de vendas, podem maximizar sua produtividade adotando um software de gerenciamento de processos de vendas que agrega valor às suas operações diárias.

Com a tecnologia certa, os SDRs podem trabalhar com mais eficiência. Eles podem acompanhar seu calendário de atividades, modificar como eles se conectam com os clientes em potencial ou outros membros da equipe e automatizar uma variedade de tarefas que consomem tempo e são repetitivas.

Aqui estão alguns softwares de gerenciamento de atividades de vendas que devem fazer parte das operações diárias de um profissional de desenvolvimento de vendas:

1. Ferramentas de Prospecção para SDR

Os SDRs precisam de uma ferramenta de prospecção para obter acesso aos leads. Ferramentas como ZIA, presente no Zoho CRM, ela analisa dados e comportamento históricos do cliente para sugeri-lo o produto ou serviço certo no momento certo. O Objetivo disso tudo é de maximizar o ROI.

2. Ferramentas de Produtividade para SDR

Ferramentas eficazes de gerenciamento de tarefas e colaboração podem aumentar a produtividade dos representantes de vendas. Essas ferramentas ajudam a evitar que as coisas saiam dos trilhos.

3. Ferramentas de Qualificação e Enriquecimento

Apenas obter clientes em potencial não garante vendas. As empresas precisam oferecer experiências personalizadas para incentivá-las a fazer a compra. As ferramentas de enriquecimento podem ajudar os SDRs a coletar as informações necessárias para personalizar as interações. Além disso, as ferramentas de qualificação podem ser usadas para pontuar leads para priorizar clientes em potencial de alto valor.

4. CRM para SDR’s (profissionais de vendas)

O Customer Relationship Management, também traduzido  como ‘’Gerenciamento de Relacionamento com Clientes’’, é uma solução abrangente que pode fazer tudo em um único lugar, para que os SDRs não precisem depender de várias ferramentas. Ele pode fornecer acesso centralizado a todos os dados, ajudar a rastrear calendários, visualizar tarefas futuras e definir lembretes. O CRM também pode ser usado para entrar em contato com clientes em potencial e para fazer anotações que podem ser acessadas por outros membros da equipe.

Ele também ajuda a rastrear o desempenho das atividades existentes com relatórios e análises poderosos. Com um sistema de CRM eficiente, os SDRs podem visualizar todas as interações anteriores com um cliente em potencial e modificar seu alcance de acordo. Uma poderosa ferramenta de CRM, como o Zoho CRM, pode ajudar os SDRs a atingir metas mais rapidamente, fornecendo acesso remoto a dados essenciais e automatizando tarefas repetitivas.

O Zoho CRM é o software ideal para empresas modernas, fazendo a automação na plataforma é possível interagir com o público regularmente, gerando confiança e reconhecimento da marca. Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas