Práticas para colaboração em vendas para toda equipe

Práticas para colaboração em vendas para toda equipe - zoho

A ação de compartilhar está em ascensão. Com o advento das redes sociais na vida profissional e pessoal, os espaços colaborativos onde ideias e opiniões podem ser oferecidas são os ambientes mais procurados. Nesse sentido, as empresas também estão interessadas em entender o que suas equipes têm a dizer e como podem colaborar e transformar seus negócios.

Mas o que exatamente significa colaboração em vendas? De um modo geral, isso significa agir com um objetivo comum de formar algo melhor do que feito sozinho. As empresas, por sua vez, estão focando suas ações na construção de equipes que se conectem e trabalhem juntas, pois isso pode ter um enorme impacto positivo no longo prazo.

Quando todos estão trabalhando em direção a um objetivo comum, trabalhando juntos e em um espaço colaborativo, é possível alcançar melhores resultados mais rapidamente. Mas como fortalecer uma cultura colaborativa em sua empresa? É o que veremos neste artigo a partir de agora. Confira!

Qual é o perfil da empresa que trabalha colaboração em vendas

Para fortalecer a cultura de colaboração em vendas, antes de tudo, é preciso entender o que constitui a imagem de uma empresa colaborativa, certo?

Basicamente, ser uma empresa colaborativa significa poder ter equipes interagindo com parceiros e clientes, dando voz a todos dentro da empresa, podendo expor seus conhecimentos, gerenciá-los e incentivar o aprendizado social.

Se você pensa que nem toda empresa pode ter uma cultura colaborativa, está enganado! É possível começar a ter um perfil de colaboração em vendas com ações muito simples como:

● Fomentar uma ética de contribuição dentro da empresa;

● Definir um propósito comum;

● Desenvolver processos que permitam aos colaboradores trabalhar em conjunto com flexibilidade e autodisciplina;

● Crie uma infraestrutura que valorize a colaboração e o compartilhamento.

Como funciona a cultura de colaboração em vendas?

Para realizar tais ações dentro de uma empresa, é necessário considerar uma cultura de colaboração em vendas. O conceito de cultura colaborativa está intimamente relacionado com a Internet. Isso porque nele existem várias ferramentas de colaboração, o que mostra que é melhor fazer isso em conjunto. A própria Wikipédia é um exemplo, ou um exemplo de colaboração entre YouTube, Waze e muitos outros usuários.

Nesse sentido, o conceito de cultura de colaboração em vendas refere-se à possibilidade de todos participarem em prol de um objetivo comum, seja específico ou geral, com o objetivo de contribuir com conhecimento, produtividade e soluções que tornem um projeto ou trabalho mais prático.

Estratégia para colaboração em vendas

Não economize na comunicação para colaboração em vendas

Existe um conceito chamado “efeito de proximidade”, que é uma tendência das pessoas a se relacionarem com aqueles que encontram frequentemente, formando um vínculo entre elas. Isso significa que quanto mais você se comunicar com sua equipe, melhor será o relacionamento entre vocês e, consequentemente, sua produtividade.

A seguir, vamos descrever algumas dicas sobre como se comunicar mais quando se trabalha em uma empresa:

● Interação;

● Fale em uma reunião de equipe (virtual);

● Expresse sua opinião, seja apenas dizendo que entende o que está sendo dito, ou apenas dizendo que concorda com a decisão tomada.;

● Enviar atualizações de status não solicitadas;

● Se sua equipe não faz standups, envie uma mensagem para que eles saibam o que você está fazendo no momento.;

● Mantenha o calendário da sua equipe atualizado;

● É importante ter um local público para verificar quem está de folga, de férias, doente, indisponível, etc;

● Se você não tem nada a dizer sobre o trabalho, envie uma mensagem instantânea perguntando sobre o clima, fins de semana, feriados e muito mais. Mantenha-se conectado!

Procure saber sobre pirâmide da comunicação

As duas chaves para explorar a pirâmide de comunicação são: subir os níveis da pirâmide e misturar vários níveis.

O objetivo é aumentar a intimidade e a coesão entre as equipes. Então, é possível enviar mensagens instantâneas em vez de e-mails? Além de enviar mensagens instantâneas, é possível fazer ligações telefônicas?

Indo um passo adiante, é possível fazer videochamadas? Melhor ainda, use várias funções. Por exemplo: envie uma mensagem e ligue logo em seguida para ter certeza de que o destinatário a recebeu e entendeu.

Elabore e-mails assertivos

Os e-mails podem levar muito tempo para serem respondidos, resultando em caixas de entrada lotadas para pessoas que recebem muitos e-mails.

As pessoas não leem e-mails longos, elas os verificam. Portanto, escolha a qualidade sobre a quantidade. Se você precisar enviar um e-mail, mantenha-o simples – isso aumentará suas chances de obter uma resposta e melhorar a colaboração em vendas.

Estabeleça as expectativas com sua equipe

As equipes devem ter uma reunião rápida dedicada à comunicação. Existem aspectos que podem ajudar a melhorar a comunicação se acordados com antecedência.

Abaixo estão alguns exemplos:

● Quais são as melhores ferramentas/técnicas para a comunicação da equipe no dia a dia?

● Com que frequência você gostaria de se atualizar?

● E se algo for urgente: faça uma ligação, envie uma mensagem instantânea ou envie um e-mail?

● É uma boa ideia enviar mensagens instantâneas antes de ligar?

● Ao ligar, você deve usar vídeo ou apenas voz?

Fuja da maldição do conhecimento

A maldição do conhecimento é um viés cognitivo que torna difícil para as pessoas que sabem a resposta a uma pergunta pensar da perspectiva de alguém que não sabe.

Então a mensagem aqui é: “Não assuma que seu interlocutor tem o mesmo conhecimento que você.”

Depois de perceber a maldição do conhecimento, essas duas dicas podem ajudá-lo a evitá-la:

● Coloque-se no lugar dos outros;

● Simplifique suas informações (“Simplificar” não significa cortar informações, mas sim fornecer informações necessárias e relevantes de forma simples.)

Conclusão

Essas são algumas práticas para a colaboração em vendas que podem melhorar os processos da sua empresa. Mas, para que todos estejam na mesma página é necessário implantar uma ferramenta para gestão de equipe.

Pensando nisso, a Zoho desenvolveu a ferramenta CRM Bigin, ideal para pequenas empresas, com soluções para comunicação e gerenciamento de tarefas. Acesse e confira!

Publicações relacionadas