Gerenciamento Pós-vendas Simplificado

Gerenciamento Pós-vendas Simplificado - Zoho

O gerenciamento pós-vendas simplificado refere-se a tudo que você faz para cuidar e alimentar seus valiosos clientes depois que eles compram seu produto. Esse tipo de atendimento ao cliente é importante para qualquer empresa, mas especialmente para pequenas empresas, onde cada cliente conta.

Não basta dizer “Obrigado” ou “Vamos manter contato” após a conclusão de uma venda. O sucesso a longo prazo é construído em relacionamentos reais e duradouros com os clientes.

O gerenciamento pós-vendas simplificado de alta qualidade é bom para você porque é bom para o seu cliente. Quando você os ajuda a tirar o máximo proveito de seu produto ou serviço, eles ficam naturalmente mais felizes com isso. Isso os torna mais propensos a pedir novamente e a contar ao mundo também.

Dito de outra forma: quanto mais você impressionar seus clientes, mais eles provavelmente irão impressioná-lo de volta com sua lealdade e entusiasmo. Eles se tornarão os embaixadores da marca, revisores e vozes confiáveis ​​que farão ótimas críticas, elogiarão nas mídias sociais e fornecerão feedback honesto sobre novos produtos e recursos.

Vejamos alguns exemplos de suporte pós-venda que manterão os clientes satisfeitos enquanto impulsionam novos negócios. Ou inicie uma demonstração e saiba como o Bigin pode ajudá-lo a melhorar o atendimento ao cliente.

Dicas para gerenciamento pós-vendas simplificado

Um dos objetivos do gerenciamento pós-vendas simplificado é construir a fidelidade e a confiança do cliente, o que é bom para os negócios e para as vendas futuras.

Essas vendas podem assumir muitas formas:

  • Emparelhamentos de produtos e serviços: os emparelhamentos são naturais para coisas como smartphones, que podem ser combinados com capas, fones de ouvido e outros acessórios para vendas mais altas e clientes mais felizes. O que você pode combinar com uma venda para enriquecer a experiência do seu cliente?
  • Upsell (mais garantias e serviços especiais): A palavra “upsell” não deve ser negativa. Deve significar encontrar serviços ou produtos adicionados que darão ao seu cliente uma experiência ainda maior. Tente combinar seus produtos com garantias estendidas, serviços especiais de manutenção e outros programas úteis.
  • Novos produtos e serviços: Seus clientes, antigos e atuais, devem ser os primeiros a saber quando você lança um novo recurso. Este é um caso em que o pós-atendimento ao cliente também pode ser o pré-atendimento ao seu novo produto: compartilhe as notícias e observe como os clientes se envolvem e divulgam a notícia.
  • Programa de fidelidade do cliente: regalias e recompensas para os clientes não são novas, mas ainda são eficazes na construção de relacionamentos com clientes (e vendas). Se você ainda não tem um programa de fidelização de clientes, talvez seja hora de começar a pensar em um.

3 sugestões de atendimento no gerenciamento pós-vendas

Os empreendedores precisam focar em várias métricas, uma delas é a métrica do cliente recorrente, que é o número de pessoas que já compraram de você e voltam para fazer novas compras.

Vale a pena investir no pós-venda para fidelizar clientes que já demonstraram interesse em você e no seu produto. Porque assim você não precisa investir mais na aquisição de clientes porque esses consumidores já são sua base.

Agora, vamos apresentar 3 ideias que podem ser aplicadas no gerenciamento pós-vendas do seu negócio:

1. Solicite um feedback do comprador

O conceito de feedback é simples: uma resposta a um estímulo. Os clientes expressam suas opiniões quando questionados sobre sua experiência com os produtos que compram, e os fornecedores devem levar isso em consideração.

O feedback do cliente pode ser usado como critério para avaliar a usabilidade do produto, satisfação, custo-benefício e muito mais.

É uma boa ideia entrar em contato com os clientes uma semana após a compra do produto e perguntar o que eles acharam da experiência, se tiverem alguma dúvida ou estiverem tendo problemas para usar o produto.

Este é um exercício que enfatiza a importância de considerar essas opiniões e reações dos clientes ao considerar novos produtos ou melhorar os existentes.

2. Entre em contato com os clientes em datas especiais

Os clientes são pessoas normais, cheias de sentimentos. As marcas que contactam os clientes em datas especiais, como aniversários, revelam a sua preocupação não só com as vendas mas também com o bem-estar da pessoa.

Use datas comemorativas para dar “presentes” aos seus clientes. Descontos exclusivos e promoções nessas ocasiões são muito apreciados.

Se você não tiver recursos suficientes para promover ações de marketing, uma simples mensagem de “Parabéns” terá excelentes resultados, pois ajuda a humanizar sua marca e aproximá-la do comprador.

3. Faça a nutrição de leads enviando e-mail em massa

O marketing por e-mail é uma das estratégias utilizadas no marketing de conteúdo mais econômicas porque você pode enviar conteúdo diretamente para as caixas de entrada dos destinatários sem algoritmos que limitam o alcance da sua mensagem, como algumas mídias sociais.

Por exemplo, clientes em potencial são clientes em potencial que já demonstraram interesse em uma marca, seja comprando um produto ou preenchendo um formulário no site. Por isso, o e-mail marketing é uma ferramenta essencial para fidelizar e atrair clientes na fase de gerenciamento pós-vendas!

Por que o gerenciamento pós-vendas é tão importante?

Ninguém questiona a importância de adquirir novos clientes. Afinal, é isso que mantém as empresas (sejam elas físicas ou on-line) funcionando e lucrativas. O problema é que adquirir novos clientes pode custar de cinco a sete vezes mais do que reter clientes que já compraram da sua marca antes.

Essas ações incluem investir em educar o mercado sobre o seu nicho, criar conteúdo para o funil de vendas, traçar estratégias para captação e conversão de leads e muito mais.

Todo esse investimento de tempo e dinheiro pode ser reduzido investindo no gerenciamento pós-vendas, pois esses públicos já conhecem sua marca e o que você oferece. Dessa forma, você não precisa educar o mercado ou orientar esses consumidores por todas as etapas do funil até que eles decidam comprar.

Outra grande vantagem de investir no relacionamento pós-venda com o cliente é que ele ajuda a construir defensores da marca. Quando os consumidores são bem tratados, eles se sentem especiais, mesmo após a compra, e podem recomendar sua empresa para familiares e amigos.

Lembre-se sempre que clientes fiéis e satisfeitos ajudam a atrair novos clientes! E o serviço pós-venda é apenas o começo. Você pode dar o próximo passo e até construir uma comunidade para seus clientes fiéis.

E para que isso aconteça é necessário uma ferramenta adequada. O Zoho Bigin foi desenvolvido para pequenas empresas terem  o melhor gerenciamento pós-vendas. Acesse e teste gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas