Saiba como gerar mais leads qualificados para as suas vendas

Saber como gerar leads qualificados é determinante para os bons resultados das suas estratégias de marketing - e também para a área de vendas do seu negócio.

Afinal, nenhum produto se vende sozinho. No mercado digital, a jornada para isso é captar leads e qualificá-los para encontrar os seus clientes ideais, aqueles mais propensos a comprar a solução fornecida pela sua empresa.

Assim, você evita desperdício de recursos, esforços e dinheiro, além de tornar todas as suas vendas muito mais eficientes.

Sabendo que essa qualificação é essencial para o lucro das empresas que trabalham no digital, siga a leitura para entender o que são os leads qualificados, por qual motivo eles são importantes e quais são as 5 estratégias para alcançá-los.

O que são leads qualificados?

Não se engane: visitantes não são leads. Normalmente, você primeiro terá o contato de visitantes que, durante a jornada, se tornarão leads, para depois se converterem em clientes.

Quando uma empresa tenta vender diretamente para os visitantes, está lidando com o público não tão interessado e desperdiçando os esforços do time de vendas, além de perder o capital investido.

Os leads, diferente dos visitantes, são pessoas que de fato efetuaram alguma ação de conversão, demonstrando real interesse na solução para um problema. Os visitantes apenas acessaram a sua página ou blog.

Ao interagir com seu site e conteúdo, um lead pode acessar landing pages e preencher formulários, fornecendo dados valiosos que irão ajudar o negócio a entender as suas preferências e avaliar a oportunidade de negócio.

A equipe de marketing deve avaliar as informações do lead, se ele se encaixa no cliente ideal da empresa, quais páginas do site visitou, se baixou o conteúdo, abriu os e-mails e mais, passando a ser um marketing qualified lead (MQL).

Assim, você saberá que ele está qualificado para prosseguir para o time de vendas. Depois, entendendo se ele seria um comprador ideal, é considerado como uma verdadeira oportunidade e o time de vendas pode tentar fechar o negócio.

Por que se preocupar com a geração de leads?

A preocupação em gerar leads é crucial para o sucesso de qualquer negócio que deseja alcançar pessoas no mundo digital. 

Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse real nos seus produtos ou serviços, fornecendo informações de contato ou interagindo com o negócio, e eles são importantes, pois representam:

Crescimento 

A geração contínua de leads representa a geração contínua de reais clientes, compradores das soluções fornecidas pela empresa. Então, naturalmente, eles são a base para que o negócio tenha novas oportunidades de lucro, encanto e fidelização de consumidores, alcançando vantagem competitiva e crescendo no mercado.

Conversão 

Os leads qualificados têm maior probabilidade de se tornarem clientes efetivos. Com a geração eficiente de leads de qualidade, a empresa aumenta as chances de ter mais sucesso nas vendas.

Receita 

Se alcançar mais leads qualificados significa ter mais público propenso a comprar os seus produtos, isso também implica em obter mais oportunidades para fechar negócios e, consequentemente, impulsionar a receita da empresa.

Otimização

Leads qualificados significam uma grande melhoria no funil de vendas. O monitoramento deles permite que a empresa identifique o comportamento nos diferentes estágios da jornada, podendo usar esses dados para saber quais estratégias seguir diante de novos Leads.

Conexão

Os leads qualificados também são essenciais para a verdadeira construção de relacionamentos com os clientes, já que eles estão de fato interessados na solução oferecida. Os leads qualificados são a oportunidade de se envolver com o público-alvo antes mesmo de realizarem uma compra.

Base de dados

Os leads qualificados são obtidos por meio da sua coleta de informações. Com esses dados, você pode criar uma base de informações valiosa para formular estratégias de marketing e vendas futuras muito mais eficientes.

Alcance

Quanto mais leads qualificados, maior o seu alcance de mercado, pois você está otimizando as suas técnicas para atingir um público mais amplo, aprimorado, interessado e diversificado.

ROI

O acompanhamento eficiente dos leads deve acontecer desde o primeiro contato até a conversão deles em clientes, o que permite medir o retorno sobre o investimento (ROI) verdadeiro das suas estratégias.

Competitividade 

A geração de leads é uma prática mais comum do que você imagina e a empresa que não a utiliza pode ficar para trás no mercado. Para permanecer competitivo, é preciso investir nessa tendência e aproveitar as oportunidades que são geradas no processo.

5 estratégias para gerar mais leads qualificados para o seu negócio

Em resumo, como você percebeu, a geração de leads é fundamental para aumentar as vendas, criar conexão com clientes, lucrar e obter muitas outras vantagens. Por essas razões, você deve se preocupar em investir em estratégias eficazes. 

Conheça as cinco metodologias recomendadas:

  1. Implemente o Inbound Marketing

O Inbound Marketing reúne variados métodos para atrair, converter e fidelizar leads e clientes. Para isso, ele se baseia na produção de conteúdos e outros canais de contato com o lead. 

Um item essencial é o blog. Quando construído com boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca), os conteúdos relevantes, feitos para visitantes, leads e clientes em variados níveis, irão fazer com que o usuário busque o seu endereço para tirar dúvidas, entender mais sobre temas e buscar soluções.

Assim, a sua marca pode ganhar relevância e autoridade no setor. Para isso, você também pode investir em infográficos, e-books, guias, whitepapers e, claro, redes sociais. Elas são um grande espaço para engajamento, nutrição e alcance de usuários.

Aproveite ferramentas como o e-mail marketing para envio de conteúdos exclusivos, newsletters, promoções e para fazer remarketing, ou seja, atingir a mesma pessoa mais uma vez.

É claro, para conseguir maior sucesso com essa produção de conteúdo, é essencial identificar as palavras-chaves próprias do seu negócio. Monitorando esses termos, você facilita o encontro dos conteúdos disponibilizados para aqueles que procuram por esses termos.

  1. Crie formulários e landing pages com ofertas de valor

As páginas com formulários para geração de leads são chamadas de landing pages. Os visitantes que preenchem os formulários e entregam dados podem ser nutridos, direcionados para a compra do produto. 

Como você já sabe, deve começar investindo em conteúdo qualificado para alcançar visitantes que querem solucionar problemas, tirar dúvidas, ler sobre temas e mais. Depois, você deve criar uma landing page em troca de um desses conteúdos - normalmente, um e-book, planilha, guia, webinar ou infográfico. 

Você também pode oferecer brindes, cupom de descontos e outros benefícios.

Afinal, os usuários precisam ter um motivo, um atrativo real para compartilhar dados. Depois, com as informações obtidas, fica mais fácil manter o contato através de e-mail marketing, por exemplo.

  1. Realize campanhas bem segmentadas

Plataformas como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, permitem a segmentação de anúncios. Assim, você pode investir em ações nas mais diversas redes sociais e no próprio Google, criando campanhas personalizadas para aquisição de leads.

Essas campanhas devem ser planejadas com o time de marketing para todas as etapas - visitantes, leads e clientes - para manter um relacionamento duradouro e otimizado com todos que são alcançados pela sua marca.

A segmentação permite criar ofertas específicas para determinados públicos com critérios específicos, como os seus interesses, idade e até status de relacionamento.

  1. Faça testes A/B

Os testes A/B são experimentos para comparar duas versões de conteúdos e identificar qual delas tem o melhor resultado para conversão. 

Você pode comparar as mais diversas variáveis, como anúncios, pequenos elementos nas páginas, cores de botões em e-mails, o local onde os formulários são colocados e mais.

É essencial fazer esses testes para identificar erros na sua estratégia e otimizá-la, assim ela irá passar a agradar totalmente o público. Com os testes A/B, você evita investimento em campanhas mal sucedidas.

Conheça mais estratégias para retenção de leads de qualidade!

  1. Entenda o comportamento do usuário para gerar mais leads

Conhecer o perfil de seu potencial cliente é a prática mais essencial para todas as estratégias aqui citadas e para qualquer outra que você utilizar. Ele é a base para as suas vendas, e é através dele que você vai conseguir bons resultados, então é essencial agradá-lo.

Através dos dados do cliente e do comportamento dele, você entenderá:

  • Quais conteúdos são bons;
  • Quais palavras-chave usar;
  • Sobre quais problemas falar no seu blog;
  • Quais gatilhos para compra usar;
  • E muito mais.

Há ferramentas que podem te ajudar a acompanhar o comportamento do seu público-alvo, e é essencial contar com elas para otimizar ao máximo os seus esforços no mercado. Entenda abaixo o que é CRM.

E depois? Como nutrir os leads qualificados?

O CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. O software CRM vai te ajudar a gerir os leads da sua empresa, o seu histórico de compras, engajamento, interações, comportamentos e mais.

Com o CRM, é possível centralizar as informações para que todas as suas equipes possam usá-las, padronizando o serviço entregue ao cliente. Além disso, também é possível automatizar certos esforços de nutrição de leads, como o e-mail marketing.

Você conhece o Lead Score do Zoho CRM?

O Lead Scoring é uma funcionalidade do Zoho CRM que atribui uma pontuação aos leads com base em suas interações com a empresa. Essa pontuação é usada para classificá-los de acordo com seu potencial de conversão em clientes. 

O Lead Scoring vai ajudar a sua equipe de vendas a se concentrar nos leads mais propensos a fechar negócios, impulsionando os seus resultados.

Além disso, com o Zoho CRM, será mais fácil analisar os seus resultados e os esforços dos seus colaboradores, otimizando cada etapa do processo. Saiba mais sobre a ferramenta em nossa página!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas