Maneiras de identificar um cliente em potencial

Maneiras de identificar um cliente em potencial

cliente em potencial pode alavancar o desenvolvimento da sua empresa. Quer saber como aumentar sua base? Continue nos acompanhando!

Para aumentar a sua base de clientes, é necessário realizar estudos segmentados sobre os seus consumidores e avaliar métricas de desempenho. Isso porque ter muitos acessos no site ou no e-commerce não é suficiente se não tem o mesmo número em conversão de vendas.

Nesse sentido, a fim de entender melhor a composição da sua base de leads, é de suma importância ter uma noção básica de como identificar um cliente em potencial. Por esse motivo, vamos explorar a seguir algumas maneiras de como você pode fazer isso.

O que é um cliente em potencial?

Inicialmente, tenha em mente que o potencial cliente é o consumidor que preenche os requisitos do seu público-alvo, porém, ainda não se tornou um cliente real. Desse modo, você percebe que esse conceito envolve outros termos, como a persona?

Para conseguir identificar um cliente em potencial, você deve mapear o seu público, realizar pesquisas de mercado e investir em uma boa estratégia de marketing digital. Todos esses esforços são feitos para que o cliente seja melhor visualizado dentro do seu negócio.

Passo a passo para identificar um cliente em potencial

Construir uma base de clientes exige muito esforço, em que o principal é entender a intenção real do seu lead. Por esse motivo, é de suma importância saber como você identificaria um cliente em potencial.

1- Conheça a sua empresa e a posição dela no mercado

Esse é um passo que muitas empresas deixam de lado, porém, você precisa saber como o seu negócio é visto no mercado. Entenda de que forma a sua marca é recebida pelos consumidores, e isso explicará muita coisa sobre o comportamento dos leads, visitantes e o cliente em potencial.

Desse modo, você também poderá compreender como os concorrentes vêem o seu negócio, e de que forma eles se inspiram na sua marca. Com esse estudo “pessoal”, é possível rever o seu planejamento e estratégias adotadas, fazendo mudanças, se e quando necessário.

2- Entenda os seus clientes atuais

Não há forma melhor de entender o cliente em potencial do que analisando os atuais. Afinal, eles já foram captados e podem te ajudar a reter novos leads. Com esse conhecimento, é possível traçar estratégias eficazes de como prospectar o cliente.

Sendo assim, entenda o mercado que a sua marca está inserida, faça uma análise de métricas com base nas suas redes sociais, site, e-commerce e afins e peça uma avaliação de atendimento ao cliente. Este pedido vem acompanhado de um feedback, ajudando você a entender como pode melhorar.

Essa é uma forma de pesquisar com o seu público atual, entendendo como ele se identifica com a empresa. Logo, o seu potencial cliente pode se sentir da mesma forma. Um exemplo disso é a criação de formulários.

3- Preste atenção na concorrência

Saiba e acompanhe a sua concorrência, pois isso te ajudará a reconhecer como o seu negócio é visto no mercado. Essa observação é interessante para compreender melhor como é possível captar o cliente em potencial. A sua concorrência pode contribuir (e muito) para isso.

Ao observar o modelo de negócio da sua concorrência, é possível oferecer melhor o serviço prestado. Afinal, com isso, você identifica quais são as falhas do seu concorrente e como fazer isso da melhor forma. Contudo, antes disso, lembre-se de comparar os perfis do seu negócio e da concorrência, para conferir se existe uma similaridade entre eles.

4- Crie personas

Somente com a definição de uma persona, ou mais de uma, você pode identificar o seu cliente em potencial. A persona nada mais é do que um perfil de cliente ideal para a sua empresa. Ou seja, qual cliente o seu negócio considera como perfeito para captar?

Essa definição também auxilia na hora de montar uma estratégia de captação e fidelização de clientes. Isso porque você tem em mãos as características necessárias para identificar um cliente em potencial – e convertê-lo em venda. Dessa maneira, defina personas para a sua empresa.

Como analisar uma demanda potencial?

É impossível falar sobre um cliente potencial sem mencionar uma demanda potencial. Esse tipo de demanda, também conhecida como potencial de mercado, pode ser entendida como a quantidade de consumidores que uma empresa pode alcançar.

Ou seja, esse termo se refere à capacidade de oferecer produtos/serviços de qualidade e de um bom atendimento ao cliente. Para analisar essa demanda, conheça o seu nicho. Em seguida, saiba qual a média de valores dos produtos, como eles são oferecidos e qual a abordagem utilizada.

Esse tipo de informação pode definir se você consegue alcançar uma boa parte do seu mercado, ou se você é mais seleto com o seu público. Desse modo, é possível definir melhor as suas estratégias de marketing e de vendas.

Conte com o Zoho CRM para conquistar cliente em potencial

Se você deseja identificar o seu potencial cliente, e convertê-lo em venda, conte com o Zoho CRM, a melhor plataforma para gerenciar relacionamentos com o cliente. O Zoho CRM é um software de vendas online, gerenciando, em apenas uma plataforma, o marketing, vendas e atendimento da sua empresa.

Desse modo, ao contar com essa plataforma, você pode identificar com facilidade o seu cliente em potencial, aumentando as chances de conversão em vendas.

Acesse o nosso site oficial e conheça a solução ideal para o seu negócio turbinar as vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas