Estratégias para retenção de leads de qualidade

Nos acompanhe nesta leitura sobre estratégia para retenção de leads e obtenha mais resultados em suas vendas.

Retenção de leads encarrega-se do significado (quase óbvio) de mantê-los fiéis à sua marca e fazê-los continuar comprando. Os clientes são a alma do seu negócio, mas ninguém nunca disse que atraí-los e retê-los era fácil.

Pesquisas mostram que 68% das empresas lutam para gerar leads e não é de admirar o porquê. Para atrair com sucesso um lead, você precisa identificar suas necessidades, descobrir como vender para eles e construir seu desejo pelo seu produto.

Crucialmente, você também precisa se destacar. Especialistas em marketing estimam que as pessoas visualizam entre 4.000 e 10.000 anúncios diariamente, embora a maioria de nós perceba apenas menos de 100.

Portanto, mesmo que os clientes percebam seu anúncio, você ainda precisa se destacar contra cerca de 99 outros para ganhar uma vantagem.

Naturalmente, você precisa de uma estratégia robusta de retenção de leads. É disso que trata este artigo. Boa leitura!

5 Principais estratégias para retenção de leads de qualidade

Algumas estratégias de nutrição para retenção de leads funcionam, e é por isso que resolvemos apresentá-las a você. Confira:

1. Marketing de email

O email marketing é reconhecido como o canal de marketing com maior ROI. Isso se deve em parte ao custo indireto normalmente acessível de executar o marketing por e-mail combinado com a capacidade de automatizar pontos de contato e envolver leads no que parece ser um nível personalizado de humano para humano.

A frequência de seus e-mails de saída é a chave para garantir que você esteja utilizando melhor seus pontos de contato de saída de uma maneira que fará com que leads e clientes convertam.

Em média, é recomendável engajar todos os seus leads e clientes pelo menos uma vez por semana. A utilização de e-mails de saída para grupos específicos e direcionados de leads/clientes permite que sua empresa fique em mente com todos os seus leads/clientes com maior probabilidade de fechar e gerar receita.

Em nosso mundo super estimulado, todos somos constantemente bombardeados com anúncios, ofertas e oportunidades. Torna-se difícil para qualquer empresa transmitir sua mensagem ao público-alvo e garantir que essa mensagem permaneça em mente.

Para combater isso, é recomendável utilizar vários pontos de contato, principalmente aqueles acionados com base no engajamento.

De acordo com pesquisas, são necessários em média de 6 a 8 toques antes que um lead seja convertido. É exatamente por isso que é tão importante envolver continuamente seus leads e clientes existentes regularmente para garantir que você possa criar leads verdadeiramente qualificados para vendas para seus vendedores.

Seus múltiplos pontos de contato podem consistir em uma mistura de e-mails,  conteúdo acionado,  bem como publicações/anúncios sociais, anúncios direcionados, notificações push e outros canais digitais.

Seus vários pontos de contato são um ótimo lugar para tirar proveito da automação de e-mail e da utilização de estratégias de marketing baseadas em contas, dependendo da interação de cada usuário.

Esse tipo de marketing permite uma experiência aparentemente personalizada, criando diferentes séries de conteúdo para acionar diferentes usuários com base nas ações que eles realizam em seu site ou com base nos dados que você coletou anteriormente sobre esse usuário.

Assim, o usuário recebe continuamente conteúdo adicional para garantir que ele continue descendo no funil de vendas.

2. Acompanhamento oportuno para retenção de leads

As chances de um lead entrar no funil de vendas ou se tornar qualificado para vendas são 21 vezes maiores quando esse lead é contatado em cinco minutos, em vez de 30 minutos.

Conectar-se com seus leads no momento em que eles se envolvem com seu conteúdo de marketing é crucial para garantir que seu vendedor tenha a maior probabilidade de fechar esse lead.

Se os vendedores não conseguirem entrar em contato com o lead momentos após o lead se envolver, você poderá implementar e-mails automatizados acionados para ajudar a garantir que todos os leads sejam tocados imediatamente após a conversão por meio de seu conteúdo digital, mantendo esses leads 'quentes'.

3. Estratégias de Personalização

A utilização de estratégias de personalização também pode ajudar a garantir que seus leads/clientes sejam constantemente nutridos e se sintam valorizados à medida que recebem conteúdo que ajuda a atender seus negócios.

Ninguém gosta dessas longas ligações telefônicas quando você fica preso em um loop falando com um robô que não pode atender exatamente às suas necessidades, responder à sua pergunta ou conectar você a um humano real que pode ajudar.

Evite esse sentimento, garantindo que todos os seus pontos de contato, até mesmo seus e-mails automatizados com base no engajamento, pareçam ter sido criados especificamente e apenas para esse lead ou cliente. Este é  um conteúdo personalizado .

Os e-mails personalizados geram mais receita em comparação com e-mails não personalizados. A combinação de personalização com estratégias de marketing baseadas em contas para públicos-alvo pequenos e específicos permite que sua empresa garanta reter uma porcentagem maior de leads e clientes anteriores.

4. Pontuação de Leads

Aproveitar a pontuação de leads é um ótimo método para aprimorar sua estratégia de nutrição de leads e deduzir quem deve receber quais pontos de contato. A pontuação de leads é o processo de atribuir uma pontuação específica por cada ação, engajamento ou ponto de dados a todos os leads e clientes conhecidos.

Isso fornece um sistema de classificação que permite priorizar leads e determinar melhor quem é um lead quente versus um lead frio. Compreender seus clientes em potencial, suas ações anteriores e suas necessidades com base em sua pontuação garante que você esteja melhorando a probabilidade de fechar negócios.

5. Programas de fidelidade para retenção de clientes

Os programas de fidelidade são uma combinação de várias táticas comprovadas de nutrição de leads. Você pode utilizar a pontuação de leads para deduzir quais leads e clientes são suas contas-chave com maior probabilidade de conversão.

Com esses contatos definidos como seu público-alvo, você pode fornecer um ponto de contato personalizado com uma oferta especial para esse pequeno grupo de contas-chave.

Como  65%  dos negócios de uma empresa vêm de clientes existentes, entender e utilizar táticas bem-sucedidas de nutrição de leads é vital para a lucratividade de uma empresa.

Com um banco de dados saudável e pontuação de leads, você pode utilizar as estratégias acima para garantir que todos os seus leads e clientes sejam continuamente nutridos e engajados ao longo do funil de vendas para garantir que você continue fechando o maior número possível de negócios.

Zoho CRM permite que você tenha todas as informações em um só lugar. Com o CRM, você irá fazer a gestão de leads corretamente, do início ao fim. Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas