Benefícios do Sistema de Automação para empresas

A implantação de um sistema de automação para empresas é o maior representante de crescimento para seu negócio. Um software de CRM possui métodos de manutenção de registros, como planilhas, que podem ajudar a escalar seus negócios. Uma ferramenta de CRM não só ajuda o seu negócio a crescer, mas também torna a sua vida muito mais fácil.

As coisas ficam complexas quando sua lista de contatos cresce. Torna-se muito complicado rastrear suas informações de prospect quando você está lidando com muitos dados em seu CRM e sua equipe precisa atualizar e confiar neles.

Então, como manter seu sistema de CRM super eficiente enquanto sua lista de contatos cresce? A resposta é através de um sistema de automação, neste caso, de CRM.

Neste artigo, ajudaremos você a melhorar a eficiência usando um software de CRM automatizado. Boa leitura!

Sistema de automação para empresas: o que é automação de CRM?

A automação de CRM é o processo de automatizar todas as tarefas importantes e repetitivas em seu sistema de gerenciamento do cliente para otimizar seus processos e aumentar a produtividade.

A automação de CRM (sistema de automação) ajuda a otimizar os processos de marketing e vendas. Ele ajuda a automatizar tarefas como gerenciamento de campanhas de marketing por e-mail, escolha de modelos, sincronização de dados, agendamento de chamadas e qualificação de leads. Também ajuda a facilitar a comunicação entre diferentes equipes de marketing e vendas.

Automação de Marketing vs. Automação de CRM

O software de automação de marketing e osoftware de CRM automatizado servem a propósitos diferentes. A principal diferença é que a automação de marketing é usada principalmente para atividades de marketing, enquanto um sistema de CRM automatizado é usado principalmente para vendas. Ambos os tipos de software podem ser mais eficazes quando usados ​​juntos.

O software de automação de marketing ajuda as equipes de marketing a fornecer diferentes campanhas de marketing. Isso os ajuda a atrair clientes em potencial por meio da entrega automatizada de conteúdo e criar tráfego direcionado que as equipes de vendas podem aproveitar. Portanto, o software de automação de marketing ajuda a simplificar o processo de nutrição de leads. Quando um lead é qualificado, o software de CRM integrado pode ajudar sua equipe de vendas a fechar o negócio mais rapidamente.

Por outro lado, o software de sistema de automação de CRM ajuda as equipes de vendas e atendimento ao cliente a rastrear seu envolvimento com os clientes. Ele ajuda na entrada automatizada de dados, na configuração de campanhas de e-mail personalizadas e no registro automático de todas as interações com o cliente.

Benefícios do Sistema de Automação CRM

A automação de CRM capacita suas equipes de vendas e marketing, e aqui estão algumas maneiras de ajudar a melhorar seus negócios:

  • Veja o panorama geral: a automação de CRM permite extrair dados automaticamente de várias fontes e realizar campanhas de vendas e marketing com eficiência. Dados precisos ajudam a obter insights poderosos durante a tomada de decisões complexas.
  • Aumente a produtividade da equipe: a automação do CRM permite agilizar e gerenciar todas as suas tarefas com apenas um clique. Ele permite que suas equipes de vendas e marketing se concentrem em trabalhos mais importantes, como nutrição e geração de leads, em vez de entrada de dados.
  • Aumente a satisfação do cliente: as ferramentas de automação de CRM ajudam a integrar-se perfeitamente aos chatbots para atendimento ao cliente. Os chatbots ajudam na resolução rápida dos problemas dos clientes com uma ação adequada.
  • Reduza seus ciclos de vendas: um sistema de CRM automatizado permite que você use seus dados de uma maneira melhor. Ele ajuda a encurtar seus ciclos de vendas gerenciando tarefas como pontuação de leads, pesquisa de prospects e geração de cotações.
  • Aprimore seu pipeline:como os CRMs automatizados ajudam suas equipes de vendas a acompanhar os clientes em potencial com muito mais rapidez, eles gerarão mais MQLs (leads qualificados de marketing) e SQLs (leads qualificados de vendas) com taxas de qualificação aprimoradas.
  • Melhore o envolvimento com os clientes: a automação no CRM oferece maior precisão de dados de várias fontes que, eventualmente, permitem que você ofereça interações de vendas mais personalizadas com seus clientes.

Tipos de sistemas de automação de CRM:

Existem três tipos de ferramentas de automação de CRM com base em sua funcionalidade:

  • Ferramentas analíticas de automação de CRM: essas ferramentas coletam e processam grandes volumes de dados. Eles ajudam as equipes de vendas na tomada de decisões orientadas por dados, fornecendo relatórios e análises detalhados.
  • Ferramentas de automação de CRM operacional: essas ferramentas oferecem recursos de automação para equipes de vendas e marketing. Eles permitem que os usuários rastreiem a atividade do cliente usando recursos como pontuação de leads, automação de e-mail e gerenciamento de leads.
  • Ferramentas de automação de CRM colaborativo: essas ferramentas são focadas principalmente na experiência do cliente e são adequadas para organizações que lidam com colaboração em equipe, previsão e análise de dados.

Principais funções do CRM automatizado

Embora não haja limite para o que uma ferramenta de automação de marketing de CRM pode ajudá-lo a alcançar, aqui estão suas cinco funções principais.

  • Gerenciamento de leads: essa função ajuda você a acompanhar todas as atividades de seus leads e permite que sua equipe de vendas permaneça atualizada sobre os dados atuais e o status dos leads. Inclui geração de leads, identificação de leads, pontuação de leads, rastreamento de leads e gerenciamento de pipeline.
  • Gerenciamento de contatos: esse recurso ajuda você a gerenciar os dados de contato de seus clientes com detalhes como nome, e-mail, designação e perfis sociais. Ele permite fácil acesso aos dados do cliente e permite uma resposta rápida às consultas de pesquisa.
  • Integrações de terceiros: essa função ajuda seu sistema de automaçãoCRM a se integrar a outras ferramentas, como ferramentas de gerenciamento de projetos, sistemas de e-mail e calendários. Ele ajuda suas equipes de vendas com a colaboração em toda a empresa e garante que todas as interações com os clientes estejam disponíveis em um só lugar.
  • Relatórios e análises: esta função ajuda você a otimizar seus processos de vendas e permite a tomada de decisões orientada por dados. Ele ajuda a fornecer relatórios úteis para seus processos importantes, como análise de desempenho de vendas e previsão de vendas.
  • Gerenciamento de documentos: essa função é fundamental para a automação do CRM, pois os processos de vendas envolvem muitos documentos, como modelos de vendas, cotações, contratos e faturas. É importante armazenar todos os documentos em um local onde a equipe de vendas possa acessá-los, carregá-los e compartilhá-los.

Como configurar o Sistema de Automação de CRM?

Por fim, vamos ver quais processos você precisará para começar a automatizar seu CRM. Aqui estão algumas recomendações.

  • Use envios de formulários on-line para novas entradas de CRM:para clientes em potencial que preenchem formulários no site da sua empresa, habilite o fluxo automático dessas informações em seu CRM.
  • Categorize os contatos em listas de e-mail específicas: uma lista de contatos única e grande é difícil de lidar. Configure um fluxo de trabalho para categorizar e sincronizar automaticamente seus contatos com listas de e-mail adequadas com base em interações anteriores com eles.
  • Envolva-se com novos contatos: configure campanhas automáticas de boas-vindas para criar engajamento e relacionamento com clientes em potencial.
  • Configure lembretes de acompanhamento: configure lembretes automáticos para acompanhar ou se envolver periodicamente com clientes em potencial e clientes.

Sistema de Automação CRM de vendas

Se perguntarmos a você – você precisa de um sistema de automaçãoCRM – sua resposta provavelmente seria um “sim”. Mas as áreas de automação dependem inteiramente do seu tipo de negócio e da interação com o cliente.

A automação de CRM auxilia em áreas como vendas, marketing e atendimento ao cliente, seja por meio de uma ferramenta de CRM robusta ou por meio de sistemas integrados.

Além do CRM automatizado, você pode levar seus processos de vendas a novos patamares com inteligência artificial (IA).

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em automação para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas