O CRM perfeito para seu pequeno negócio

Um CRM não é apenas para grandes corporações: uma ferramenta como o Bigin, por exemplo, tem foco nas pequenas empresas, tornando o relacionamento com os clientes mais simples e prático. 

Neste artigo, vamos mostrar a você como é possível deixar as planilhas de lado ou simplesmente substituir antigas ferramentas de vendas para transformar os processos diários das pequenas empresas com um CRM fácil de trabalhar - e que vai otimizar as operações do seu pequeno negócio, confira! 

O que é um CRM para pequeno negócio? 

CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É essencialmente um software que armazena e organiza os dados dos clientes  de forma centralizada. 

 Com uma plataforma de CRM, você pode revisar todas as interações anteriores e manter a equipe atualizada antes de entrar em contato com os clientes, proporcionando uma melhor experiência e tornando cada interação mais intencional e pessoal.

Mas será que meu pequeno negócio realmente precisa de um CRM? 

Oferecer excelentes experiências ao cliente continua sendo importante para empresas de todos os tamanhos, especialmente considerando que 40% dos consumidores deixaram de fazer negócios com uma determinada marca, por exemplo, devido ao mau atendimento ao cliente em 2020. Assim, ter um sistema de CRM pode melhorar e otimizar o desempenho de um pequeno negócio.

 É importante observar que, embora um CRM possa tornar seu negócio mais eficiente, ele deve ser usado da maneira certa. Os CRMs para pequenas empresas podem se concentrar muito estritamente no gerenciamento e geração de leads ou vendas.

Isso facilita o rastreamento de dados e a personalização de toda a experiência do cliente, o que melhora as vendas e a receita e aumenta a fidelidade do cliente.

Melhor ainda, seu software de CRM ideal fará mais do que apenas acompanhar as vendas. Ele deve conectar suas equipes para fornecer uma visão completa de todas as interações com os consumidores. 

Com o Bigin, você pode criar sua própria ferramenta de gerenciamento de pipeline de vendas que funciona perfeitamente com integrações de terceiros para ajudá-lo a administrar tudo. 

Recursos de um sistema de CRM para pequeno negócio 

Antes de abordarmos quatro recursos essenciais de um CRM para pequeno negócio — todos disponíveis na plataforma Zoho Bigin —, é importante listar alguns dos recursos básicos do CRM. Acompanhe:

  • Gerenciamento de contatos
  • Automação de vendas
  • Gerenciamento de leads
  • Inteligência de negócios e relatórios
  • Conversa de interação com o cliente

Agora, veja os diferenciais das funcionalidades do Bigin que podem ajudá-lo a obter vantagens competitivas para a sua pequena empresa:

1. Integrações com outras ferramentas

Para criar uma única fonte de verdade para a estratégia de vendas da sua empresa, você precisará trazer todas as suas outras ferramentas para a plataforma de CRM . As integrações de ferramentas compilam tudo em um único aplicativo, economizando tempo de alternar entre as janelas.

Com o Bigin, você encontrará integrações com diversos aplicativos que sua equipe já usa, como as ferramentas da Zoho (Zoho Flow, Desk, Campaigns, Meeting, Forms, entre outros), apps do Google, Microsoft Office 365, Zapier, Mailchimp e muito mais. 

2. Automação do fluxo de trabalho

A automação do fluxo de trabalho está no centro de um CRM eficaz para pequeno negócio. Veja como: 

  • Notifique um representante de vendas quando a empresa receber um novo lead;
  • Configure lembretes de tarefas recorrentes para atividades em andamento;
  • Crie lembretes de acompanhamento após um determinado período de tempo;
  • Envie um e-mail de boas-vindas a um novo cliente em potencial;
  • Atualize o status de um item em uma determinada data;
  • Você pode até criar sequências de contato automatizadas para cada lead, prospect e cliente. 

3. Comunicação personalizada 

Uma boa ferramenta de CRM vai além do simples gerenciamento de leads. Deve promover uma comunicação personalizada entre sua empresa e clientes em todas as oportunidades possíveis.

Um forte gerenciamento de contatos rastreia tudo sobre as interações de um cliente com sua empresa ao longo do tempo. Isso permite incluir dados e informações, seu método preferido de contato e a última vez que a empresa interagiu com eles.

Quando você acompanha o relacionamento com o cliente de perto, fica mais fácil fornecer uma experiência perfeita para cada cliente. Qualquer membro da equipe, seja em vendas, marketing ou atendimento ao cliente, pode continuar exatamente de onde um funcionário anterior parou — mesmo que nunca tenha falado com esse cliente antes.

4. Gerenciamento de pipeline 

Você precisa de uma plataforma que o ajude a visualizar facilmente seu processo de vendas para que você possa identificar exatamente onde um cliente em potencial está na jornada de compras.

Depois de obter essas informações, você pode usá-las para rastrear clientes, automatizar notificações para representantes de vendas e adaptar sua comunicação para acompanhamento ou suporte aos consumidores. 

Você pode criar uma solução de CRM personalizada na plataforma Bigin para atender perfeitamente às necessidades do seu pequeno negócio e de seus clientes. Com integrações de ferramentas, automação de fluxo de trabalho e comunicação personalizada disponíveis em uma única interface, seu CRM pode se adaptar para corresponder ao seu processo de vendas em sua totalidade.

Acesse e teste gratuitamente o Zoho Bigin!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas