10 Métricas de vendas para acompanhar

As métricas de vendas são usadas em uma empresa para acompanhar o seu desempenho. Então, descubra 10 opções para usar no seu negócio!

Em um negócio, é necessário acompanhar o desempenho do seu negócio, e para isso existem métricas de vendas. Elas servem para trazer uma visão mais clara e ampla da empresa, o que auxilia na definição de objetivos.

Por isso, o investimento em métricas de vendas é necessário para adotar estratégias eficazes para o seu negócio. Conheça 10 opções para acompanhar em sua organização.

O que é uma métrica de venda?

Inicialmente, é importante que você entenda o que é uma métrica de venda. Essas métricas, também chamadas de KPIs de vendas, podem ser definidas como ferramentas de análise em uma empresa. Por isso, elas são utilizadas para identificar se os objetivos foram ou não alcançados.

Os KPIs, Key Performance Indicators, podem mensurar como está o andamento do processo de vendas, as receitas, oportunidades, taxa de conversão e demais dados. Dessa maneira, vemos que os KPIs são primordiais para um planejamento estratégico bem estruturado.

Na prática, as métricas de vendassão recomendadas para todo tipo de estratégia, sendo as mais conhecidas as que acompanham o ticket médio, a taxa de conversão e o custo de aquisição de cliente.

Por que investir em métricas de vendas?

Investir em métricas de vendasna sua empresa é uma prática que deve ser frequente, afinal, isso é essencial para analisar, de modo coerente, o atual cenário do negócio. Dessa forma, é possível tomar decisões assertivas sobre os próximos passos.

Nesse sentido, acompanhar métricas de vendas é importante para te ajudar a melhorar o desempenho da empresa. Além disso, saiba que utilizar uma única métrica não é suficiente. É preciso ter como aliada uma diversidade de métricas, analisando cada quesito e setor do seu negócio.

Principais métricas de vendas

Você pode utilizar diversos tipos de métricas de vendas, sendo que cada uma delas possui o seu objetivo, auxiliando diferentes setores da sua maneira. O uso das métricas varia de acordo com a sua finalidade, e por isso, você deve conhecer as principais opções antes de investir em alguma.

Dessa maneira, conheça a seguir 10 principais métricas de vendasque o seu negócio pode investir.

1. Quantidade de oportunidades abertas

Como o nome já nos propõe, essa métrica visa quantificar o número de oportunidades de vendas que estão abertas e quais foram perdidas. Assim, o seu objetivo é mostrar os leads do funil de vendas e qual o atual nível de aproveitamento. Ao notar alguma inconformidade, você pode adotar as estratégias necessárias para melhorar a captação de vendas.

2. Oportunidades encerradas

Essa é uma métrica importante para mensurar como está o desempenho dos profissionais e da equipe de vendas. Com isso, você pode avaliar os principais motivos que levaram um cliente a desistir ou estagnar no funil de vendas. Portanto, com essa métrica, é possível medir a eficiência dos profissionais da empresa.

3. Ticket médio

A métrica de ticket médio serve para mensurar a renda gerada por cada vendedor para a empresa. Para medir esse quesito, você deve somar o faturamento e a quantidade de pedidos, obtendo, então, uma média de gastos. Com um ticket médio baixo, isso significa que, mesmo com muitas vendas, os seus produtos têm baixo lucro.

4. CAC – Custo de Aquisição por Cliente

O CAC calcula o investimento necessário para fazer com que um cliente efetue uma compra na sua empresa. Nessa métrica, você deve incluir os custos operacionais, recursos de marketing, treinamento, comissões dos funcionários e afins. Com o montante encontrado, você divide esse número pela quantidade de clientes que fecharam uma venda.

5. LTV – Lifetime Value

O LTV é uma métrica usada para mensurar o lucro de cada cliente para o seu negócio. Assim, o LTV pode ser entendido como o faturamento total de compras do cliente. Essa é uma maneira interessante de investir em estratégias mais eficientes para o desempenho da empresa.

6. ROI – Retorno sobre Investimento

O ROI se trata de um cálculo usado para entender o retorno financeiro da empresa, em comparação com os investimentos realizados para gerar uma venda. Assim, saiba que essa métrica costuma ser utilizada para o setor de marketing e de vendas.

7. MRR – Receita Recorrente Mensal

O MRR é uma métrica a curto prazo, a fim de analisar a média de faturamento por mês que é obtida pelos clientes que adquiriram algum produto em um determinado período. Você pode medir receitas novas e receitas perdidas com churn.

8. Tempo médio de venda

Você precisa saber qual o tempo médio utilizado por uma equipe para concluir a venda. Ou seja, em quanto tempo o seu setor de vendas consegue fechar um negócio? Se você encontrar um tempo muito longo, é necessário otimizar esse processo de vendas.

9. Tempo de resposta

Nessa métrica, você analisa o tempo de envio de resposta ao lead. Um lead ou potencial cliente deve receber, o mais rápido possível, uma resposta da sua empresa. Logo, essa métrica é primordial para ajustar esse momento do processo de vendas.

10. Taxa de follow up

Por fim, a última métrica que trouxemos é a taxa de follow up, em que analisa os follow ups agendados pela sua equipe – e quantos têm como resultado uma venda fechada. Em resumo, essa métrica serve para medir quantos contatos são necessários para convencer o cliente a fechar a compra.

Conte com o Zoho CRM para melhorar suas métricas de vendas

Se você quer melhorar as métricas de vendasde seu negócio, o Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa! Conheça nossas soluções, pois a Zoho garante resultados para o seu negócio.

O Zoho CRM é um software online que gerencia o seu relacionamento com os clientes, lidando com as vendas, suporte e marketing do negócio em um só sistema. Por isso, o Zoho CRM é a melhor solução para a sua empresa!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas