Tendências do recrutamento para 2022

Quer saber mais sobre as tendências do recrutamento para este ano? Continue lendo o artigo que preparamos!

Nosso ambiente de trabalho mudou drasticamente nos últimos dois anos. A pandemia forçou muitos de nós ao confinamento e tivemos que criar rapidamente novas maneiras de manter nossas organizações funcionando. Ao fazer isso, acabamos criando soluções mais eficientes que aumentam a produtividade, melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e criam mais valor.

À medida que entramos em 2022, estamos avançando em muitas mudanças que mudam o jogo. Aqui estão as 10 principais tendências de contratação que as PMEs devem considerar nesta nova era de trabalho híbrido.

O recrutamento é altamente orientado pelo candidato

Com as grandes demissões em 2021, há muitas vagas em aberto e menos candidatos qualificados, o que significa que as empresas estão olhando e não o contrário. Os candidatos a emprego têm mais opções para aceitar cargos e tendem a receber melhores benefícios, como flexibilidade remota, trabalho híbrido e forte compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão. Isso também significa que os candidatos têm vantagem na negociação de salários e, como podem ser mais seletivos, as organizações devem trabalhar mais para atender às suas demandas.

O recrutamento remoto veio para ficar

Se há um grande benefício que o setor de recrutamentopode obter com a pandemia, é a capacidade de recrutar remotamente. Mais candidatos estão procurando oportunidades de trabalho híbridas, e o recrutamentoremoto permite que os gerentes de contratação lancem uma rede mais ampla para encontrar candidatos de qualidade. Sem mencionar que o recrutamento remoto economiza tempo, reduz os custos de recrutamentoe permite que os candidatos sejam selecionados de maneira mais eficiente.

Automação e IA são essenciais

A tecnologia de recrutamentotraz novas soluções interessantes para encontrar, atrair, desenvolver e atrair talentos. No mercado de trabalho atual, quando se trata de recrutar os melhores talentos, o tempo de contratação fará uma grande diferença. A automação e a IApodem concluir tarefas de recrutamento mundanas, liberando o tempo das equipes para se concentrarem em coisas que exigem mais intervenção humana. Também simplifica o processo de recrutamento, tornando-o mais eficiente, eliminando preconceitos e aumentando o engajamento dos candidatos.

Soluções como o Zoho Recruit podem analisar currículos, selecionar candidatos com base em seus requisitos, processar avaliações e classificar os melhores candidatos para que você saiba com quem entrar em contato primeiro. Nossos chatbots podem efetivamente envolver os candidatos em vários pontos de contato, melhorando as principais métricas de recrutamento, como tempo de contratação, qualidade da contratação e custo da contratação.

As decisões de contratação são apoiadas por análises

A IA usa dados anteriores para analisar métricas de contratação. Assim como o marketing de consumo, as campanhas de recrutamentodigital também podem fornecer informações sobre o potencial conjunto de talentos. Por meio de análises, os recrutadores podem desenvolver estratégias de recrutamentomais eficazes e encontrar, entrevistar e avaliar melhor os candidatos.

Por exemplo, sua equipe pode obter informações sobre onde publicar vagas para obter as melhores taxas de resposta, quais plataformas oferecem os melhores candidatos para a vaga e até obter informações mais detalhadas sobre quais candidatos são os melhores para uma vaga e porquê.

Todos esses dados também ajudarão na análise de lacunas de habilidades, planejamento da força de trabalho, avaliações de desempenho e retenção de funcionários depois que os principais candidatos se tornarem parte de sua força de trabalho.

Melhores propostas de valor para os funcionários, melhores contratações

Hoje, os candidatos a emprego estão procurando mais do que apenas salário. Como eles podem escolher os empregadores com os quais desejam investir seu tempo, é mais provável que avaliem a reputação de uma empresa, e a internet permite que eles façam mais pesquisas.

A cultura da sua empresa determina se os candidatos escolherão você em vez de seus concorrentes. Diferencie seu local de trabalho, diferencie sua proposta de valor para funcionários e encontre candidatos que se encaixem ou acrescentem ao ambiente de trabalho que você cria.

Certifique-se de que seu site de carreira reflita seus principais valores, cultura e diversidade. Fornecer um plano de carreira claro e orientar os candidatos para as oportunidades mais relevantes para eles. Por fim, use opções como o Express Apply para facilitar ao máximo as pessoas que se deparam com sua vaga para enviar uma inscrição.

Diversidade e inclusão são grandes prioridades

Os candidatos agora procuram empresas com valores semelhantes que permaneçam comprometidas com suas políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). A contratação de pessoas de diversas origens culturais e socioeconômicas é fundamental. Acontece que organizações mais diversificadas são mais criativas e produtivas porque pessoas de diferentes origens tendem a usar suas experiências compartilhadas para desenvolver soluções mais fortes para os problemas.

Os recrutadores estão procurando candidatos passivos

Os candidatos que "não estão procurando trabalho ativamente" são candidatos passivos. Se eles mudarem, muitas vezes acabam sendo melhores funcionários porque não estão apenas interessados ​​em deixar seu empregador atual; eles escolhem você por causa de sua marca empregadora única ou uma oportunidade verdadeiramente emocionante. Encontrar candidatos passivos é mais sobre construir relacionamentos com os candidatos ao longo do tempo, à medida que aprendem mais sobre por que devem considerar mudar de emprego.

Crie um pool de talentos de várias fontes, como mecanismos de busca de emprego, seguidores de mídia social, referências e até clientes, e forneça a eles informações da empresa, como oportunidades de emprego, eventos, projetos e muito mais. Isso expandirá muito seu pool de talentos.

A Geração Z está entrando no mercado de trabalho

Os candidatos que "não estão procurando trabalho ativamente" são candidatos passivos. Se eles mudarem, muitas vezes acabam sendo melhores funcionários porque não estão apenas interessados ​​em deixar seu empregador atual; eles escolhem você por causa de sua marca empregadora única ou uma oportunidade verdadeiramente emocionante.

Encontrar candidatos passivos é mais sobre construir relacionamentos com os candidatos ao longo do tempo, à medida que aprendem mais sobre por que devem considerar mudar de emprego.

Crie um pool de talentos de várias fontes, como mecanismos de busca de emprego, seguidores de mídia social, referências e até clientes, e forneça a eles informações da empresa, como oportunidades de emprego, eventos, projetos e muito mais. Isso expandirá muito seu pool de talentos.

O recrutamento de mídia social é mais proeminente

Mais pessoas estão ativas nas mídias sociais devido à pandemia, e as empresas agora estão usando para se conectar com candidatos durante e fora dos ciclos de contratação. As mídias sociais também podem ser usadas para criar uma forte proposta de valor para os funcionários, mostrar sua cultura e construir a defesa da marca compartilhando histórias de funcionários.

A Gig Economy está prosperando

Embora a economia gig tenha crescido antes, a pandemia levou mais pessoas a considerar o trabalho temporário de curto prazo como um meio de renda flexível e estável. As empresas agora estão contratando com mais frequência do que nunca trabalhadores temporários que fornecerão trabalho de alto impacto sem passar por um processo completo de contratação.

Olhando para frente

As pessoas estão agora mais conscientes das questões socioeconômicas, cultura de trabalho e burnout. Se os candidatos a emprego vão passar pelo incômodo de encontrar um emprego, eles querem ter certeza de que criam valor para o que realmente acreditam e que a empresa se preocupa com suas necessidades em troca. Em um mercado orientado por candidatos, é importante estar a par das tecnologias mais recentes, desenvolver estratégias de recrutamentoeficazes e divulgar-se como a organização para a qual os candidatos desejam trabalhar.

Acesse nossa plataforma Zoho Bigin e confira nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas