Formas de superar os desafios do recrutamento digital

Sabemos que no recrutamento digitalexistem alguns desafios que as vezes podem ser mais complicados. Aqui falaremos de como superá-los!

Com mais de 7 milhões de vagas de emprego e uma taxa de desemprego de 3,6%, o mercado de trabalho dos EUA continua a favorecer fortemente os candidatos. Os candidatos a emprego não apenas têm mais flexibilidade para escolher onde trabalhar, mas também podem acessar oportunidades de carreira sob demanda por meio de uma variedade de quadros de empregos, comunidades, canais de mídia social e outros recursos online.

Mas para os empregadores, milhões de vagas abertas são uma dor de cabeça para o RH. Mesmo com a proliferação de ferramentas de recrutamento digital, o recrutamento não é tão fácil quanto você poderia esperar no século 21.

Na verdade, encontrar candidatos qualificados é mais desafiador, complexo e demorado. Enquanto o desemprego recorde e uma controversa lacuna de habilidades se aproxima, o que exatamente está impedindo a contratação?

Procuramos respostas diretamente na fonte, pesquisando 575 empregadores dos EUA em mais de 50 indústrias. Perguntamos a eles sobre o desafio nº 1 ao contratar por meio de quadros de empregos, sites ou comunidades online.

Aqui estão as cinco principais respostas, juntamente com alguns conselhos para enfrentar cada desafio.

1º Desafio: Muitos candidatos irrelevantes ou subqualificados

53,5% dos entrevistados disseram que não receberam inscrições relevantes suficientes ou candidatos qualificados. As respostas ecoam relatos de uma crescente lacuna de habilidades e levantam questões: os empregadores estão definindo expectativas irreais dos candidatos? Os requisitos de trabalho listados em seu anúncio de trabalho não estão claros?

No entanto, um olhar mais atento aos dados da pesquisa revelou outro culpado. Mais da metade dos empregadores classificam aplicativos irrelevantes ou abaixo do padrão como seu principal desafio e priorizam a publicidade em quadros de empregos. Essas plataformas lançam uma ampla rede, mas são a maneira mais eficiente de recrutar?

A Solução: Pense na qualidade sobre a quantidade

Evite confusão e restrinja sua pesquisa a um setor específico ou quadro de empregos de nicho. Por exemplo, se você estiver procurando por desenvolvedores de software, publique seu anúncio em um quadro de empregos destinado a profissionais de tecnologia.

Usando essa abordagem, você receberá menos candidatos, mas candidatos de maior qualidade - economizando tempo, reduzindo custos e permitindo que você se concentre em outras tarefas de valor agregado. Se os candidatos não qualificados continuarem desaparecendo, as ferramentas de triagem de currículo com inteligência artificial podem ajudar a automatizar parte do processo e aliviar sua carga.

2º Desafio: Falta de talento local no recrutamento digital

20,8% dos empregadores dizem ter dificuldade em encontrar talentos qualificados em seu campo. Embora isso se deva em parte à falta de talentos qualificados – ponto final – os empregadores podem ter que ajustar suas expectativas e ser mais flexíveis.

A solução: ser flexível

Um mercado de trabalho competitivo exige que você busque talentos fora do seu próprio quintal. Considere contratar uma equipe distribuída e atrair candidatos qualificados que podem ignorar seus anúncios por motivos geográficos, oferecendo acordos flexíveis de trabalho em casa ou até mesmo assistência de realocação. Mas se isso não for viável, aprimore suas habilidades de pesquisa booleana para gerar resultados altamente relevantes ao usar ferramentas de pesquisa de currículo online.

3º Desafio: menos candidatos

Dos empregadores pesquisados, 11,5% disseram que seu principal desafio de recrutamento digitalfoi a falta de candidatos a emprego. É outro sinal de escassez de talentos e um mercado de trabalho apertado, mas também um sinal de que os gerentes de RH podem se beneficiar da expansão de seu kit de ferramentas de recrutamento.

A solução: diversifique seus recursos no recrutamento digital

Embora o mantra da "qualidade sobre a quantidade" ainda se aplique, se você procurar no lugar errado, não encontrará o candidato ideal. Melhore suas chances de atrair unicórnios diversificando sua caixa de ferramentas de recrutamento digital. Teste cada função para recrutar diferentes perfis de candidatos.

Depois de entender quais fontes são mais eficazes para atrair determinados tipos de candidatos, você pode priorizar onde anunciar. Por exemplo, você pode descobrir que a mídia social é eficaz para encontrar candidatos iniciantes, enquanto os quadros de empregos de nicho são melhores para atrair talentos experientes e focados na carreira.

4º Desafio: Fantasma

Mais de 10% dos empregadores dizem que seu maior desafio de recrutamento digital é ser “mascarado” por candidatos que não aparecem para entrevistas ou não respondem às suas comunicações.

Isso não é surpreendente, pois o mercado de hoje oferece aos candidatos a emprego mais liberdade na escolha de quais oportunidades e quando buscar. Os candidatos encontraram pouco impacto em participar de uma entrevista ou enviar o gerente de contratação diretamente para o correio de voz. Para os empregadores, no entanto, o ghosting de candidatos é frustrante, desperdiça recursos valiosos e pode atrasar significativamente os planos de contratação.

A Solução: Comunique-se com clareza e frequência

Use suas melhores estratégias de marketing de recrutamento digitalpara atrair candidatos no topo do funil e alimentá-los a cada passo do caminho. Forneça a eles conteúdo útil sobre sua empresa, suas posições em aberto, sua cultura no local de trabalho e até conselhos de carreira. Seja educado, gentil e prestativo, e os candidatos são mais propensos a serem mais receptivos.

5º Desafio: anúncios de emprego abaixo da média

Por fim, 2,1% dos empregadores dizem que têm mais dificuldade em escrever anúncios fortes para obter uma resposta. Não contamos mais com anúncios de "emprego" de cinco linhas em jornais locais para atrair candidatos - os mais sofisticados quadros de empregos e ferramentas de recrutamento digital de hoje usam algoritmos de correspondência de candidatos para conectar proativamente os melhores talentos com os empregadores.

Mas sem uma descrição extensa e palavras-chave bem escolhidas, o candidato certo terá dificuldade em encontrar você.

A solução: criar descrições de cargos mais ricas

Descreva suas posições abertas com o máximo de detalhes possível e especifique habilidades relevantes para melhorar suas chances de ser encontrado em quadros de empregos, mecanismos de pesquisa ou outras ferramentas online.

Além disso, use seu anúncio para destacar como é trabalhar na sua empresa. Que tipos de benefícios exclusivos você oferece? Como é o ambiente do seu escritório? Esses detalhes podem ser pontos-chave de venda para candidatos pendentes e apoiar seus esforços gerais de marketing de recrutamento digital.

O que achou deste artigo? Para mais conteúdos como este, continue nos acompanhando. Aproveite para utilizar a ferramenta Zoho Bigin para ajudar no processo de recrutamento digital.

Acesse e confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas