Aumento da produtividade: maneiras de evitar distrações no trabalho

Se você busca por um aumento da produtividade no trabalho, não deixe de conferir as dicas que separamos! Boa leitura!

Em um mundo ideal, o escritório seria uma zona Zen onde você faz o seu melhor trabalho, mas a realidade é que é mais um campo minado de distração. De colegas tagarelas a notificações por e-mail, invasões espreitam em cada esquina, ameaçando o aumento da produtividade.

Toda vez que nos distraímos, pagamos pelo tempo perdido. "Leva uma média de 23 minutos e 15 segundos para voltar ao trabalho", disse Gloria Mark, professora da Universidade da Califórnia, em Irvine, cuja pesquisa foi interrompida.

Então, como podemos parar a disrupção e gerenciar melhor nosso tempo? Abaixo, detalharei 15 maneiras de evitar distrações e focar no seu trabalho.

1. Comece com uma lista de tarefas

Enquanto vivemos em uma era tecnologicamente avançada, a antiquada lista de tarefas não está desatualizada. Pesquisas mostram que quando você tem um plano de ação escrito, você trabalha o aumento da produtividade e seu cérebro não está sobrecarregado.

Então, antes de começar a trabalhar, planeje seu dia fazendo uma lista de todas as tarefas que você precisa realizar. A partir daí, priorize cada tarefa; você pode usar o método ABC para fazer isso. Dessa forma, quando você estiver distraído, uma olhada na sua lista de tarefas o ajudará a voltar aos trilhos.

2. Defina uma meta diária e revise-a com frequência

Lembrar-se de seus objetivos mais importantes para o dia garantirá que você aproveite ao máximo seu tempo. A pesquisa mostra que é mais provável que você permaneça comprometido e tenha sucesso quando se concentra em um objetivo em vez de em vários objetivos. Se você usa o Serene, pode definir uma única meta para o dia e revisitá-la rapidamente para garantir que a atingiu.

3. Pare de tentar ser multitarefa

A ciência mostrou repetidamente que tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo prejudica o aumento da produtividadee, em última análise, nossa capacidade de foco. Um estudo de 2009 da Universidade de Stanford descobriu que multitarefas com muita mídia tinham dificuldade em filtrar distrações ao testar suas habilidades cognitivas. Um exemplo de multitarefa de mídia é percorrer o Instagram enquanto assiste TV. Os pesquisadores não têm certeza se essas multitarefas pesadas são inerentemente incapazes de prestar atenção, ou se suas multitarefas pesadas dificultam sua capacidade de fazê-lo.

4. Silencie seu telefone para aumento da produtividade

Não basta colocar o telefone no modo de vibração, pois ouvir o zumbido do telefone pode distraí-lo e afetar seu desempenho. Existe até um fenômeno conhecido como síndrome da vibração alucinatória, em que manter o telefone no bolso faz com que seu cérebro pense que você o está sentindo vibrando, especialmente quando está ansioso ou esperando uma ligação. Para evitar distrações, coloque o telefone no modo silencioso e mantenha-o fora de vista.

Como silenciar seu telefone manualmente - modo não perturbe

Para concentração máxima, coloque seu telefone no modo Não perturbe; dessa forma, se você receber uma notificação, seu telefone nem acenderá e o distrairá.

● Para fazer isso em um iPhone, deslize para cima na tela inicial e toque no ícone da lua crescente.

● Para fazer isso em um telefone Android, vá para Configurações> Som> Não perturbe.

Em caso de emergência, defina as configurações do modo Não perturbe do seu telefone para que as pessoas ainda possam entrar em contato com você se forem um contato importante ou ligarem duas vezes seguidas.

Como silenciar automaticamente seu telefone quando você “fica sereno”

É um incômodo lembrar de colocar o telefone no modo Não perturbe e retirá-lo novamente quando terminar de trabalhar. Em vez disso, você pode usar um aplicativo para automatizar esse processo. Dessa forma, toda vez que você "Mantenha a calma" em nosso aplicativo de desktop, seu telefone mudará automaticamente para o modo "Não perturbe" para que você possa trabalhar sem ser incomodado.

5. Guarde seu telefone

Um estudo da Universidade do Texas em Austin descobriu que manter seu smartphone ao alcance – mesmo quando desligado – esgota seus recursos cognitivos. Por quê? Seu cérebro está tentando ativamente tocar em seu telefone.

O melhor a fazer, segundo o estudo, é manter o smartphone em outro cômodo, ou pelo menos fora de vista para aumento da produtividade.

6. Use um aplicativo de foco

A tecnologia nem sempre é ruim para a concentração; na verdade, alguns aplicativos podem ajudá-lo a bloquear distrações. Com o aplicativo certo você tem algumas opções.

● Bloqueie determinados sites e aplicativos

● Silencie seu telefone quando estiver trabalhando

● Ouça músicas que ajudam você a se concentrar

7. Ouça música

Se ouvir música melhora o desempenho é discutível, mas se você estiver falando em um ambiente de trabalho barulhento ou no ruído do tráfego, às vezes é melhor do que nada.

Em um estudo da Universidade de Maryland, no Condado de Baltimore, o grupo que estava completamente silencioso teve melhor desempenho em tarefas acadêmicas do que qualquer grupo que ouvia música.

Por outro lado, um estudo de cinco semanas com desenvolvedores de quatro empresas diferentes descobriu que o humor e a qualidade do trabalho eram piores quando a música estava desligada por uma semana em comparação com 4 semanas com música.

Durante as semanas "sem música", os desenvolvedores também gastaram mais tempo em tarefas do que esperavam. Teresa Lesiuk, autora do estudo, disse que as pessoas que mais se beneficiam da música no trabalho são aquelas que não são iniciantes ou especialistas.

Portanto, se ouvir música enquanto trabalha é bom para o seu foco pode depender da preferência individual. Mas provavelmente é melhor fazer isso apenas se você não for novo no tipo de trabalho que está fazendo.

8. Ouça o ruído branco

Ouvir ruído branco no trabalho é ainda melhor do que música. Estudos descobriram que o ruído branco (em relação ao silêncio) pode melhorar o aprendizado de novas palavras, a memória de reconhecimento e a velocidade computacional.

9. Coloque os fones de ouvido

Mesmo que você prefira o silêncio, o simples ato de colocar fones de ouvido pode sinalizar aos colegas que eles não devem interrompê-lo.

10. Feche a porta do seu escritório

Outra maneira de evitar que colegas de trabalho interrompam seu trabalho é fechar a porta do escritório (se houver). Se você trabalha em casa, tente designar um cômodo da sua casa como escritório para evitar distrações.

11. Desligue as notificações

Pense nisso: o objetivo das notificações push é interromper o que você está fazendo e chamar sua atenção para outra coisa. Essa é a própria definição de uma distração! Por isso, desative todas as notificações da área de trabalho para que elas não o distraiam do seu trabalho.

Para desativar as notificações no Google Chrome, vá para Configurações > Avançado > Privacidade e segurança > Configurações do site > Notificações. Para qualquer coisa na lista "Permitir", clique nos três pontos à direita e selecione "Bloquear".

12. Crie uma programação de e-mail

O e-mail é um dos maiores drenos de tempo no local de trabalho. Um estudo descobriu que tarefas interrompidas por e-mail demoravam um terço a mais do que tarefas que não eram.

Conclusão

É extremamente importante trabalhar para o aumento da produtividade e usar a ferramenta certa para isso. O Zoho Bigin é ideal para pequenas empresas que querem o aumento da produtividade.

Acesse e confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas