Saiba quais são os benefícios do CRM em seu e-commerce

Cada vez mais empresas têm utilizado o CRM (Customer Relationship Management), ou traduzido para o português “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Essa ferramenta tornou-se essencial para as empresas de todos os portes nos dias de hoje, pois é através deste software que se gerencia o relacionamento com os clientes.

Construir um bom relacionamento com os clientes e leads é essencial nos dias de hoje, até porque, você consegue fidelizar seus consumidores e converter os prospects. As plataformas CRM podem ser utilizadas por startups, grandes e pequenas empresas, como usinas de bombeamento de água submarina.

E não é só isso, o software ajuda a gerenciar e analisar as interações com os consumidores. O e-commerce, responsável por um novo conceito de vendas, totalmente online, e mais do que nunca deve utilizar a tecnologia.

Por meio desse sistema de gestão, é possível prever necessidades e desejos, aumentar a lucratividade, aumentar o volume de vendas e gerenciar as atividades para encontrar novos clientes.

Então, neste artigo, vamos esclarecer o que é esse software, como ele pode impactar positivamente o e-commerce e os benefícios do CRM que ele proporciona.

Veja a seguir!

E-commerce e CRM: a combinação perfeita

É muito mais fácil integrar o software e retirar os benefícios do CRM em um sistema de plataforma de e-commerce. Na verdade trata-se de um sistema de gestão integrado centrado no cliente, uma vez que os empreendedores têm acesso mais fácil às ferramentas tecnológicas.

Visualize o cenário: um gerente de uma plataforma de e-commerce que oferece gravação a laser em metal pode perceber claramente a importância de uma plataforma de CRM para seus negócios.

Outro grande benefício deste software é que ele não apenas aumenta a fidelidade do cliente, mas também tem a capacidade de trazer novos clientes para o negócio. De forma resumida isso quer dizer que quanto mais um gerente de e-commerce souber sobre seus clientes, mais fácil será identificar aqueles com potencial para se tornarem clientes.

Trata-se de um sistema integrado porque não serve apenas para vendedores. Por exemplo: você pode ter acesso a dados de clientes de uma empresa de serviços de usinagem usando uma plataforma CRM que também estão disponíveis para a equipe de marketing e atendimento ao cliente, bem como para outros departamentos.

Ter essa base de informações é fundamental não só para grandes empresas, mas também para médias e pequenas empresas, principalmente para novas empresas que precisam começar a entender seu público-alvo.

A forma como o CRM é utilizado no e-commerce varia de acordo com o segmento de mercado em que o nicho em que atua. Mas, de qualquer forma, todas as atividades com os consumidores, como contatos via e-mail, aplicativos de mensagens, redes sociais, telefonemas,e afins, devem ser registradas.

Um exemplo da importância do registro dessas informações pode ser dado por um cliente que solicitou um sensor indutivo e quis recomendá-lo porque o produto foi enviado com antecedência.

Como ter uma boa relação com o cliente

Bem, se tratando da implementação de um sistema CRM, tudo fica armazenado no sistema, e se um cliente entra em contato uma segunda vez, todas as informações necessárias estarão guardadas. O mesmo acontece com as reclamações feitas pelos consumidores, o que permite que o garçom responda rapidamente.

Isso também garante segurança ao consumidor, pois se o contato cair de alguma forma, e ele considerar que há uma interação entre os funcionários e a empresa por registrar bem o seu pedido, ele começará a ignorar possíveis problemas.

Entre os efeitos positivos do uso da plataforma, precisamos falar um pouco mais sobre os benefícios do CRMque traz para a empresa.

Benefícios do CRM para o seu e-commerce

No e-commerce, é extremamente importante manter a organização das informações sobre os clientes. Seja qual for o dado é possível organizá-lo no software de CRM, assim como no processo de vendas.

O CRM possibilita realizar o monitoramento em tempo real dos canais, dando uma visão mais transparente das etapas da negociação. Isso, no final das contas, torna mais fácil para você determinar onde direcionar seus esforços.

Se um e-commerce que revende moldes de plástico utiliza um CRM, ele pode acessar todas as informações passadas pelos clientes durante o processo de vendas e atendimento.

É de extrema importância documentar os detalhes do serviço para resolver o problema do cliente. Isso também permite interações personalizadas, pois os registros de contato ajudam a identificar os perfis dos clientes.

Quando todos os dados estão centralizados, fica muito mais simples determinar quais são as necessidades do cliente, além de ajudar a resolver esses problemas. Mesmo antes de expressarem essas necessidades, o CRM as identifica.

Perfil do consumidor

Quando as plataformas de e-commerce passam a analisar e registrar um perfil de comportamento dos clientes, o processo para fidelizar e encontrar novos leads torna-se mais fácil. Mas antes de ir atrás dos prospects, focar na retenção de clientes é mais importante.

Quando o consumidor entrar em sua plataforma de e-commerce para realizar uma compra, todas as informações necessárias para a empresa serão registradas no software CRM. Com base nesses dados a empresa fará um filtro para poder oferecer produtos que correspondam a esse perfil de consumidor.

Fornecer orçamentos precisos, combinados com marketing direcionado e atendimento personalizado, é a receita perfeita para reter qualquer cliente. Do lado da geração de leads, as plataformas de comércio eletrônico estão começando a identificar mais facilmente seu perfil de consumidor ideal usando uma boa plataforma para garantir os benefícios do CRM.

Com essa ferramenta também é possível criar uma persona para prever esses clientes. Quando isso acontece, a empresa consegue aumentar sua base de consumidores regulares e potenciais.

Possuir uma carteira de clientes ampla permite que empresas de diversos setores, como lavadores de gases, aumentem as vendas. Conforme esse número de vendas aumenta, o mesmo acontece com o lucro.

Os lucros são importantes fundamentais para manter a receita de uma empresa, manter sua presença no mercado e facilitar seu crescimento. Fora isso, em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que uma plataforma e-commerce tenha seu foco totalmente voltado para seus clientes.

Como o aumento das compras pela internet só tem evoluído, isso também influencia na competitividade do mercado. Sendo assim, o consumidor moderno precisa se sentir confiante e ter um relacionamento positivo com uma marca para comprar dela.

Desde seu primeiro contato, tudo deve ser analisado minuciosamente. Afinal, a cada dia que passa, novas empresas na modalidade e-commerce surgem para oferecer mais benefícios aos compradores digitais, o que aumenta consideravelmente a concorrência.

Pois bem, o CRM, entra em cena como uma ferramenta eficiente e essencial para gerenciar o relacionamento entre uma empresa e seus clientes, estreita essa relação e aumenta a confiança dos consumidores em determinada plataforma.

Considerações finais dos benefícios do CRM

Quando seus clientes se sentem confiantes e percebem que as marcas os conhecem, os clientes se sentirão especiais e se tornarão compradores fiéis do seu negócio online.

Para as plataformas de e-commerce, o uso para garantir os benefícios do CRM é  essencial para ganhar espaço no mercado e aumentar o número de clientes, mantendo-se sempre à frente da concorrência.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como esse. E não deixe de conhecer o CRM Bigin da Zoho!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas