Aprenda a utilizar as técnicas para captar leads

Já sabemos que estamos vivendo o momento mais conectado e globalizado de todos os tempos, e automaticamente o comportamento do consumidor mudou e as empresas vêm disputando a atenção de potenciais clientes por meio de múltiplas fontes de conteúdo e informação.

Tendo que se adaptar a essa nova realidade, é essencial desenvolver excelentes estratégias para captar potenciais clientes e fornecer a eles um fluxo adequado de conteúdos seguidos de produtos.

Dessa forma a empresa poderá se manter competitiva e atrair, converter e reter mais clientes. Até porque, ao orientar adequadamente seus clientes em potencial pelas etapas decisivas da jornada de compra estabelecida pelo funil de vendas, você tem mais chances de fechar o negócio.

Para ajudá-lo a entender como implementar métodos eficazes para captar leads em seu processo, preparamos as dicas a seguir.

Confira!

O jeito certo de captar leads

Saiba o que são leads

Antes de começarmos a tratar dos principais métodos para captar leads em uma empresa, vamos primeiro explicar o que é um lead.

Leads são potenciais clientes que chegam até sua empresa através de campanhas de marketing e em troca aceitam deixar seus dados e informações para receber novidades ou entrar em contato com a equipe comercial.

De forma resumida, os clientes em potencial são aqueles que tendem a receber seu feedback e continuam descobrindo mais sobre seus produtos, soluções e serviços.

As 5 estratégias mais eficazes para captar leads

Esse é o momento que você vai entender quais técnicas para captar leads que mais trazem retorno: 

● Marketing de Conteúdo: Inclui estratégias para criação de conteúdo como infográficos, blogs, ebooks e até outras opções, como white papers e as altas do podcasts.

● Cold call: é um tipo de prospect que geralmente é realizado por telefone para oferecer um produto a alguém que não se cadastrou ou não tem interesse no produto.

● Parcerias: As empresas também conseguem captar leads por meio de parcerias, como um evento co-desenvolvido com outra marca, ou mesmo através de lançamentos online, que também oferecem aos potenciais clientes um produto de interesse.

● Artigos em redes sociais: Artigos em redes sociais são uma excelente forma de gerar autoridade, atrair a atenção de novos consumidores e ganhar leads porque engajam e demonstram o quão dominante uma empresa é sobre um assunto, esclarecendo questões para eles.

● Palestras e Webinars: Palestras e webinars são outros formatos de conteúdo divertidos e interativos que, ao acontecerem em tempo real, podem ser auxiliares poderosos para permitir a troca de insights importantes, o que é bom para construir a confiança do público.

Inbound marketing para captura de leads

Criar conteúdo que gere valor de alta qualidade não é só válido para captar leads, como também o diferencia das outras marcas, criando e reforçando referências para o seu negócio. Afinal, o conteúdo é atrativo pela relevância que seu público identifica.

Tendo isso em mente, depois de conseguir se adaptar a esses conceitos iniciais, discutiremos as 5 etapas que compõem uma estratégia de inbound para captar leads. Tome nota!

1. Atraia

Essa primeira fase é fundamental, onde você deve se concentrar em chamar a atenção do seu público-alvo. Para conseguir ter sucesso, crie personas de compradores e estude as possibilidades para fornecer conteúdo que seja útil e ilustre suas dores e necessidades.

2. Converta

Assim que estiver obtendo diversos visitantes em sua página, é hora de convertê-los em leads. Nessa fase, eles necessitam passar pelo estágio do funil de vendas, esperançosamente, do estágio de descoberta até o estágio de identificação do problema, para conseguir ter acesso a mais informações sobre uma determinada solução.

3. Se relacione

Depois de captar leads você vai precisar nutrir os potenciais clientes. Quando conseguir atrair a atenção deles e convencê-los em deixar um contato, é hora de construir a conexão, que pode ser alcançada por meio de uma série de e-mails de marketing ou boletins informativos que continuam entregando mais conteúdo.

4. Venda

Assim que o cliente já estiver certo do que quer passamos para a fase de vendas, que tem tudo a ver com a tomada de decisão. Nessa fase, os potenciais clientes já estão nutridos com conteúdos que os fazem pensar em resolver seu problema e realmente querer comprar seu produto ou serviço, fechando o negócio.

5. Fidelize

A fidelização é um ponto fundamental na parte sobre a experiência do cliente com sua marca durante toda a jornada de compra. Após a compra, ele também passou pelo processo de pós-venda e é necessário investir para aumentar essa satisfação. Por isso, é importante ouvir o feedback, oferecer suporte, estar sempre disponível para eles e até continuar fornecendo mais com o consentimento deles. Isso cria a fidelidade do cliente e eles podem comprar novamente.

Dica para alavancar as estratégias de suas vendas

1. Não tenha medo de investir em tráfego

Para captar leads, primeiro é necessário investir para direcionar o tráfego para seu site. Você pode fazer isso criando cada vez mais conteúdos para ranquear organicamente, o que pode ser feito nos mecanismos de busca quando clientes em potencial inserem palavras-chave sobre seu produto. Caso prefira investir em mídia paga, também é importante ter um conteúdo de alta qualidade para que os potenciais clientes se sintam atraídos a acessar seu site.

2. Capriche no conteúdo para captar leads

É fundamental que sua empresa desenvolva um bom plano editorial para fornecer regularmente aos seus potenciais clientes material rico e relevante como: eBooks, peças de infográficos e afins,  disponibilize tudo no seu site.

3. Construa páginas para captar leads

Para captar leads, uma estratégia muito utilizada está nas landing pages. São páginas de destino isoladas que precisam conter palavras-chave específicas e têm um destino mais limitado do que o site inteiro. Pode ser uma página onde os interessados ​​se cadastrem e recebam conteúdos ou preenchem um formulário e recebam novidades sobre temas e eventos.

4. Nutrição de leads é importantíssimo

A dica fundamental é se dedicar o máximo possível à nutrição adequada depois de captar leads para o seu negócio. Teste o formato nutricional que funciona melhor para sua base, utilizando diversos conteúdos como e-mails de marketing, notícias ou materiais exclusivos, sempre meça as taxas de rejeição e abertura para ver qual é mais eficaz.

5. Utiliza uma plataforma de armazenamento de dados

Depois de ter todos os materiais prontos para captar leads, tenha uma boa plataforma de armazenamento de dados que o ajudará a categorizar e organizar sua base de contatos para ações futuras.

A este respeito, não se esqueça de algo muito importante: dê o seu consentimento aos seus visitantes para a utilização futura destes dados. Isso deve ser claramente indicado no formulário ou na política de segurança e nas informações sobre o uso de cookies no site.

Uma ferramenta muito utilizada nesse processo é o CRM, em que você pode fazer o gerenciamento completo de relacionamento com o cliente.

Gostou deste conteúdo? Quer começar a gerenciar e armazenar os dados em um único lugar após captar leads? Conheça nossa ferramenta Bigin!

Comments

4 Replies to Aprenda a utilizar as técnicas para captar leads

  1. Além de captar os leads, também é importante acompanh´á-los pelo funil. Muitas vezes o lead não está no momento de compra, mas a utilização de um fluxo de nutrição pode ajudá-lo a compreender melhor a proposta de valor e se tornar um cliente quando for o momento certo. Ótimo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas