20 dicas para pequenas empresas

Começar um negócio, independentemente do tamanho, não é uma tarefa fácil.

Existem algumas etapas importantes que as pequenas empresas tendem a pular enquanto estão no alvoroço do processo inicial.

Por isso, selecionamos 20 dicas para pequenas empresas, baseadas em Cases de Sucesso, para você criar uma checklist para o seu negócio.

Esperamos que essas dicas ajudem você a começar a sua jornada!

Confira nossas dicas para pequenas empresas

1. Não espere para criar uma conta no Twitter. Acredite em você mesmo e observe como seus clientes também acreditam em você!

2. Estabeleça metas imediatas, de curto e longo prazo. Não torne seus objetivos inatingíveis. Seja prático, mas force a si mesmo.

3. Não exagere nas multitarefas. Na maioria das pequenas empresas, todos têm muitas funções. Apenas certifique-se de não sacrificar uma tarefa querendo fazer todas de uma vez. O perfeito é inimigo do bom.

4. Tenha planos reserva - vários planos reserva. Falhar no planejamento é planejar para falhar. Pense em seus piores cenários e elabore um plano para evitá-los.

5. Use o LinkedIn para fazer conexões que irão apoiá-lo. Conecte-se com todas as pessoas que pensam como você. Elas podem ajudá-lo e trazer sugestões conforme observam o crescimento da sua empresa.

6. Aceite todos os conselhos que puder. Você pode ter uma estratégia diferente no momento, mas nunca se sabe quando a experiência de outra pessoa poderá contribuir para o seu negócio.

7. Obtenha toda a ajuda que puder. Pode parecer que você já sabe, mas à medida que cresce, pode acabar tentando recuperar o atraso simplesmente porque queria fazer tudo sozinho.

8. Não deixe seu emprego até que seja absolutamente necessário. Começar um pequeno negócio é caro. A renda externa pode ajudá-lo. Além disso, você terá menos estresse ao colocar seu negócio em funcionamento, porque não estará contando com ele para as despesas.

9.Torne-se digital. Se você não pode pagar por um software, tudo bem, existem muitas ofertas de SaaS por aí. Tente digitalizar sua contabilidade, vendas e gerenciamento de projetos. Quanto antes, melhor.

10. Automatize tudo o que puder. Você já tem coisas demais para administrar. Tente eliminar tarefas monótonas usando soluções de software. Mas tome cuidado para não perder seu toque pessoal.

11. O marketing de conteúdo funciona. Fale sobre o seu produto, fale sobre o seu negócio, fale sobre o seu sonho, fale sobre qualquer coisa! Certifique-se de incluir palavras-chave de SEO para atrair seu público.

12. Não tenha medo de falar sobre o seu negócio com as pessoas que encontrar. O boca a boca ainda é o melhor meio de marketing, e tudo começa a partir de você.

13. Analise tudo. Suas despesas, o desempenho da sua equipe e as suas vendas. É bom manter um controle do que é importante, para não ter uma surpresa negativa se algo der errado.

14. Ouça seus clientes. O feedback é essencial, especialmente quando você está apenas começando e pode corrigir os processos antes que seja tarde demais. Sempre pergunte o que você pode fazer melhor.

15. Certifique-se de estar disponível para fornecer um suporte excelente. Isso significa estar disponível em qualquer plataforma que seus clientes possam acessar. Muitos clientes abandonarão uma marca se não obtiverem a experiência que esperam.

16. Não tenha medo da competição. Especialmente em um setor bem estabelecido. Você está trazendo algo novo, e as pessoas estão sempre procurando por algo interessante que faça sentido para elas.

17. Desenvolva a cultura da sua empresa. Isso não apenas mantém sua equipe unida, como também dá aos seus clientes atuais e potenciais uma ideia sobre quem você é - além de diferenciá-lo da concorrência.

18. Mantenha-se atualizado. Fique por dentro das notícias - não apenas em seu setor - mas também em setores relacionados. Dessa forma, você pode tomar decisões informadas de forma proativa que o colocam à frente da concorrência.

19. Invista no treinamento dos seus funcionários. Cada negócio é diferente, portanto, não espere que sua equipe apenas compreenda com o tempo. Você pode evitar erros caros oferecendo orientação de qualidade para moldar o time dos seus sonhos.

20. Forme relacionamentos duradouros com clientes e funcionários. Seus funcionários ficarão motivados a trabalhar mais se sentirem-se apreciados. Seus clientes ficarão com você se sentirem-se compreendidos.

Esperamos que essas dicas para pequenas empresas ajudem você a alcançar o sucesso!

Compartilhe suas experiências também: outras empresas podem se beneficiar ouvindo a sua opinião.

Deixe um comentário com algum conselho que tenha sido útil na sua trajetória!

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas