Para que servem os painel gerencial de vendas?

Para que servem os painel gerencial de vendas? - Zoho

O painel gerencial de vendas pode aprimorar os recursos oferecidos pelo seu negócio.

A gestão de vendas é o conjunto de práticas que inclui a contratação, treinamento e coordenação da equipe de vendas de uma empresa, além de otimizar as estratégias comerciais.

As vendas são o motor de qualquer empresa, o que significa que a gestão de vendas é uma das funções mais importantes em qualquer negócio.

Assim, para gerenciar de forma eficaz, é preciso considerar o mercado e como ele muda, pois os consumidores mudaram consideravelmente devido ao uso cada vez mais amplo da tecnologia, que influencia diretamente no processo de compra.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre painel gerencial de vendas e o que você pode fazer para simplificá-lo continuamente e obter melhores resultados.

Você está pronto para começar?

O que é gestão de vendas?

A gestão de vendas é o processo que engloba a contratação, treinamento, motivação e coordenação da equipe de vendas de uma empresa para criar estratégias e orientar e agilizar as operações de acordo com as necessidades da empresa e a evolução do mercado.

Vale ressaltar que, com o painel gerencial de vendas, as empresas precisam estar atentas às necessidades internas, em especial às oportunidades sazonais que podem surgir e que podem orientar melhor seus processos de vendas.

Importância do painel gerencial de vendas

Auxilia no planejamento em longo prazo

Além de ser importante como indicador chave de desempenho para a tomada de decisões, as equipes de gestão também podem dar visibilidade aos projetos de longo prazo e aos resultados alcançados.

Também estabelece marcos para facilitar o alcance de metas e quais metas devem ser implementadas para melhorar o desempenho do negócio.

Para aproveitar ao máximo essa importante ferramenta para uma gestão eficaz, é necessário definir quais soluções são integradas ao painel de gestão, as informações analíticas mais importantes e como os dados são atualizados.

Ajuda na gestão de processos

Uma organização é composta por diferentes departamentos. Alguns fazem parte de conglomerados que incluem várias unidades de negócios.

Embora existam processos diferentes, o painel gerencial de vendas permitirá uma melhor gestão de cada etapa. Com isso, os gestores podem escolher prioridades concorrentes, estabelecer marcos que analisam o desempenho individual, mas interferem no andamento geral da empresa, entre outras ações.

O grupo de gestão pode ajudar a entender o que é importante para a organização como um todo, mas destaca projetos importantes que terão impacto no processo de tomada das melhores decisões.

Consolida informações estratégicas

Cada setor ou departamento é responsável por gerenciar suas próprias informações, porém, todos esses dados são devolvidos como uma estratégia geral.

A consolidação de informações estratégicas no painel gerencial de vendas é uma forma de consolidar a plataforma e proporcionar uma melhor visualização de possíveis lacunas que possam interferir nos resultados esperados.

Isso porque, quando falamos de processos, há sempre um descompasso entre uma etapa e outra. É necessário observar onde estão essas lacunas para melhorar a eficiência entre elas.

Integra dados de outras fontes

A maioria das empresas tem um sistema para controlar suas finanças, outro para o gerenciamento de relacionamento com os clientes (CRM), para a gestão de fornecedores, um de recursos humanos (RH), ferramentas para o gerenciamento de projetos, entre outros.

Um painel gerencial é capaz de integrar todos esses sistemas, detalhar informações mais pertinentes para a tomada de decisão e ser o local onde mais facilmente se encontra dados sobre todos os processos da empresa.

Melhor disponibilidade e acessibilidade

Por meio de recursos avançados, servidores em nuvem, entre outras tecnologias, as soluções garantem mais acessibilidade aos dados.

Assim, informações importantes para a gestão podem ser visualizadas de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa disponibilidade acaba favorecendo a mobilidade das equipes de trabalho, que podem se manter constantemente atualizadas, inclusive fora do âmbito corporativo.

CRM para ter um painel gerencial de vendas?

CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Refere-se ao processo de gerenciamento de seu banco de dados de clientes e sua jornada pelo funil de vendas, oferecendo uma visão completa dos clientes e de todas as suas interações com sua empresa.

No entanto, deve-se ressaltar que algumas soluções de CRM nem sempre cobrem todos os canais de uma empresa. É por isso que hoje, mais do que nunca, o contato com o cliente é vital em qualquer um dos seus canais de negócios. Ter um CRM omnicanal é ideal para ter um painel gerencial de vendas.

Como o CRM está transformando os departamentos de vendas?

Abaixo, mostraremos como o CRM pode impactar positivamente seu departamento de vendas.

Simplifica as vendas

Quando todas as informações de contato de um cliente são organizadas e facilmente acessíveis, torna-se possível usar as informações para encurtar o processo de vendas.

Centraliza as operações de vendas

As soluções de CRM podem ser integradas com outras ferramentas e canais de comunicação existentes. Isso permite que as empresas concentrem todas as tarefas em uma plataforma unificada, facilitando o acesso aos dados e o acompanhamento do progresso do cliente.

Melhora a precisão dos dados do cliente

Erros comuns devido à entrada manual de dados são eliminados, fornecendo às empresas dados completos e precisos.

Ele identifica gargalos no processo de vendas

Relatórios inteligentes podem ser gerados, o que facilita a solução de problemas em qualquer etapa do processo de vendas e, assim, os problemas podem ser corrigidos com mais facilidade.

Facilita a gestão de vendas

Quando você tem uma solução de CRM confiável, pode filtrar clientes em potencial, especialmente aqueles mais próximos da conversão, e focar neles. Além disso, fica mais fácil ajustar as ofertas de acordo com o perfil de cada cliente para auxiliar na conversão.

Ele mantém um registro detalhado do histórico do cliente

Todo o contato com o cliente, seja de marketing ou vendas, pode ser armazenado para uso futuro. Com essas informações, os contatos futuros podem ser personalizados, o que melhora a experiência do cliente.

Ele automatiza o fluxo de trabalho

Quando você automatiza o fluxo de trabalho, as equipes se concentram exclusivamente nas vendas e não se distraem com outros problemas administrativos.

Melhora a previsão, análise e relatórios

A análise torna-se muito mais simples quando todos os dados são armazenados no mesmo local. Isso permite criar relatórios inteligentes para otimizar o processo de vendas, enviar ofertas aos clientes, designar equipes e o que mais for necessário.

Para ter acesso a todos esses benefícios é só utilizar o Zoho Bigin. Acesse e teste grátis seu painel gerencial de vendas!

Publicações relacionadas