CRM ou ERP: qual escolher?

Muitos empreendedores têm dúvidas e, por não entenderem os objetivos do sistema, não sabem se escolhem CRM ou ERP.

Muitos empreendedores e empresários ficam confusos quando se trata de software de gestão. Em particular, eles não sabem a diferença entre CRM e ERP. Eles acreditam que, com o ERP, também podem acessar o software CRM completo.

São ferramentas com diferentes utilizações, mas na competição de mercado, ambas são indispensáveis.

CRP ou ERP: saiba o que é cada um

Muitos empreendedores têm dúvidas e, por não entenderem os objetivos do sistema, não sabem se escolhem CRM ou ERP, acabam se confundindo e desistindo de uma das duas ferramentas de gestão de negócios.

O que é CRM e qual é sua função?

As letras CRM significam Customer Relationship Management, o que significa gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Esse tipo de software existe há muito tempo, principalmente na década de 1980, quando os gerentes de marketing passaram a dar mais atenção a essa ferramenta.

Mas começou a se tornar cada vez mais popular em 2010. Com o progresso da Internet, muitas empresas iniciantes começaram a desenvolver sistemas e aplicativos de CRM online.

Por exemplo, entre nós, a tecnologia em nuvem é como uma luva que reduz muito o valor do investimento e integração com ERP.

Relacionamento com o cliente

Como pode ser visto pelo nome do software, o CRM é dedicado à gestão do relacionamento com o cliente.

Isso inclui garantir a sua satisfação e permitir que a equipe de vendas trabalhe com eficácia. A forma como o CRM funciona explica por que ele também pode ser chamado de software de vendas.

A base dessa melhoria é o relacionamento com o cliente. Os dados coletados pelo CRM podem ajudar a equipe de vendas a entender as necessidades dos clientes e até mesmo dos clientes em potencial.

Desta forma, o método de vendas acabará tendo uma chance maior de sucesso.

Características do CRM   

Empresas de qualquer tipo e tamanho podem adquirir CRMs populares. Você nem precisa instalá-lo.

Muitos são como portais onde os clientes podem inserir um nome de login e uma senha para acessar as funções do sistema.

O principal objetivo do software de CRM online é ajudar os gerentes e equipes de vendas a gerenciar relacionamentos, vendas e oportunidades relacionadas a consumidores e clientes potenciais, sejam eles ativos ou inativos.

Além disso, esse sistema também contribui muito para reduzir os custos operacionais da equipe de vendas.

Mas, uma vez que queremos te ajudar a entender a diferença, e escolher entre CRM ou ERP, vale a pena apontar o seguinte: É improvável que o software de CRM se torne ERP.

Quando se trata de venda de software, podemos entendê-lo como um sistema de CRM.

Mas alguns softwares mais específicos estão associados apenas à liberação e controle de pedidos e, às vezes, foram integrados às ferramentas de gerenciamento do fornecedor.

Comparado ao CRM, esse tipo de software tem escopo e funções menores.

O que é ERP e para que ele serve?

ERP é a abreviatura de Enterprise Resource Planning, que significa planejamento de recursos empresariais. No Brasil, é denominado sistema integrado de gestão empresarial.

É um potente sistema de gestão desenhado para integrar as informações e os processos dos diversos departamentos da empresa.

É comum que as empresas tenham software para emissão de notas fiscais e gerenciamento de estoque, finanças e departamentos de produção.

Essa ferramenta ajuda a padronizar os processos e ações de cada área da empresa. Ele coleta informações estratégicas e as organiza de forma que os gerentes possam analisar facilmente e simplificar a tomada de decisões.

No mesmo sistema, a gerência pode acessar informações relevantes, como funcionários, custos, estoque, fornecedores e vendas.

Mas é importante lembrar que as informações relacionadas a vendas geralmente não são usadas para gerenciar relacionamentos com clientes. Seu objetivo é fornecer aos gerentes as informações de que precisam para tomar decisões.

CRM ou ERP: quais são as diferenças entre?

A diferença entre os sistemas CRM e ERP está relacionada aos seus objetivos, eles são diferentes. Você percebeu que o CRM também é chamado de software de vendas, certo? Afinal, seu objetivo é ajudar a equipe de vendas a trabalhar com eficiência.

O gerenciamento cuidadoso do relacionamento com o cliente leva à satisfação do cliente.

Portanto, o departamento de vendas pode orientar seu trabalho de forma a garantir excelentes resultados.

Por outro lado, o ERP não se preocupa com o trabalho da equipe de vendas. O objetivo é otimizar os processos organizacionais e promover redução de custos, eficiência e produtividade.

CRM ou ERP? Eis a questão

Com base na diferença entre CRM e ERP, você pode ver que não se trata de descobrir o que é melhor ou pior? Eles são apenas diferentes e têm objetivos diferentes.

Mas veja como é interessante: CRM e ERP se complementam. Afinal, as empresas precisam organizar seus processos e otimizar a produtividade.

Ao mesmo tempo, ela precisa fazer um bom trabalho no gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Vamos fazer uma comparação: A pessoa sai de manhã só de calça, não de camisa.

Ou o contrário: só tirou a camisa e a calça quando chegou na empresa.

Além do constrangimento, é certo que esse tipo de “pequeno esquecimento” fará com que nossos amigos sejam impedidos de trabalhar.

Quero dizer que calças e camisas se complementam. É assim que os empreendedores devem pensar quando falam sobre CRM ou ERP.

Os dois se complementam e funcionam perfeitamente sem problemas.

Eles são softwares diferentes com objetivos diferentes, mas se trabalharem juntos, terão um impacto na saúde e no bem-estar do seu negócio.

Na verdade, com base nas vendas diárias da sua empresa, nem mesmo recomendo a integração desses dois sistemas.

Além disso, acho importante enfatizar um ponto para você: muitos ERPs têm funcionalidade de CRM em seus módulos.

Mas, por vários motivos, ele não é tão prático, geralmente não é fácil de usar e não se concentra nos processos diários da equipe de vendas.

Talvez seja por isso que algumas empresas se concentram apenas na venda de software de CRM online. Afinal, o software ERP dificilmente possui um módulo de CRM estruturado como o sistema de CRM disponível no mercado.

Mas, se você quer saber por onde começar. Te indicamos um software de CRM, pois é mais fácil e objetivo para o seu dia a dia!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas