Saiba como exercer a proatividade no trabalho com o time

A proatividade no trabalho é essencial, já que colaboradores proativos são mais ágeis, focados e conseguem solucionar desafios com maior facilidade. Todas essas vantagens significam melhores resultados para a empresa como um todo. 

Mas como manter uma boa proatividade da equipe diariamente? Essa é a pergunta de ouro para muitos gestores! Se você quer encontrar a resposta, basta seguir a leitura. 

O que é proatividade no trabalho?

A proatividade no trabalho pode ser definida como a capacidade de identificar um problema e solucioná-lo por iniciativa própria, sem que seja necessário aguardar a ordem de outra pessoa.

Essa é uma das qualidades mais valorizadas pelo mercado. O profissional proativo consegue agir com antecipação, possuir maior autonomia, tomar decisões e superar obstáculos com mais facilidade.

Colaboradores proativos também costumam ser observadores, objetivos, dinâmicos e ágeis - eles pensam mais “fora da caixa”. Para os líderes, é essencial ter essas características e incentivá-las na equipe. 

Qual a importância da proatividade nas empresas?

Quando o líder tem uma equipe que está sempre à espera de ordens, fica mais cansado, desestimulado e pode ter o andamento das atividades prejudicado. 

Afinal, uma equipe de fato proativa é também confiável. O líder deve ser capaz de saber que a sua equipe consegue caminhar sem a sua microgestão, já que ele não é capaz de se dividir em vários e também precisa cuidar de outras demandas. 

A equipe proativa é mais inovadora e vislumbra projetos que ajudam a empresa a alcançar metas. Além disso, ela também busca atualização constante na área, o que é uma enorme vantagem competitiva.

Por isso, é natural que empresas que tenham profissionais proativos alcancem resultados otimizados. A proatividade gera uma cultura criativa, estratégica, que previne problemas antes que eles gerem prejuízos, com melhor gestão do tempo e desenvolvimento constante.

Você sabe organizar as atividades empresariais no dia a dia? Entenda!

Como é o perfil de uma pessoa proativa? 

Não se preocupe, para ter uma boa proatividade no trabalho não é preciso dominar todos os itens abaixo, mas essas são características comuns ao perfil de uma pessoa proativa. Confira:

1. Tem iniciativa sempre que possível

Essa é a primeira característica destacada aqui, já que é a mais marcante em uma pessoa que é proativa no trabalho. Ela não espera ser pedida, pois consegue identificar o que é necessário ser feito, planejar, apresentar soluções e executar.

Ela analisa a situação e propõe uma saída, tomando cuidado com questões e trazendo insights que às vezes nem a liderança teve.

2. Se antecipa às necessidades

A pessoa proativa tem grande capacidade de observação, e essa análise gera uma previsão do que pode causar problemas na empresa antes que o prejuízo venha. 

Ou seja, o colaborador proativo percebe problemas e previne os seus transtornos. Ele costuma ter agilidade e responsabilidade para lidar com essas situações, diminuindo o estresse do ambiente de trabalho.

3. Tem senso de responsabilidade e autonomia

Dado que um time que tem proatividade no trabalho não espera que seus líderes notem um problema para resolvê-lo, também tiram da liderança o peso de ter que praticar continuamente a microgestão. 

Elas entendem o seu papel na resolução de problemas, assumem a responsabilidade e são independentes para tomar atitudes.

4. É uma pessoa criativa

O time proativo age antecipadamente, e por isso costuma gerar ideias originais. Por pensar no problema com agilidade, também pensa fora dos padrões, conectando conceitos e criando as suas soluções.

Já que a proatividade no trabalho significa profissionais mais engajados e de mentalidade aberta, a inovação acompanha a rotina com novas abordagens para problemas e a descoberta de oportunidades não óbvias.

5. Se adapta às mudanças

Um colaborador proativo normalmente é mais propenso a se adaptar às mudanças. Quando abordada com a necessidade de se adaptar, ele é mais receptivo, procurando maneiras de se ajustar. 

Ele tende a aproveitar as oportunidades que surgem de acordo com os novos cenários, além de se preparar para eles. 

6. Sabe se comunicar

Esse perfil tem habilidades eficientes de comunicação, sendo fundamental para que ela colabore, apresente soluções, engaje e influencie outros com maior facilidade.

A sua comunicação é mais assertiva, já que precisa expressar opiniões e necessidades para superar os problemas encontrados com iniciativa.

7. Aprende continuamente

Está constantemente buscando maneiras de melhorar e avançar em direção às metas. Por isso, tem mentalidade de aprendizado contínuo, quer adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e se atualizar.

A proatividade traz maior autonomia para identificar necessidades de aprendizado e questionar crenças antigas, saindo da zona de conforto e experimentando o que é novo.

Como manter a proatividade no trabalho com seu time

Para que esse comportamento seja marcante na sua empresa, é importante incentivá-lo constantemente seguindo as dicas abaixo:

1. Seja exemplo para sua equipe

É preciso que a liderança seja exemplo para o time quando o assunto é proatividade no trabalho. Fique atento aos indicadores-chave de desempenho da equipe e da empresa, observe suas necessidades e antecipe problemas.

A partir dessa análise constante, você terá uma visão clara do que precisa ser feito e cuidará das possíveis crises antes que cheguem. Também permita que sua equipe tenha autonomia dentro do possível, analisando sempre a performance.

2. Compreenda as limitações do time

Manter a proatividade no trabalho envolve compreender as limitações do time. A comunicação deve ser aberta e o líder precisa conhecer as habilidades, pontos fortes e fracos da sua equipe.

As metas e expectativas devem ser realistas e realizáveis, pois o contrário pode causar desmotivação e estresse. Ofereça ajuda, demonstre apoio, tenha em mente a quantidade de recursos disponíveis e não sobrecarregue o grupo.

3. Reconheça a proatividade no trabalho

O funcionário deve se sentir valorizado pelo que entrega à empresa, pois esse reconhecimento gera motivação e engajamento, trazendo ótimos resultados para todos.

Invista em premiações como bônus, folgas, benefícios, vouchers e outras formas de comunicar essas conquistas e incentivar o colaborador.

Aumente o engajamento da equipe na intranet!

4. Invista em treinamentos e capacitações

É preciso investir em cursos, capacitações e treinamentos para que a equipe se sinta valorizada e seja estimulada à proatividade, além de, claro, melhorar os resultados da empresa.

Quando a gestão entrega aos colaboradores os treinamentos necessários para eles, ela facilita a execução das atividades do dia a dia, gerando proatividade e despertando o interesse no aprendizado.

Estimule também a participação em festas, campanhas, projetos, reuniões e incentive o desenvolvimento da equipe, fornecendo mentoria e promovendo a colaboração e o trabalho em equipe.

5. Invista em ferramentas que otimizam a proatividade 

É claro, para te ajudar nessa trajetória, nós queremos indicar as melhores e mais eficientes ferramentas para o dia a dia da empresa. Você não precisa se desdobrar em vários na hora de cuidar da equipe, basta contar com o:

Zoho Mail: A ferramenta de e-mail do Zoho Workplace é segura, criptografada, com garantia de privacidade e sem anúncios. Ela oferece recursos avançados para gerenciamento de e-mail, como:

  • Organização de etiquetas.
  • Filtragem inteligente.
  • Pesquisa avançada.
  • Domínio personalizado.
  • Painel de controle.

E mais! Esses benefícios permitem que os usuários lidem com sua caixa de entrada de forma eficiente, localizem rapidamente informações importantes e atuem proativamente nos e-mails recebidos. 

Zoho Workdrive: O software para gerenciamento de arquivos online para as equipes que trabalham em conjunto. É possível criar, compartilhar e colaborar em documentos online, com muita organização, segurança, pesquisa inteligente e modelos de dados. 

Zoho Cliq: O Zoho Cliq é uma ferramenta de comunicação ágil em equipe que permite conversas individuais e em grupo, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de arquivos e integração com outras ferramentas. 

As conversas são pesquisáveis, com recurso de mensagens instantâneas, notificações, centralização do fluxo de trabalho, organização de tarefas, agendamentos e total segurança dos dados.

O Zoho Cliq facilita a comunicação rápida e eficiente entre os membros da equipe, permitindo uma colaboração proativa e decisões rápidas no dia a dia.

Zoho Connect:O software de intranet social é totalmente flexível, escalável e prático para acelerar a proatividade na sua empresa. 

Ele facilita a transparência e a comunicação entre líderes e liderados, gera confiança na equipe, permite a coleta de opiniões, avaliação de ritmos de trabalho e pesquisas com resultados em tempo real.

É possível criar os mais diversos boards sobre os assuntos que desejar. As informações não se perdem, e seguem como um banco para reter dados e gerar aprendizado com total organização.

Todas essas ferramentas são soluções do pacote de escritório integrado Zoho Workplace, a plataforma online que centraliza todas as ferramentas de trabalho que a sua empresa precisa.

Trabalhe com mais agilidade, eficiência, colaboração e automatização a partir das soluções Zoho Workplace. Conte com esse apoio para ver o verdadeiro aumento da produtividade na sua empresa! Saiba mais!

O Workplace é o seu pacote de escritório integrado. Conheça os 8 aplicativos incluídos na plataforma e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Clique aqui e acesse o Guia Rápido.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas