Descubra os benefícios dos chatbots híbridos: baseados em regras + IA

O termo chatbot híbrido tem sido amplamente utilizado no mercado atual de chatbots. Portanto, este é o momento perfeito para analisar como o mercado atual define os chatbots híbridos.

O que é um chatbot híbrido?  

Embora um chatbot híbrido não seja realmente um híbrido no sentido mais verdadeiro, o termo é usado para comercializar chatbots com um recurso de transferência de agente ao vivo.

Agora, todos nós sabemos que os chatbots não superam a inteligência humana, então a transferência do agente é um recurso básico do chatbot. Mantivemos esse recurso em mente ao criar o Zobot, nossa plataforma de chatbot baseada em regras, e o Answer Bot, nosso  criador de chatbot de IA que usa sua base de conhecimento para responder às consultas dos clientes.

O termo híbrido significa algo feito pela combinação de dois elementos diferentes. Então, por definição, um chatbot híbrido tem que ser algo que combine dois tipos de chatbots. Isso é exatamente o que nós inventamos!

Mas antes de entrar no que constitui o chatbot híbrido da Zoho, veremos os tipos básicos de chatbots.

Tipos de chatbots  

Existem dois tipos básicos de chatbots:

  • Chatbots baseados em regras/guiados: como o nome sugere, eles respondem às consultas dos clientes usando respostas prontas e regras predefinidas fornecidas ao chatbot. Toda a conversa já está mapeada no chatbot. Eles podem ser construídos usando um construtor de chatbot sem código ou um construtor de chatbot programável com base na experiência do usuário.

  • Chatbots de IA: os chatbots de IA usam aprendizado de máquina/processamento de linguagem natural (NLP) para entender a intenção da pergunta e resposta de um cliente usando os recursos disponíveis para o chatbot. O Answer Bot , nosso chatbot de IA inteligente, funciona da mesma maneira. Ele compreende as perguntas dos clientes usando PNL, entende a linguagem específica da indústria/empresa usando termos comerciais, encontra respostas para as perguntas dos clientes em suas perguntas frequentes e artigos e interage com os clientes de maneira amigável usando conversa fiada de uma biblioteca de frases envolventes.

Vantagens exclusivas de chatbots baseados em regras e IA  

Chatbots baseados em regras

Chatbots de IA

  • Controle total das conversas do chatbot, pois o fluxo e as respostas são todos predefinidos

  • Perfeito para requisitos simples, como coleta de dados, reserva de mesa em um restaurante, reserva de test-drive ou coleta e devolução

  • Pode enviar e acessar dados de serviços ou servidores integrados

  • Atua como uma camada de triagem entre agentes e visitantes com perguntas básicas/redundantes

  • As respostas do chatbot parecem mais naturais e menos robóticas.

  • Compreende as consultas dos clientes, não importa como sejam formuladas

  • O chatbot ajuda você a manter os recursos atualizados ao registrar automaticamente as perguntas que não são respondidas

O que é melhor para você: IA ou baseado em regras?  

O escopo de um chatbot baseado em regras é limitado à coleta de dados, enviando os dados para seu CRM ou servidor interno, respondendo a perguntas simples com script, realizando tarefas simples como agendar um compromisso e conectando visitantes ou clientes do site a um agente ao vivo. Portanto, se esse é o seu requisito, um chatbot baseado em regras é o que você precisa. Lembre-se de que eles não podem responder a perguntas que ainda não estejam no fluxo, nem podem responder a consultas de clientes com frases diferentes das definidas no back-end.

Os chatbots de IA, por outro lado, podem entender as consultas dos clientes e respondê-las usando sua base de conhecimento interna. Existem dois benefícios principais em usar chatbots de IA. Primeiro, as conversas com um chatbot de IA parecem mais humanas e naturais. O segundo benefício importante é que, como os usuários costumam formular suas perguntas de várias maneiras diferentes, os chatbots de IA podem entender e responder a várias versões de uma única pergunta.

Portanto, se você atende a uma grande base de clientes e precisa de um chatbot que entenda “Qual plano de celular seria melhor para mim?”, “Preciso de ajuda para escolher o plano de celular certo” e “Qual é o seu plano de telefone mais popular ?” são todos a mesma pergunta, um chatbot de IA conversacional é sua melhor aposta.

Mas se você atende uma população grande e diversificada e precisa de um chatbot que possa executar ações como enviar dados do cliente para o seu CRM ou ajudar os clientes em potencial a agendar uma demonstração, você precisará de um chatbot guiado que também funcione como um chatbot de IA; em suma, um chatbot verdadeiramente híbrido. Tornamos isso possível com o piloto automático!

Adicione recursos de IA ao seu chatbot baseado em regras com o piloto automático  

Temos o prazer de anunciar o Autopilot , uma maneira simples de conectar o Answer Bot, nosso assistente inteligente orientado por IA, ao seu chatbot baseado em regras criado usando o Zobot, nossa plataforma guiada de criação de bots.

Vantagens dos chatbots híbridos:  

  • O fluxo do chatbot pode ser programado e o elemento AI cuida das perguntas frequentes.

  • Os chatbots híbridos têm escopo ilimitado, como os chatbots de IA.

  • Ajuda a manter seus recursos atualizados ao registrar automaticamente perguntas que não são respondidas.

  • Compreende as consultas dos clientes, independentemente dos termos usados.

  • Pode executar ações como agendar compromissos ou reservas ou enviar/recuperar dados de ferramentas integradas e servidores externos.

Como você pode melhorar a experiência do cliente com chatbots híbridos?  

Ambos os chatbots baseados em regras e IA têm vantagens e limitações únicas. Embora muitas pessoas acreditem que os chatbots de IA estão aqui para dominar o mercado de chatbots, eles não podem atender a todos os requisitos de uma equipe de atendimento ao cliente.

Vamos explorar isso com um exemplo.

A Zylker Tourism é uma empresa privada de planejamento de viagens que ajuda os visitantes a planejar suas férias com pacotes personalizados e prontos para reserva. Eles têm um chatbot configurado para interagir com seus visitantes e fornecer as informações necessárias.

Para começar, turistas de todo o mundo acessavam o chatbot, o que significava que surgiam diversas perguntas. A configuração de um chatbot guiado neste cenário não servirá totalmente ao propósito. O agente que o configurou pode ter fornecido uma resposta para "As refeições estão incluídas na minha reserva?" Mas o chatbot não será capaz de entender que “O café da manhã é gratuito com a minha reserva?” ou “A minha reserva também cobre alimentação?” que teriam a mesma intenção.

Embora o Answer Bot seja capaz de responder a todas as três perguntas acima e até mesmo registrar perguntas que não estão disponíveis nos recursos, ele não poderá ajudar um cliente a alterar sua reserva para uma data diferente verificando a disponibilidade no banco de dados do hotel. Para isso, você precisará de um chatbot baseado em regras.

Agora, você não pode ter dois bots na mesma página. Então, qual é a solução?

Combine os benefícios de ambos em um chatbot híbrido!

Inscreva-se para uma avaliação gratuita do Zoho SalesIQ para criar seu primeiro chatbot híbrido agora mesmo!

Além do Autopilot, nosso construtor de chatbot sem código e do Answer Bot com tecnologia de IA, o Zoho SalesIQ vem com uma série de benefícios para ajudar a aumentar o envolvimento do cliente.

Comece a sua avaliação gratuita de 15 dias!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas