[GUIA] Estratégias de marketing digital para e-commerce

Estratégias de marketing digital para e-commerce


Você não sabe por onde começar o seu marketing digital para e-commerce para ter boas vendas? Esse é o guia certo para você!

Quando bem feito, o marketing no e-commerce pode aumentar a visibilidade da marca, as visitas ao seu site e, por consequência, as vendas. Mas, para isso, é preciso investir em estratégias eficientes.

Nesse post, você vai saber como criar planejamentos eficazes para o seu e-commerce, superando desafios e usando as ferramentas certas. Siga a leitura para descobrir as melhores estratégias!

Desafios do e-commerce: como vencê-los com marketing digital 

É fundamental ter uma estratégia consistente de marketing para conversões no e-commerce, pois com a transformação digital, as vendas online cresceram significativamente: de acordo com pesquisa do All INN e da Opinion Box, 87% dos consumidores já fazem suas compras online!

E há mais: 75% dos consumidores utilizam as redes sociais para buscar produtos e 74% acessam o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para comprar. Mais do que nunca, existem inúmeras oportunidades para atração e retenção de clientes no digital.

Agora, a expansão do seu negócio depende da capacidade de alcançar mais usuários, aumentar a presença digital do negócio e superar desafios para potencializar os lucros. Aqui estão alguns dos desafios comuns no marketing digital para e-commerce:

Concorrência acirrada

O mercado é altamente competitivo, com muitas empresas disputando a atenção dos consumidores, sendo necessário investir numa estratégia de marketing diferenciada para mostrar os pontos fortes de sua empresa e os benefícios exclusivos, a fim de vencer a concorrência. 

Atrair tráfego qualificado

Aumentar o tráfego da loja virtual pode ser um desafio, e a resposta é o marketing digital focado no e-commerce. É necessário gerar  tráfego qualificado e vendas com técnicas com base em dados, personalizando e segmentando campanhas para alcançar um público-alvo. 

Conversão de visitantes e clientes

Converter visitantes para clientes é um desafio comum para e-commerces, já que os usuários podem abandonar o carrinho por inúmeras razões: preço, promoção não atraente, falta de confiança, dificuldade de pagamento, falta de suporte e mais. Se você tem essas dificuldades, saiba que o marketing digital também pode te ajudar.

Fidelização de clientes

É mais fácil atrair novos clientes do que manter os antigos, mas também custa mais caro, já que os clientes fiéis são mais propensos a comprar de novo. Por isso, vale a pena pensar como o marketing digital pode te ajudar a manter os clientes existentes por meio de programas de fidelidade, marketing de conteúdo e mídias sociais. 

Análise e mensuração de resultados

Muitos empreendedores acham difícil coletar dados de forma consistente e fazer a análise dessas informações - mas esse é um passo essencial para estratégias eficientes. O marketing digital oferece ferramentas para medir os resultados do seu e-commerce, fazer o monitoramento do tráfego, taxa de conversão e outros indicadores (KPIs). 

Aumento da taxa de conversão

O aumento da taxa de conversão é um desafio, pois parece difícil convencer as pessoas a tomarem uma ação, como comprar, assinar um serviço, preencher um formulário ou fazer um download. Mas existem algumas estratégias que podem ajudar, como cuidar da experiência do usuário no e-commerce, usar chamadas e um design que estimule a ação.

Aumento da margem de lucro

É difícil aumentar a receita sem aumentar os custos, mas uma boa estratégia é focar na fidelização de clientes e adotar estratégias de upselling e cross-selling, oferecendo produtos ou serviços adicionais que complementam as compras.

Diminuição do custo de aquisição

Os custos de aquisição estão na atração de novos clientes, como o marketing, vendas e outros esforços. Podem ser um desafio, altos ou difíceis de controlar. Por isso, é essencial melhorar a visibilidade do seu site para reduzir a dependência com anúncios pagos, atrair tráfego mais qualificado e segmentar corretamente o público-alvo.

Estratégias de marketing digital para e-commerce: conheça as 8 melhores

Existem várias estratégias de marketing digital para lojas virtuais, como a otimização para mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo ou anúncios. Mas, fazer o básico já não é suficiente: é preciso investir em estratégias baseadas em dados, otimizadas e eficientes. 

Que tal conferir 8 práticas para impulsionar as suas estratégias de marketing digital para e-commerce? Siga a leitura:

Otimização de mecanismos de busca (SEO)

A otimização de mecanismos de busca, conhecida pela sigla SEO, são técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca do Google. O objetivo é aumentar a visibilidade do site, gerar mais tráfego e oportunidades com clientes.

Para um e-commerce, o SEO é essencial. Ele pode atrair novos clientes, aumentar a taxa de conversão e, claro, as vendas. Além disso, um e-commerce bem posicionado no Google traz autoridade para a marca.

Considere também a experiência mobile e a experiência de compra facilitada em qualquer dispositivo móvel, dado que muitos usuários usam o mobile para comprar. Garanta que o seu site seja otimizado, veloz e responsivo em qualquer dispositivo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a criação de conteúdo valioso para o seu mercado-alvo, como postagens em redes sociais, blog e e-mail marketing, por exemplo. 

A estratégia é eficiente para criar um relacionamento com os clientes, gerar confiança e estabelecer a marca como autoridade no setor. Nutra uma base sólida de clientes com base em consistência e criatividade. 

CRO

Coloque em prática as estratégias de otimização de conversão (ou CRO) para melhorar suas vendas. Para melhorar a taxa de conversão no e-commerce, tenha um site responsivo, intuitivo, com boa navegabilidade e bem posicionado no Google, como falamos de SEO anteriormente.

Tenha flexibilidade para atualizar produtos, lançar promoções e ofertas limitadas, pois são atrativas para os consumidores. Adote técnicas de sugestões personalizadas de produtos e permita depoimentos de consumidores para que outros leads vejam e percebam a sua marca como confiável. Atenda os seus clientes por diversos canais, seja acessível.

E-mail marketing

O marketing por email é benéfico, normalmente com boas taxas de conversão e boa comunicação com o público. Para criar uma lista de e-mail, gere um formulário de inscrição em seu site de e-commerce e ofereça benefícios para os usuários que se inscreverem. 

Além disso, invista no disparo de e-mails comerciais, como lançamentos e promoções da loja virtual.

Automação de marketing

A automação de marketing é o uso de tecnologia para automatizar tarefas e processos, economizando tempo e recursos, aumentando a eficiência das operações. Automatize os seus processos de e-mail marketing, mídia social, marketing de conteúdo e mais.

Por exemplo: se você possui um pop-up em seu e-commerce oferecendo desconto em troca de uma inscrição, pode usar a ferramenta de automação para enviar um e-mail automático a quem se inscrever. 

Outra boa estratégia é gerenciar o relacionamento com sua base, rastreando o momento da jornada de compra em que cada usuário se encontra para enviar conteúdos e nutrir leads.

São técnicas essenciais para as campanhas de datas específicas, como a Black Friday, que pedem descontos surpreendentes que alcancem o prospect.

Publicidade paga

Sim, mecanismos de busca são a fonte de tráfego mais importante, mas deve haver um complemento entre o uso do orgânico e pago no seu marketing digital para e-commerce. Segundo relatório, o tráfego de busca orgânica (25,1%) e busca paga (18,1%) são a segunda e terceira posição como as buscas mais importantes para o e-commerce.

A publicidade paga pode ocorrer por anúncios gráficos, anúncios do Facebook, Instagram, Adwords e mais. 

No Google Ads, a plataforma de publicidade online do Google, os anunciantes podem criar anúncios que aparecem nos resultados de busca do Google e em outros sites. Você poderá usar segmentação e dados para tornar os seus anúncios mais eficientes.

No Facebook Ads, a plataforma de publicidade online do Facebook, os anunciantes podem criar anúncios que aparecem no Facebook, Instagram, Messenger e outros aplicativos.

Também existem, por exemplo, o LinkedIn Ads, Twitter Ads, YouTube Ads e mais.

Marketing de influência

O marketing de influência significa contratar influenciadores para promover as suas soluções. Normalmente, esses influenciadores já possuem grande atração com o público, de forma que a sua marca passa a ter acesso a esses espectadores.

Pesquise influenciadores que atendam ao seu público-alvo, entre em contato com eles e negocie uma colaboração.

Redes sociais

Para a sua estratégia de marketing digital de e-commerce, é importante estar onde os seus clientes estão - e eles provavelmente usam as mídias sociais. No Instagram, por exemplo, você pode criar uma postagem marcando seu produto e, quando o seguidor clicar no ícone, pode ir diretamente para as páginas de produtos no seu site.

No Facebook é semelhante, como um verdadeiro catálogo de produtos para o seu e-commerce. Assim, toda a compra é facilitada. 

É essencial saber como nutrir os seus leads, postar publicações úteis, dar informações sobre seus produtos, personalizar o que é publicado e estudar que tipo de postagem gera mais vendas ou agrada mais o seu público-alvo.

Confira o seu guia completo para gestão de redes sociais!

Ferramentas de marketing digital para e-commerce

Finalmente, vamos às ferramentas que vão te ajudar nessa jornada de marketing digital para e-commerce:

Ferramenta de SEO

Use uma ferramenta de SEO para otimizar o site de e-commerce e aparecer em uma melhor posição no Google. Aproveite para analisar palavras-chave, otimizar meta tags, estudar concorrentes, identificar oportunidades de link building e monitorar o desempenho do site. Essas ferramentas vão te ajudar a atrair tráfego orgânico mais facilmente, são exemplos o SEMrush, Moz e Ahrefs.

Plataforma de automação de marketing

Aproveite as vantagens de uma plataforma de automação de marketing para ganhar vantagem competitiva ao automatizar tarefas. Envie e-mails personalizados, agende postagens em mídias sociais, entenda e segmente o seu público-alvo, e monitore o comportamento do cliente. 

Economize tempo e ganhe eficiência, gerando, com base em dados, uma experiência personalizada e de sucesso para os seus clientes. Uma plataforma eficiente de automação de marketing é o Zoho Marketing Automation.

Nela, você aproveita uma variedade de recursos para melhorar o desempenho das suas campanhas, automatizando tarefas diversas, como envio de e-mail, gerenciamento de leads e criação de landing pages. 

Você poderá segmentar leads com precisão, gerar campanhas mais relevantes e personalizadas, monitorar o desempenho de cada etapa e mais: tudo para obter os melhores resultados. O Zoho Marketing Automation é uma ferramenta poderosa para ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa.
 

Ferramenta de e-mail marketing

A ferramenta de e-mail marketing vai te permitir criar, enviar e rastrear campanhas de e-mail com mais eficiência. Segmente os destinatários, personalize os e-mails, automatize fluxos, analise métricas de engajamento e gere relatórios detalhados. 

É uma estratégia poderosa para nutrir leads, incentivar compras e fortalecer o relacionamento com os clientes. Você pode encontrar essas funcionalidades no Zoho Campaigns.

Ferramenta de análise do site

Use uma boa ferramenta de análise do site para gerar insights sobre o desempenho do seu e-commerce: observe o tráfego, taxa de conversão, tempo de permanência, páginas mais visitadas e canais de origem, por exemplo. 

Analise o comportamento dos visitantes, identificando pontos fracos e oportunidades de melhoria. Assim, você poderá tomar decisões baseadas em dados para otimizar a experiência do usuário e aumentar as conversões. Use a análise do site no Zoho PageSense.

Ferramenta de gestão de redes sociais

A ferramenta de gestão de redes sociais vai te ajudar a criar, agendar e monitorar postagens em canais de mídia social. Aproveite para economizar tempo, manter uma presença ativa nas redes, interagir e engajar seguidores, acompanhar métricas e dados. 

As redes sociais são uma forma eficaz de alcançar e nutrir os seus clientes, marcando presença onde estiverem, promovendo os seus produtos e fortalecendo a marca. Então, não perca essa chance. Um ótimo exemplo de ferramentas de gestão de redes sociais é o Zoho Social.

Essas ferramentas são muito úteis para que a sua estratégia de marketing digital para e-commerce seja otimizada! Então, aproveite: use técnicas de SEO para aparecer nos mecanismos de busca, automatize tarefas para se livrar de dores de cabeça, envie campanhas de e-mails personalizadas, analise o desempenho do site, acompanhe métricas e gerencie as redes sociais. Impulsione o sucesso do seu e-commerce! 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas