7 dicas para melhorar suas campanhas de Black Friday em 2023

7 dicas para melhorar suas campanhas de Black Friday em 2023


Se você quer fechar o ano com chave de ouro, precisa investir em campanhas de Black Friday! 

A Black Friday é um evento de compras muito popular em todo o mundo, e, no Brasil, já é uma das datas mais importantes para as empresas de comércio. É uma ótima oportunidade para aumentar as vendas, alcançar novos clientes, desenvolver a imagem da marca e muito mais.

Se você quer saber mais desse grande evento que ocorre na última sexta-feira de novembro, seus benefícios, como se preparar para o evento e otimizar as suas campanhas, siga essa leitura!

A Black Friday no mercado brasileiro

De acordo com pesquisa da MField com 2.300 participantes sobre a expectativa de compra para a Black Friday no Brasil, em 2023, houve um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar durante o evento.

Em 2022, 43,4% compraram; em 2023, 75,6% pretendem comprar. Os consumidores estão pesquisando com antecedência, começando a comparar preços um mês antes da Black Friday.

O evento marca o início da temporada de compras de fim de ano, junto com o Natal e o Ano Novo. Por isso, é uma data altamente esperada no mercado, tanto para consumidores quanto para empresas, já que representa uma grande oportunidade para aumentar o volume das vendas. 

Enquanto empresas podem experienciar um aumento nos lucros, os consumidores estão à procura de descontos. É uma competição gigante entre marcas para lançar ofertas tentadoras, inovar nas campanhas de Black Friday e atrair clientes.

Todo esse fluxo não é apenas das grandes empresas: pequenos negócios também podem se beneficiar, impulsionando vendas e aproveitando oportunidades de crescimento. A Black Friday é global, estando em muitos países ao redor do mundo e oferecendo oportunidades internacionais. 
 

A Black Friday vale a pena para sua empresa?

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como o setor, o público-alvo e os objetivos da empresa nesse evento. Mas, de modo geral, a Black Friday permanece sendo uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. 

Mesmo empresas de pequeno e médio porte podem, com um bom planejamento de marketing, aproveitar a data para aumentar as vendas, conquistar o público-alvo ou promover a imagem da marca. 

Você pode estar se perguntando se, em caso de oferecer serviços ou produtos muito específicos, a empresa deve investir em campanhas de Black Friday. Afinal, é mais comum ver ações de empresas B2C durante a Black Friday, com vendas voltadas para o consumidor final movimentando dinheiro.

A Black Friday parece especialmente vantajosa para a venda de produtos como eletrônicos, moda, brinquedos e outros itens, mas serviços ou produtos de nicho também podem aproveitar a alta da demanda

As campanhas de Black Friday podem ser um grande diferencial para a sua estratégia, principalmente se os seus concorrentes estão participando ativamente do evento. É uma chance de se destacar.

Então, não se preocupe, os negócios B2B também podem se beneficiar da Black Friday. Ao oferecer ofertas nas vendas para outras empresas, a promoção é uma oportunidade de se reconectar com o público-alvo.

Você também irá atrair potenciais clientes que já estavam interessados, fechando negócio mais rápido. No entanto, é essencial planejar a campanha com antecedência, tomando cuidados para evitar prejuízos. Avalie os recursos para lidar com a demanda e promover campanhas, entendendo se os descontos não prejudicam a sua rentabilidade.

Como se preparar para as campanhas de Black Friday

Como você viu, em resumo, a Black Friday pode valer a pena quando planejada com cuidado e executada de forma eficiente. É essencial entender a importância de investir em inovação e constante atualização, com estratégias para fortalecer o posicionamento da marca, sempre levando em consideração o seu público-alvo.
Confira o passo a passo a seguir:

Defina metas e objetivos claros

Definir metas e objetivos claros é fundamental para o sucesso da sua campanha. São exemplos: o aumento das vendas, a expansão da base de clientes, o aumento do tráfego no site, maior engajamento nas redes sociais e mais. 

Para todas essas metas (e outras), defina um percentual específico. Certifique-se de que os objetivos são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART). 

Desenvolver uma estratégia é essencial. Por isso, invista em um bom planejamento, com cronograma, ações, equipes envolvidas e, claro, as metas e objetivos que você já elencou. Tudo isso dá um norte ao time e torna possível visualizar se bons resultados foram alcançados a partir de indicadores-chave de desempenho.

Com foco nos objetivos, projete a sua estratégia. Esse plano irá orientar os colaboradores sobre quais ações tomar para suprir os objetivos da empresa.

Realize pesquisas de mercado e análises de concorrência

Realize pesquisas de mercado e análises de concorrência para se planejar bem antes de concretizar as campanhas de Black Friday. Entenda o comportamento do seu público-alvo durante o evento, descubra quais soluções são mais procuradas no seu setor, quais canais de marketing eles preferem e o que esperam em relação a descontos e promoções.

Analise como os seus concorrentes agem durante a Black Friday. Os descontos oferecidos, a comunicação feita, os canais usados e mais. Esses dados podem fornecer insights valiosos sobre o que pode ser melhorado no seu próprio planejamento.

Esse acompanhamento deve ser periódico para que você faça ajustes e acompanhe tendências. 

Analise as campanhas passadas e os resultados

Se sua empresa já participou de outras campanhas da Black Friday, você deve reunir os dados relevantes e estudá-los para otimizar as estratégias atuais. Observe informações como os produtos vendidos, o número de vendas, a receita, o comportamento e características do público.

Também avalie os acessos nas redes sociais e no seu site, pois você deve entregar uma boa estrutura para o seu cliente. Afinal, você não quer que seu site caia com o alto número de visitas. Também prepare a sua equipe para interagir com os potenciais compradores.

Observe pontos fortes e fracos das suas campanhas de Black Friday anteriores, as palavras-chave usadas no passado, as estratégias de conteúdo e mais. Faça testes para entender o que continua dando resultado.

Defina o orçamento de marketing para a Black Friday

Agora que você já teve acesso ao histórico para tentar prever ações futuras, pode planejar o seu orçamento com maior precisão. Com base nos objetivos que você já tem para a Black Friday, defina prioridades para o uso dos recursos.

O seu histórico mostrou quanto você gastou e quanto retorno obteve, então, considere esses dados e as tendências que mudaram no mercado, como o comportamento do consumidor e da concorrência. 

Avalie quais canais de marketing devem receber mais recursos com base na sua eficiência, preferência do público-alvo e alcance esperado; decida se inclui anúncios pagos, marketing por e-mail, redes sociais e mais.

Considere custos de publicidade, criação de conteúdo, desenvolvimento de campanhas, promoções especiais e mais. O orçamento deve ser flexível. Então, durante as suas campanhas de Black Friday, você deve monitorar os resultados e fazer ajustes, até mesmo realocando o orçamento para canais que estão performando melhor.

Organize sua base de leads

Organize a sua base de leads para o sucesso das campanhas de Black Friday. Analise essa base e faça a segmentação com base em critérios relevantes, como interesses, comportamentos, localização e mais. 

Use os dados para personalizar as suas campanhas e direcionar as mensagens de forma específica. Remova os contatos desatualizados, duplicados ou inativos para não desperdiçar recursos, atualizando as informações dos leads que ficaram.

Utilize ferramentas de automação de marketing para o envio de e-mails e acompanhamento desse fluxo. Aproveite para atrair novos leads, atualizar a sua base, e não se esqueça do pós-Black Friday: planeje como reter os clientes adquiridos durante as campanhas do evento. Avalie os resultados para melhorar campanhas futuras. Entenda o que são leads!

Dicas essenciais otimizar sua campanha de Black Friday em 2023

Agora, vamos às dicas para se preparar para a Black Friday encontrando formas para se diferenciar e lançar campanhas otimizadas? Confira:

1. Crie ofertas atraentes e exclusivas

Atraia a atenção dos seus consumidores: ofereça descontos significativos e irresistíveis, crie ofertas exclusivas, pacotes promocionais, brindes ou benefícios extras. Você pode até mesmo combinar vários produtos ou serviços em um pacote com preço promocional. 

Afinal, as pessoas esperam grandes promoções nessa época, e você deve oferecer descontos que se destaquem frente à concorrência. Ofereça frete grátis, itens adicionais gratuitos, incentive os clientes a comprar mais e aumentar o valor médio do pedido.

2. Desenvolva campanhas de e-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing podem ajudar a impulsionar as suas vendas. Então, construa uma lista de e-mails de consumidores e potenciais clientes para segmentação dessa estratégia.

Crie linhas de assunto atraentes, cativantes e persuasivas, incentivando os usuários para o clique e a leitura do e-mail. Fale sobre “ofertas imperdíveis”, “promoções exclusivas” e “descontos especiais”. Inclua chamadas claras para ação (CTAs).

Personalize o conteúdo dos e-mails com base nas características dos clientes. Seja objetivo, com informações claras e vantagens destacadas. O design deve ser atraente, responsivo, personalizado, gerando conexão com o cliente.

3. Use anúncios pagos e remarketing

Aproveite os benefícios das plataformas de anúncios pagos, como o Google Ads e o Facebook Ads. Assim, você pode aumentar a visibilidade das suas ofertas de Black Friday. Os anúncios devem ser segmentados e personalizados.

Use um planejamento de remarketing para alcançar pessoas que já visitaram o seu site ou interagiram com suas campanhas anteriores, parecendo interessadas na compra, mas que não finalizaram a negociação. Você pode ter listas específicas de remarketing para direcionar seus anúncios.

4. Explore sua campanha nas redes sociais

Com a ajuda das plataformas de redes sociais mais relevantes para seu público-alvo, você poderá concentrar esforços de comunicação e obter ótimos resultados. Crie conteúdos atrativos, úteis, informativos, engraçados e cativantes em diversos formatos, como imagens, vídeos e textos.

Destaque as suas ofertas da Black Friday usando anúncios pagos, hashtags, parcerias com outras empresas e influenciadores, aumentando o alcance das suas mensagens. Incentive o engajamento dos usuários impulsionando o alcance das campanhas.

Confira o seu guia completo para gestão de redes sociais!

5. Crie landing pages relevantes e persuasivas

Crie landing pages específicas para suas ofertas da Black Friday. Elas devem ser persuasivas, claras, apresentando prova social, benefícios e os descontos especiais oferecidos. 

O design precisa ser atraente, mas limpo, com ofertas, botões e CTAs destacados. A landing page deve ter carregamento rápido e responsividade. Demonstre autoridade a partir de garantias de qualidade que incentivem o clique.

6. Melhore a velocidade de carregamento do site

O seu site deve carregar rapidamente para manter o usuário. Então, comprima imagens e faça os ajustes necessários para melhorar a velocidade de carregamento. Reduza o tempo de carregamento testando regularmente o desempenho e fazendo ajustes sempre que necessário.

Os sites ficam mais sobrecarregados durante a Black Friday, pois acabam lotando com o movimento diferenciado gerado pelo evento. Então, evite problemas ao conhecer a sua plataforma e corrigir qualquer problema antecipadamente.

7. Facilite a navegação e o processo de compra

Otimize o seu site para que os visitantes possam encontrar facilmente as ofertas. Simplifique a compra, removendo burocracias e exigindo apenas dados essenciais. Ofereça diversas formas de pagamento, garantindo segurança e confiabilidade.

As chamadas para a ação devem ser claras e visíveis, aumentando as chances de conversão. Otimize cada detalhe da experiência do usuário para maximizar os resultados das suas campanhas de Black Friday.

Ferramentas de marketing essenciais para a Black Friday 

Não se preocupe, são muitos passos, mas as ferramentas abaixo vão te ajudar a otimizar as suas campanhas de Black Friday. Confira:

1. Campanhas de e-mail marketing

O Zoho Campaigns é uma plataforma de marketing por e-mail e automação. Nela, você pode programar os seus e-mails para que sejam enviados no momento certo, na Black Friday e em outros eventos. 

A ferramenta possui recursos de automação, personalização, design responsivo e muito mais. Todas essas funcionalidades estão presentes em uma interface facilitada, intuitiva e dinâmica, gerando economia de tempo para construção de campanhas de e-mail eficientes. Conheça o Zoho Campaigns.


2. Gestão de redes sociais

A plataforma Zoho Social possui recursos para gerenciar redes sociais com agilidade e facilidade. São funcionalidades avançadas para agendar publicações, monitorar e criar relatórios personalizados para analisar o desempenho dos conteúdos postados.

A plataforma supre as necessidades dos gestores para mídias sociais, possibilitando a colaboração em equipe, acompanhamento de menções, palavras-chave e muito mais. Conheça o Zoho Social.

3. Criação de landing pages

O Zoho Landing Page é o software completo e inteligente para geração de landing pages otimizadas, podendo melhorar estratégias de marketing com inúmeros recursos: modelos personalizáveis, responsividade, monitoramento, testes A/B, formulários de captura e muito mais.

O Zoho Landing Page é um criador de páginas de destino intuitivo, fácil e amigável que não requer conhecimento avançado em design ou códigos. É uma solução para criar páginas de destino atraentes com agilidade. Conheça o Zoho Landing Page.

4. Monitoramento e otimização de site

O Zoho PageSense é a plataforma de personalização e otimização de conversão para impulsionar os resultados de sites. A ferramenta acompanha as principais métricas, o comportamento online dos visitantes do site e mais, entregando insights para oferecer a eles uma experiência personalizada e aumentar as conversões. 

O Zoho PageSense também indica as partes do site que mais chamam a atenção dos visitantes, como anda a interação dos usuários, resultados de testes, diferentes layouts, personalização da experiência e feedbacks dos usuários. Conheça o Zoho PageSense.

5. Automação de marketing

O Zoho Marketing Automation é a ferramenta de automação de marketing para gerar mais conversões a partir de campanhas inteligentes e personalizadas. A plataforma é multicanal e conta com diversos recursos para gerar leads prontos para vendas. 

Dentre as funcionalidades, está a personalização de conteúdos, criação de Landing Pages, rastreio do comportamento dos visitantes do site, planejamento de campanhas automatizadas, alcance de leads no momento certo, funil com estratégias segmentadas e mais. Conheça o Zoho Marketing Automation.

Conclusão

As melhores campanhas de Black Friday têm todas essas preocupações que foram citadas acima, então aproveite as dicas para se inspirar e pensar nas ideias inovadoras que poderão gerar destaque e reconhecimento para a sua marca.

O importante é nutrir um bom relacionamento com o seu público-alvo, com estrutura capaz de cumprir os descontos ofertados. A saúde financeira deve continuar em dia, pois você deve suprir as preferências dos clientes enquanto olha para as necessidades da empresa. Aproveite para focar na data, mas pensando nos clientes que irá reter depois dela.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas