O guia para fazer um planejamento de marketing para sua empresa para 2024

O guia para fazer um planejamento de marketing


O planejamento de marketing funciona como um verdadeiro guia para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de crescimento e alto desempenho. Ele não pode ser apenas uma ideia, pois a equipe deve colocá-lo em prática diariamente para aproveitar as suas vantagens.

Um bom plano de marketing é um instrumento obrigatório para que a equipe não fique perdida, é uma ferramenta vital para o sucesso de qualquer negócio! 

Se você quer entender mais sobre o tema, saiba aqui: o que é o planejamento de marketing, a sua importância, tipos, como usar a análise SWOT, ferramentas e o passo a passo. Boa leitura!

O que é um planejamento de marketing? 

O planejamento de marketing é o documento que sintetiza o plano estratégico para determinado período de uma empresa, incluindo metas, métricas, análises e outros dados essenciais para orientar as futuras ações do negócio na área de marketing.

O documento pode ser elaborado para a área de marketing como um todo ou especificamente para certos projetos. Ele define táticas de marketing para todas as atividades ou iniciativas isoladas, ajudando a direcionar esforços.

O plano de marketing também pode servir apenas para uma campanha, uma estratégia (marketing de conteúdo, por exemplo) ou um produto. É uma verdadeira ferramenta de gestão, orientando ações para o crescimento da empresa. Não há regras quanto ao prazo ou profundidade do planejamento.

Importância do planejamento de marketing para empresas

Para que a empresa tenha sucesso, é preciso divulgar os produtos, atrair e reter clientes. Essas ações não podem ser isoladas, ou a coerência na linguagem da empresa será perdida, e dificilmente os resultados serão satisfatórios. 

Então, é preciso ter estratégia em um processo sistemático por trás: o planejamento de marketing. Para funcionar, ele não pode ser um conjunto de ideias na cabeça do gestor, com uma equipe que apenas executa, sem saber qual o plano ou objetivo.

O plano de marketing define um caminho traduzido em estratégias e ações para alcançar resultados em um determinado prazo. Ele orienta sobre os objetivos, os indicadores que devem ser monitorados e mais. Assim, ajuda a obter esforços de marketing mais eficientes.

O documento deve ser um guia, tornando a comunicação clara, facilitando a atribuição e o entendimento de responsabilidades e metas. Ele embasa a tomada de decisões a partir de dados precisos, sem deixar passar oportunidades e antecipando ameaças.

Assim, otimiza o uso dos investimentos para evitar desperdícios e prejuízos. O plano de marketing ajuda as empresas a concentrar recursos em atividades prováveis de gerar resultados. É impulsionador da motivação e integração dos colaboradores.

Tipos de planejamento no marketing

Como você viu, o planejamento de marketing fornece uma base para as decisões de marketing da empresa, elencando estratégias e ações adequadas para alcançar objetivos. Assim, ajuda as empresas a atingir metas de marketing de forma mais consistente.

Como você viu, o planejamento de marketing pode servir para diversas finalidades. Agora, confira detalhes sobre os tipos de planos que você pode criar:

Plano de marketing por níveis

O plano de marketing pode se dividir em diferentes níveis para ser mais eficiente, como: estratégico, tático e operacional.

O planejamento de marketing estratégico é amplo, com objetivos de longo prazo, sem necessariamente definir planos de ação. Já o plano de marketing tático detalha de forma mais exaustiva e prática o que foi traçado no estratégico.

Por fim, o planejamento de marketing operacional define o dia a dia de cada estratégia, com objetivos de curto prazo, demandas, atribuições, prazos, cronogramas e informações específicas de um plano de ação.

Os diferentes níveis estão conectados de forma sistemática para que os objetivos maiores sejam alcançados. 

Plano estratégico de marketing

O planejamento de marketing que detalha as estratégias está no nível tático. É mais objetivo, focando numa estratégia específica, seguindo orientações do plano anterior (o estratégico). 

Você provavelmente já viu um plano de marketing por estratégia em planejamentos de redes sociais, endomarketing, marketing digital, marketing de conteúdo e outros.

Esse tipo de plano pode ser dividido em subáreas e diferentes equipes para cada meta, ou como estratégia central para o marketing e para a empresa. De qualquer forma, é provável que seja necessário criar diferentes planos táticos.

Plano de marketing por campanhas

Os planos de marketing que focam em campanhas específicas costumam focar no curto prazo com objetividade para operacionalizar ações. 

São comuns para momentos específicos, como um plano de marketing para o Dia das Mães, um evento, lançamento ou atualização de um produto, Black Friday e mais. Esse plano não deve se desvincular dos planos estratégico e tático, contribuindo para o objetivo maior.

Realizando uma análise SWOT no marketing para identificar oportunidades e desafios  

O planejamento de marketing aumenta a conscientização da marca, servindo para atrair, gerar e converter leads qualificados, aumentando as vendas, criando estratégias de relacionamento para reter clientes e otimizando a jornada de compra para gerar satisfação.

Então, para colocar o seu planejamento de marketing em prática e alcançar essas vantagens, comece por uma análise de mercado. Use a análise SWOT ao seu favor:

Faça um resumo sobre a situação da empresa, como estrutura, departamentos, os fluxos, o volume de vendas e mais. Descreva o negócio e faça uma análise profunda. O framework usado vai ser da famosa análise SWOT, a ferramenta mais indicada para te guiar.

A análise SWOT, também conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é a ferramenta com quatro elementos-chave:

Forças (Strengths)

Aspectos internos positivos da empresa, como recursos, tecnologia, habilidades, conhecimentos e outros fatores que a diferenciam. Podem representar vantagem competitiva e ajudam a alcançar os objetivos.

Fraquezas (Weaknesses)

Aspectos internos negativos, como falta de recursos, dificuldades técnicas, processos ineficientes e outros fatores que podem prejudicar a empresa no mercado. Identificar essas fraquezas é essencial para corrigir erros e melhorar a eficiência.

Oportunidades (Opportunities)

Aspectos externos positivos, como tendências de mercado, mudanças regulatórias, avanços tecnológicos e inovações, novos comportamentos dos consumidores… Fatores que podem oferecer vantagens e oportunidades, ajudando a impulsionar o sucesso da empresa.

Ameaças (Threats)

Aspectos externos negativos do mercado, como a concorrência, mudanças na economia, barreiras regulatórias e outros fatores que podem representar riscos. Identificar e mitigar essas ameaças é fundamental para proteger a corporação.

Etapas para criar um planejamento de marketing eficiente 

A construção do plano começa olhando para dentro da empresa. Por isso, a análise SWOT vai te ajudar a garantir que ele seja adequado e caiba no orçamento. É um processo que deve ser revisado e atualizado periodicamente. 

Entenda os passos para desenvolver um plano eficiente:

Analise o ambiente e a concorrência

Olhe para fora e levante dados sobre o cenário do mercado, identificando fatores que podem afetar a execução do plano de marketing. Perceba mudanças e tendências demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais e socioculturais.

Estude o setor, como rivalidades entre concorrentes, fornecedores, clientes, novas soluções vendidas e mais. Os fatores vão te ajudar a elaborar estratégias antecipando oportunidades e riscos.

Estude bem a atuação dos concorrentes, o seu público, como se comunicam com a persona e como fazem marketing. Busque insights, perca movimentos e note a sua fatia de mercado.

Defina o seu público-alvo e personas

É hora de definir o público-alvo, o grupo de consumidores com características semelhantes para direcionar as estratégias do seu planejamento de marketing. Perceba grupos de consumidores cujas dores e necessidades o seu produto supre. 

Depois do público-alvo, é hora de criar a persona, mais detalhada, aprofundada, baseada no cliente ideal. Descreva as características, comportamentos, valores, expectativas e necessidades sintetizados em um personagem que represente o seu cliente.

Trace a jornada de compra da persona desde a consideração da própria necessidade até o pós-venda. Entenda comportamentos, dores e feedbacks em cada etapa. Saiba os canais mais usados, objeções prováveis, conteúdos e abordagens interessantes.

Descreva o posicionamento

Comece a sua estratégia pelo posicionamento, baseado nas personas. O posicionamento deve ser como a marca quer ser percebida pelos seus clientes, única, cheia de valor, diferenciada e relevante. 

Descreva atributos da empresa e da solução ofertada com base no que desperta a identificação do público e influencia a compra.  O posicionamento deve transparecer em todo o marketing.

Elenque objetivos

Os objetivos devem mirar nas necessidades da empresa e do público certo. Use metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound), ou seja, específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido.

O planejamento deve seguir essas orientações para que os objetivos sejam claros, precisos e motivadores. Crie o objetivo que o marketing quer alcançar, com um prazo mais extenso, mas também um plano para uma estratégia específica, com metas de curto prazo.

Defina métricas

Elenque indicadores-chave de sucesso (KPIs) para avaliar performances relacionadas aos objetivos, entendendo se você está no caminho certo e se atingiu as metas traçadas anteriormente.

Os KPIs indicam o sucesso da execução do plano, e devem ser acompanhados constantemente. Diante de erros notados nessa rotina de avaliação e controle, a equipe deve fazer ajustes para melhorar os resultados.

Crie estratégias

Gere estratégias específicas, que depois devem ser desmembradas, contribuindo para alcançar os objetivos finais do planejamento de marketing. 

No caso de um marketing empresarial, é comum que diferentes estratégias (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing de Relacionamento, SEO, etc.) sejam necessárias, então guarde espaço para todas elas.

Defina os recursos e o orçamento

Liste equipamentos, ferramentas, recursos, capital, colaboradores… Tudo que é preciso para executar o seu plano. Considere a necessidade de adquirir tecnologias, contratar novos profissionais, treinar colaboradores, pagar por anúncios, contratar serviços terceirizados e todas as despesas envolvidas, como contas e logística.

Os investimentos precisam ser planejados antecipadamente e devem fazer parte do planejamento de marketing.

Atribua um cronograma e os responsáveis

Defina um cronograma para cada passo da execução do plano, bem como a atribuição dos responsáveis por cada uma das demandas necessárias. Analise se os prazos são plausíveis, e tenha precisão quanto às responsabilidades, resultados esperados e datas.

No plano estratégico, defina datas no longo prazo e responsáveis gerais. Depois, nos planos tático e operacional, detalhe atribuições no médio e curto prazo.

Elabore o plano

Elabore o documento final, o seu guia para bons resultados no marketing. O plano de marketing costuma ser estruturado com os tópicos:

  • Sumário;
  • Diagnóstico;
  • Análise do ambiente;
  • Concorrentes;
  • Público-alvo e persona;
  • Posicionamento;
  • Objetivos e metas;
  • Indicadores;
  • Estratégias;
  • Recursos e orçamento;
  • Cronograma;
  • Atribuições de responsáveis.

Crie um texto envolvente, incentive os colaboradores com um material com bom design, visualmente bonito e coeso. O plano não deve ser curto, mas também não deve ser cansativo.

Ferramentas essenciais para colocar o plano em prática  

Existem várias ferramentas de planejamento de marketing para te ajudar a colocar um planejamento de marketing em prática:

1. Ferramentas de análise de mercado

Ajudam na pesquisa de mercado, fornecendo insights valiosos sobre o público, concorrentes e tendências. São exemplos o SEMrush e SimilarWeb.

2. Ferramentas de gestão de projetos 

São úteis para organizar e acompanhar as atividades do planejamento, definir prazos, atribuir tarefas e monitorar performance. Aqui na Zoho temos o Zoho Projects, essencial para você gerenciar os projetos com qualidade e agilidade.

3. Ferramentas de análise de dados

Ajudam a coletar, analisar e interpretar dados das estratégias de marketing. Fornecem insights sobre as campanhas, o comportamento do usuário e indicadores de desempenho. O Zoho PageSense, por exemplo.

4. Ferramentas de SEO

Auxiliam na otimização do conteúdo e do site para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca. Ajudam a identificar palavras-chave, realizar auditorias de SEO e acompanhar o desempenho nos rankings. Um exemplo é o Google Search Console.

5. Ferramentas de monitoramento de mídias sociais

Permitem monitorar e analisar as campanhas de mídia social, acompanhar menções da marca, interagir com os seguidores e obter insights sobre o engajamento do público. O Zoho Social vai te ajudar com tudo isso e muito mais.

6. Ferramentas de marketing digital

A parte mais importante para a realização do planejamento, afinal sem uma ferramenta para executar toda a estratégia, o planejamento é mais um documento esquecido. Uma plataforma para planejar e controlar as campanhas, gerar, nutrir e qualificar os contatos, automatizar tarefas de marketing e analisar resultados é essencial para que o planejamento seja cumprido com eficiência. 

O Zoho Marketing Automation é a única ferramenta de automação do mercado que já conta com recursos de planejamento de campanhas de marketing para você gerenciar atividades, colaborar em equipe, controlar o orçamento de campanhas e mensurar métricas importantes do planejamento estratégico como CAC e ROI.

Monitore campanhas, faça a medição de métricas de desempenho, corte despesas desnecessárias, rastreie todos os pontos de contato com o cliente e muito mais!
 


Estratégias no planejamento de marketing  

O planejamento de marketing é muito mais que um documento, é também uma poderosa ferramenta, essencial para o sucesso de qualquer empresa. Já as estratégias são diretrizes fundamentais para alcançar os objetivos.

Uma delas é o posicionamento de marca, a definição de como a marca se comporta no mercado em relação aos concorrentes, a identificação dos principais diferenciais competitivos e da sua proposta de valor única.

A segmentação de mercado, divisão com base em características, ajuda a focar em atender às necessidades específicas de cada segmento.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais famosas, e envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, envolver e nutrir os clientes em potencial, construindo relacionamentos duradouros.

Há também o conhecido marketing de mídia social, as atividades de relações públicas e o marketing de influência, que está em alta pelo envolvimento de influenciadores digitais para promover marcas. 

Medindo e avaliando os resultados do planejamento de marketing 

Para medir e avaliar os resultados do planejamento de marketing, existem várias métricas e métodos de avaliação. As métricas medem o desempenho geral das campanhas e ações de marketing, como:

  • ROI (Return on Investment): Calcula o retorno sobre o investimento feito no marketing.
  • CAC (Customer Acquisition Cost): Custo médio para adquirir um novo cliente.
  • Taxa de conversão: Proporção de visitantes ou leads que se convertem em clientes.
  • Taxa de retenção: Proporção de clientes que retornam e continuam com a empresa ao longo do tempo.

Você pode e deve fazer pesquisas de satisfação do cliente em relação aos produtos, serviços, atendimento e experiência com a empresa. Analise os dados do seu website, percebendo o desempenho, número de visitantes, tempo que eles gastam no site, taxas de rejeição e mais. 

Gerencie e monitore as mídias sociais para acompanhar a visibilidade da marca, o engajamento do público, as menções e interações com os seguidores. Faça testes A/B e experimentos para comparar versões diferentes de elementos de marketing (títulos, chamadas, botões, anúncios e mais) para determinar qual versão gera melhores resultados. 

Faça ajustes nas estratégias, se necessário. A avaliação contínua dos resultados ajuda a identificar o que está funcionando.

A plataforma conta com uma variedade de recursos para o seu planejamento de marketing. Ela rastreia todas as suas páginas de ponto de contato com o cliente para te oferecer informações detalhadas, como o tráfego total, impressões geradas em vários canais - e-mail, mídias sociais, SMS e muito mais.

A colaboração entre equipes fica muito mais fácil! Você terá um verdadeiro mapeamento dos planos de campanha da forma mais transparente, coordenando todos os colaboradores envolvidos. 

Faça o acompanhamento entre os colaboradores em diferentes atividades usando as guias para comentários e avaliações .Para cada meta definida, defina um marco e acompanhe o progresso. Analise custos, corte despesas e mantenha controle sobre o orçamento e o ROI.

Tenha uma visão completa da sua estratégia para atingir metas! Tome decisões mais informadas, automatize tarefas e aumente a eficiência do seu planejamento de marketing com o Zoho Marketing Automation!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas