O que é geração de demanda em marketing e vendas e como criar um plano

O que é geração de demanda em marketing e vendas


Diariamente, os consumidores são bombardeados por anúncios, propagandas e ofertas. Mas, como de fato uma empresa pode ser eficiente na geração de demanda atraindo os potenciais clientes com qualidade?

Conheça o conceito de geração de demanda, o passo a passo, algumas dicas para conseguir bons resultados e mais. Saiba como atrair usuários que não conheciam a sua empresa para transformá-los em clientes. Boa leitura!

O que é geração de demanda?

A geração de demanda é a área das empresas que busca atrair potenciais clientes. Além da criação de oportunidades, a geração de demanda aumenta a receita e melhora o relacionamento de longo prazo com o público-alvo.

Essa é uma estratégia essencial para alimentar as vendas do negócio, já que sistematiza os esforços para converter leads em compradores, tarefa necessária para que a empresa exista de forma sustentável. 

A geração de demanda usa ferramentas como análise da jornada de compra, produção de conteúdos, acompanhamento do funil de vendas e outras ações para impulsionar as vendas a curto prazo e também para encantar, fidelizar e reter clientes.

Diferença entre geração de demanda e geração de leads 

A geração de demanda é a forma como a sua empresa pode alcançar o mercado e mostrar ao público o que tem a oferecer. Nesse processo, há o conhecimento sobre as forças e fraquezas da marca, o alcance do público e a geração de conexão e confiança.

A ideia é atrair o seu público-alvo, gerar leads, qualificá-los e converter esses membros em clientes retidos.

A geração de leads em si é o processo que busca aumentar o interesse do público nas suas soluções através da nutrição. Assim, os usuários que conhecem a sua marca podem ser convencidos a serem comprados.

Ou seja, a geração de leads está inserida na geração de demandas. São técnicas de geração de leads o uso de formulários para obter dados de contato do usuário, e-mail marketing, captura de leads em redes sociais e mais. 

Essas estratégias não podem ser usadas exclusivamente, de forma separada. A geração de demanda ajuda diretamente na geração de leads e vice-versa, pois você não pode gerar leads qualificados sem atraí-los através da geração de demandas. 

Importância de ter um plano de geração de demanda

O plano de geração de demanda é essencial para atrair clientes em potencial e aumentar as suas oportunidades de negócios. Conheça as vantagens de ter um bom plano:

1. Objetivos mais claros

Um plano bem elaborado traça metas e objetivos claros para alcançar a geração de demanda. Assim, a equipe pode direcionar os esforços e recursos de forma mais eficiente, sem prejuízos, mal uso de recursos ou estratégias perdidas.

2. Foco no público-alvo

Um plano de geração de demanda precisa ser baseado no entendimento do público-alvo. Você irá identificar quem são os seus clientes em potencial, quais são suas dores, necessidades e desejos, e como se comunicar com eles com eficiência.

3. Estratégias mais adequadas

Com o plano em mãos, é possível definir estratégias mais adequadas para alcançar bons resultados. Desde a escolha dos canais de marketing mais relevantes, a criação de conteúdo mais atraente e de campanhas promocionais eficientes.

4. Ajuda na otimização de recursos

O plano vai te ajudar a otimizar o uso dos recursos financeiros, de tempo e de equipe. Isso evita gastos desnecessários, profissionais sem demandas atribuídas, esforços feitos para canais com pouco retorno sobre o investimento (ROI) e outros problemas.

5. Melhora a mensuração de resultados

Já que você terá métricas de sucesso bem definidas, poderá acompanhar o desempenho das estratégias com mais facilidade, possibilitando ajustes eficientes para otimizar o planejamento.

6. Aumenta a competitividade

Ter um plano é essencial para concorrer em um mercado competitivo, pois ajuda a empresa a estruturar os esforços para atrair clientes em potencial e não perder oportunidades de negócio para concorrentes. 

7. Torna o crescimento sustentável

Um plano bem elaborado pensa no que é necessário para o crescimento sustentável do negócio a longo prazo, construindo uma base sólida de clientes fidelizados e fortalecendo a posição da empresa no setor.

Como criar um plano de geração de demanda

Para criar um plano de geração de demanda de forma eficiente, alguns passos são essenciais. Confira aqui um checklist:

Defina seus objetivos e o público-alvo

No seu plano, deve ter a identificação clara dos objetivos e resultados esperados na geração de demanda. Bons exemplos são o aumento do número de leads qualificados, melhores taxas de conversão, maior presença online e mais.

O seu plano de geração de demanda deve ser feito para alcançar um público-alvo, e isso não pode ser concretizado sem que você conheça para quem está falando, quais são as suas necessidades, preferências, dores, características e desafios.

Crie as personas (o cliente ideal) para representar perfis fictícios de quem compra os seus produtos. Assim, poderá personalizar a comunicação para atender o público-alvo.

Escolha os canais de marketing

Identifique os canais mais relevantes para se comunicar com o seu público-alvo, como  marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO, entre outros.

Crie conteúdo relevante

Desenvolva conteúdo de alta qualidade, relevantes para o seu público-alvo, que solucione dúvidas, questões e necessidades. O conteúdo deve informar, educar e resolver problemas, sendo de fato útil para quem lê. 

Implemente as campanhas

Desenvolva campanhas específicas para alcançar seus objetivos, sejam campanhas de e-mail, promoções e outras ações para atrair a atenção do seu público-alvo.

Integre suas ferramentas de marketing

Use ferramentas de marketing eficientes para te ajudar, como plataformas de automação de marketing, CRM, mídias sociais e análise de dados, para acompanhar e gerenciar as suas campanhas.

Estabeleça métricas e metas

Defina métricas e metas claras para avaliar o seu plano de geração de demanda. Isso permitirá que você acompanhe o progresso e faça ajustes, caso necessário.

Acompanhe e ajuste

Monitore os resultados das suas ações com base nos dados coletados. Otimize as estratégias em direção aos objetivos definidos.

Ações de geração de demanda na jornada de compra

Ao longo da jornada de compra do cliente, as ações de geração de demanda devem ser adaptadas levando em consideração as necessidades e interesses dos clientes em cada momento. Conheça ações de geração de demanda para cada estágio da jornada:

  • Conscientização (Topo do Funil)

Para essa etapa, use ao seu favor o marketing de conteúdo. Produza conteúdo informativo, útil e relevante em blogs, infográficos e vídeos. Assim, irá atrair a atenção do público-alvo e aumentar a visibilidade da marca.

O SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Ele é essencial para que o conteúdo produzido seja visto pelo Google, e deve ser aplicado através de técnicas como palavras-chave, link building, boa performance de site e mais.

Também aproveite os benefícios das redes sociais, e compartilhe conteúdos para alcançar um público mais amplo e engajador para o público-alvo.

  • Consideração (Meio do Funil)

A estratégia de e-mail marketing é boa para essa etapa. Faça o envio de newsletters e e-mails segmentados com bons conteúdos para nutrir leads. Também ofereça webinars e e-books com informações valiosas e aprofundadas sobre as soluções.

Aproveite o retargeting! Utilize anúncios segmentados para alcançar os visitantes que já interagiram com seu site ou redes sociais.

  • Decisão (Fundo do Funil)

É hora de mostrar os benefícios da sua solução através de cases de sucesso, dados e avaliações. Mostre depoimentos de clientes satisfeitos e prove a eficácia da sua solução.

Ofereça demonstrações do produto ou períodos de testes gratuitos, faça ofertas e descontos especiais para incentivar a ação dos clientes em potencial.

  • Pós-venda e fidelização

Não esqueça do pós-venda! Crie programas de fidelidade para recompensar clientes fiéis, faça pesquisas de satisfação para entender as necessidades dos clientes e melhorar seus produtos. Clientes satisfeitos indicam as suas soluções para outros.

Conclusão

Você sabia que, de acordo com pesquisa do LinkedIn, 87% dos líderes de vendas e marketing dizem que a colaboração entre esses dois departamentos permite o crescimento real dos negócios?

É preciso se preocupar menos com a quantidade de leads e mais com a qualificação, a conexão entre a forma estratégica de alcançá-los e a geração de vendas. Para que esse ciclo seja eficiente, você precisa das ferramentas certas para otimizar o trabalho da equipe!

Automatize o seu processo de geração de leads de forma eficiente com o Zoho Marketing Automation. Você terá leads prontos para a venda! 

Enquanto isso, você pode integrar o marketing com o gerenciamento de redes sociais no Zoho Social e a automatização, gerenciamento e acompanhamento do e-mail marketing com o Zoho Campaigns


 

Por fim, melhore e agilize as vendas com a integração do Zoho Campaigns ao Zoho CRM, o seu programa para gerenciamento das relações com os clientes, do primeiro contato até o pós-venda. Impulsione os seus resultados na geração de demanda com as ferramentas certas!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas