Lidando com diferentes perfis comportamentais na equipe de projeto

O conceito dos perfis comportamentais é valioso para que a empresa possa entender os seus colaboradores, a forma como possivelmente irão agir e reagir a diferentes cenários.

Se a empresa busca a retenção de talentos e o melhor gerenciamento dos recursos humanos, pode usar os perfis comportamentais como uma estratégia que visa a manutenção do bom colaborador. 

Nesse post, você conhecerá os diferentes perfis comportamentais, a importância do conceito, e como os gestores podem aplicar esse conhecimento. Confira a seguir!

O que é um perfil comportamental? 

Em 1920, William Marston, PhD em Psicologia da Universidade de Harvard, criou a teoria DISC para explicar as reações emocionais humanas. Ele escreveu um livro chamado “As emoções das pessoas normais”, onde descreve quatro tipos comportamentais principais:

  • Dominance (Dominância): controle, poder e assertividade;
  • Influence (Influência): comunicação e relações sociais;
  • Steadiness (Estabilidade): paciência e persistência;
  • Conscientiousness (Cautela): organização.

O Marston se baseou em perfis anteriormente feitos por figuras históricas como Hipócrates e Galeno. Os nomes desses perfis comportamentais formam o nome da teoria “DISC”. 

Naturalmente, mas sem determinismo, Marston formulou a compreensão de que certos perfis são mais adequados para cumprir determinadas funções empresariais, tendo mais facilidade para desenvolver habilidades X ou Y.

A partir das publicações de William Marston, foram criadas ferramentas para o perfil comportamental de cada pessoa. Existem sistemas validados por universidades que, inclusive, modificaram a nomenclatura dos perfis para transmitir melhor a ideia em português:

  • Executor;
  • Comunicador;
  • Planejador;
  • Analista.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais? 

Como você viu anteriormente, os perfis comportamentais são 4, formando mapeamentos para entender as posturas de pessoas mediante estímulos. Entenda mais sobre cada um dos perfis comportamentais a seguir:

1. Comunicador

Os comunicadores são falantes, enérgicos, extrovertidos, com boa capacidade adaptativa, mas não gostam muito da monotonia. Por isso, são profissionais interessantes para tarefas que envolvam independência e movimentação.

Os comunicadores costumam:

  • Precisar do contato interpessoal;
  • Atuar bem em equipe;
  • Ser bom amigo e ser vaidoso;
  • Admirar a boa projeção social;
  • Ser imaginativo, criativo, com senso artístico, rápido e ágil;
  • Ser voltado para a conexão, a pessoa e as relações.

2. Executor

Os executores são ativos e dinâmicos. Ideais para perfis de liderança, não têm medo de arriscar e superar obstáculos. São esforçados, com boa disposição física, determinação e perseverança.

Os executores:

  • Têm posicionamento forte;
  • São autoconfiantes, competitivos e otimistas;
  • São orientados para a ação e os resultados rápidos.

3. Analista

Os analistas são comprometidos, leais, preocupados, rígidos e calmos. Costumam ter um comportamento discreto, mais retraído e, por vezes, pessimista. Costumam trabalhar com exatidão e grande qualidade.

  • Gostam da excelência e podem ser rigorosos consigo mesmos;
  • São detalhistas, improvisam bem e gostam de trabalhar com o coletivo;
  • Não são muito rápidos, demandando paciência;
  • Gostam do novo, mas se recolhem diante de conflitos;
  • Gostam de entender os dados antes de dar opiniões em debates;
  • São intuitivos, curiosos e apresentam boas soluções.

3. Planejador

Os planejadores são tranquilos e autocontrolados. Gostam da rotina, seguindo bem normas e regras, por isso, mas também se sentindo bem com pessoas mais extrovertidas, ativas e dinâmicas. 

Os planejadores costumam:

  • Ser calmo, paciente, observador, passivo e cuidadoso;
  • Ser flexível, constante e disciplinado;
  • Agir com tranquilidade, mesmo diante de emergências;
  • Ser introvertido, mas fácil de se relacionar;
  • Valorizar a linearidade;

Como lidar com diferentes perfis comportamentais na equipe

O perfil comportamental é uma ferramenta que ajuda a identificar as competências relacionadas às atitudes, detectar aptidões e possíveis reações, entendendo, até mesmo, onde é provável que um profissional se sinta mais confortável para trabalhar.

Para lidar com os diferentes perfis comportamentais presentes na sua equipe, é interessante:

Estabelecer objetivos comuns

Estabelecer objetivos comuns irá unir e despertar o melhor potencial dos colaboradores com perfis comportamentais diferentes. Esses objetivos devem ser claros e concisos, de preferência, formados por metas menores e com prazos bem definidos.

Todos os membros da equipe devem compreender os objetivos da liderança, o escopo do objetivo e as suas responsabilidades, entendendo como contribuir para o progresso da demanda. Isso irá motivar a equipe a trabalhar de forma colaborativa.

Estimular o diálogo

O diálogo ajuda a desenvolver o trabalho em equipe de forma coesa e colaborativa entre perfis comportamentais diferentes. Ele constrói a compreensão e a aceitação das diferenças, facilitando, inclusive, a geração de ideias inovadoras na empresa.

Um ambiente de trabalho saudável é onde todos os membros da equipe podem se expressar, dar feedbacks, lançar ideias e contribuir para o desenvolvimento da equipe.

Incentivar a colaboração

A liderança deve sempre promover a colaboração. Apenas dessa forma os departamentos e funcionários podem trabalhar de forma coesa, com oportunidade real de atuar lado a lado para desenvolver a melhor solução empresarial.

A colaboração influencia na manutenção de um ambiente de trabalho positivo, saudável, onde todos se sentem responsáveis e atuantes na geração de processos de alta qualidade.

Manter a comunicação aberta

A comunicação aberta é essencial para o trabalho eficiente em equipe entre perfis comportamentais diversos. Assim, todos os membros do time podem ter a oportunidade de dar ideias e interagir livremente.

Desenvolver um ambiente de trabalho funcional só é possível com a comunicação aberta, através de canais eficientes, onde cada membro está confortável para expressar opiniões respeitosas.

Como o Zoho Projects ajuda na gestão do seu time

O Zoho Projects é a plataforma de gerenciamento de projetos que você precisa para lidar com diferentes perfis comportamentais na equipe. O software entrega recursos para comunicação eficiente, fácil e rápida.

Aproveite para lançar mensagens internas, discussões em tópicos, compartilhar arquivos, gerar lembretes e notificações, adaptando seu estilo de comunicação conforme necessário para os diferentes perfis comportamentais do time.

Atribua tarefas personalizadas, segundo as competências individuais, e visualize como cada membro da equipe trabalha nas atividades, para, posteriormente, alinhar de forma ainda mais otimizada a comunicação e as responsabilidades.

Monitore o progresso das demandas, visualize o status das atividades e faça ajustes conforme necessário. Forneça feedbacks na plataforma, ajustando abordagens, personalizando o fluxo de trabalho para atender às necessidades individuais e colabore em tempo real.

Em situações de desentendimento, os gestores podem usar a plataforma para facilitar a resolução, com discussões construtivas, a identificação de soluções em conjunto e com base em dados. Conheça o Zoho Projects!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas