7 práticas para promover uma cultura de inovação na sua empresa

A cultura de inovação é fundamental para otimizar os processos empresariais do mercado moderno! Sem ela, dificilmente o seu negócio conseguirá manter a vantagem competitiva, entregando soluções diferenciadas e valorosas para os clientes.

Então, se você quer alcançar melhores resultados em uma empresa, conheça mais sobre o conceito da cultura de inovação, os tipos de inovação existentes, as melhores práticas e mais. Saiba aproveitar a inovação na sua empresa!

O que é cultura de inovação?

A cultura de inovação resume um conjunto de valores e práticas que promovem a geração de novas ideias de forma sistemática, em um ambiente que incentiva a criatividade, o pensamento crítico e a experimentação.

Para não ser passada para trás, a sua empresa precisa da implementação dessa cultura.

Isso porque o mercado está com a competição cada vez mais acirrada, com empresas investindo diariamente na inovação, bem como no desenvolvimento de soluções atualizadas para conquistar clientes e vencer os concorrentes.

Quais são os tipos de inovação

Existem três tipos de inovação: radical, incremental e disruptiva. Confira cada uma delas:

Inovação radical

Como o nome sugere, a reação radical realmente muda o cenário da empresa, seja referente à sua posição no mercado ou na própria dinâmica empresarial. Pode ocorrer uma mudança completa na identidade, na sua forma de trabalho, atendimento, fluxos, serviços e produtos. Um grande exemplo é o iPhone da Apple, que revolucionou os smartphones.

Inovação incremental

A incremental adiciona novidades no produto, na marca, na produção ou em outras características empresariais, mas sem promover uma mudança muito brusca. Pode ser a evolução de uma inovação já existente, entregando melhorias, e é muito comum nos diversos aplicativos e sistemas que você conhece - eles evoluem com o tempo.

Inovação disruptiva

A inovação disruptiva acompanha o mercado, e pode ser alavancado por algo que uma empresa fez que ganhou espaço, mas de forma escalável, atingindo muitas pessoas. É um verdadeiro movimento, como a Netflix, que resolveu inovar e passou a oferecer o serviço de vídeo por streaming através de uma assinatura mensal.

Agora que você já conhece os tipos de inovação, pode conferir exemplos práticos: 

A inovação de um produto é simples, e pode ser vista na maior parte dos eletrodomésticos que você tem em casa. Antes, as televisões não eram planas, muito menos Smart. 

Na inovação de serviço, temos o agora famoso delivery, onde com uma ligação ou clique no aplicativo, o cliente pode solicitar o que deseja. A inovação também está nos processos de produção, que passam a ser mais cuidadosos com o meio ambiente, e na inovação do modelo de negócio, onde um bom exemplo é a novidade dos marketplaces e dos bancos virtuais.

A inovação tecnológica está na indústria 4.0, na inovação logística dos centros de distribuição que usam até mesmo o delivery via drones! A inovação em marketing também está presente nas formas mais produtivas de captar clientes no digital. Diariamente, você é atingido por anúncios baseados em dados.

Por fim, a inovação organizacional tomou o mercado, por meio de mudanças estruturais e práticas como o home office.

Benefícios da cultura de inovação para empresas de tecnologia

A cultura de inovação é fundamental para que as empresas se adaptem diante das constantes atualizações de um mercado acelerado. Os benefícios da cultura de inovação para empresas de tecnologia são ainda mais cruciais: sem essa cultura, dificilmente as marcas que trabalham com tecnologia poderão crescer.

Uma cultura de inovação bem estabelecida traz abertura à mudança, pois a empresa passa a estar disposta a se adaptar e evoluir, sem decair diante do mercado e dos concorrentes. 

A empresa que alimenta a cultura de inovação também apoia a criatividade, o pensar fora da caixa, gerar novas ideias. Ela passa a praticar a experimentação a partir de riscos calculados, aprendendo com os possíveis erros. Assim, surge a colaboração entre equipes, a comunicação aberta. Mas como implantar esse diferencial no dia a dia da sua empresa?

De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, 94% dos executivos seniores concordam que as pessoas e a cultura corporativa são os motores mais importantes para atingir a inovação. Saiba mais sobre a prática dessa cultura a seguir!

Melhores práticas para implementar uma cultura de inovação na sua empresa

Finalmente, vamos às melhores práticas que podem ser seguidas. Confira:

1. Liderança

Implementar uma cultura de inovação requer um compromisso firme, por isso, a liderança desempenha um papel fundamental. Os líderes devem comunicar uma visão clara sobre a inovação para a equipe. 

Os valores da experimentação, colaboração e a aprendizagem contínua devem ser comunicados. O líder deve saber assumir riscos de forma calculada e bem gerenciada, encorajando todos para que saiam da zona de conforto, troquem ideias e opiniões.

Os erros devem ser vistos como oportunidades de aprendizado. Os líderes devem fornecer os recursos necessários para a inovação, como ferramentas e treinamento. 

2. Comunicação aberta

A comunicação aberta é fundamental para a cultura de inovação. Ela permite que as ideias fluam de maneira eficaz. Então, estabeleça canais eficientes para que os colaboradores troquem ideias, como fóruns, reuniões e ferramentas.

O ambiente deve ser seguro, valorizando diferentes perspectivas e opiniões, e a troca de feedback deve ser incentivada.

3. Recompensas e reconhecimento

É preciso manter um sistema de reconhecimento que valorize os resultados da inovação. Crie um programa para incentivar os funcionários. Use prêmios, oportunidades, elogios, bônus ou promoções, por exemplo. As recompensas são cruciais na implementação da cultura de inovação.

4. Encoraje a diversidade

Valorize a diversidade de pensamento e experiência, as diferentes habilidades e perspectivas. Essa é uma das melhores práticas  para implementar uma cultura de inovação, pois a diversidade pode levar a trocas mais criativas. 

Garanta que seu processo de contratação seja inclusivo, ofereça treinamento em diversidade, em um ambiente respeitoso, com a diversidade também presente na liderança. 

5. Investimento em pesquisa e desenvolvimento

Destine recursos para a pesquisa e o desenvolvimento, permitindo o teste de novas ideias. Invista em treinamento para manter a equipe atualizada, estabeleça parcerias para obter conhecimentos especializados e melhores tecnologias, monitore o progresso desses projetos, mesmo que algumas ideias não tenham sucesso inicialmente.

6. Aprendizado contínuo

Estimule o aprendizado contínuo, onde os colaboradores possam se atualizar e adquirir novas habilidades. Tenha programas de treinamento, workshops, conferências e outros ambientes de trocas, pois o aprendizado constante permite a atualização e adaptação.

7. Ambiente físico e digital

Crie um ambiente de trabalho que promova a colaboração e a criatividade, tanto no físico quanto no digital. Isso pode incluir espaços abertos e ferramentas digitais que facilitem a comunicação e a colaboração diárias. 

Conte com o Zoho Workplace

É a suíte de produtividade que a sua empresa precisa com recursos de comunicação e gerenciamento. Um facilitador direto da cultura de inovação, já que apoia e otimiza o trabalho colaborativo nos mais variados formatos de documentos armazenados em nuvem. 

O Zoho Workplace inclui aplicativos de comunicação, permite o acesso a documentos e dados de qualquer lugar com uma conexão à Internet, pode ser integrado com outras ferramentas e automatiza fluxos diversos, tudo em total segurança!

É uma ferramenta de inovação que facilita a colaboração e a comunicação, agilizando a troca de opiniões e de ideias inovadoras. Apoie a cultura de inovação na sua empresa com o Zoho Workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas