Sales Development Representative: o que é SDR?

Você já ouviu falar em SDRe sua importância para um bom desempenho em vendas? Pois, não deixei de ler o artigo que preparamos. Boa leitura!

Um Sales Development Representative (SDR), ou representante de desenvolvimento de vendas, é um indivíduo que se concentra na prospecção, movimentação e qualificação de leads por meio do pipeline de vendas e, em seguida, entrega esses leads a indivíduos responsáveis ​​​​pelo fechamento de vendas. Os SDRspermitem que os funcionários que fecham uma venda concentrem seu tempo e esforço nos leads com maior potencial de fechamento.

Os representantes de desenvolvimento de vendas são educadores que auxiliam os clientes em potencial na identificação de soluções para seus problemas. Eles fazem isso desenvolvendo uma compreensão das necessidades de um cliente potencial e, em seguida, fornecendo soluções, ideias e informações relevantes, sem “lançar” um produto.

Uma tarefa fundamental para os SDRsé identificar e excluir indivíduos que não têm interesse em comprar um produto e eliminá-los do pipeline para evitar o desperdício de recursos futuros.

Neste artigo, você vai compreender como esse os profissionais trabalham e suas habilidades. Boa leitura!

Sales Development Representative (SDR): o que é e o que fazem?

Os representantes de desenvolvimento de vendas utilizam uma variedade de fóruns de comunicação ao desempenhar suas funções, como:

  • Social Media: para compartilhar conhecimento e se estabelecer como um especialista em plataformas como LinkedIn (por exemplo, publicar white papers e webinars) e identificar potenciais alvos e iniciar apresentações.
  • E-mail: para iniciar conversas com clientes em potencial para educá-los ainda mais e estabelecer um relacionamento inicial.
  • Contato por telefone: para ter uma interação mais profunda com um cliente em potencial. O contato por telefone é o fórum mais desafiador como resultado das habilidades exigidas dos representantes de desenvolvimento de vendas, incluindo habilidades de escuta ativa, saber como superar objeções e ter autoconfiança.

O trabalho da SDRnos bastidores para acelerar o processo de vendas para outros. Eles devem se concentrar na qualidade, além da quantidade. Os esforços de divulgação não devem ser cegos e muito amplos. Os SDRsdevem ser capazes de identificar e abordar desafios e problemas específicos.

O papel de um representante de desenvolvimento de vendas é muitas vezes considerado como de nível básico, mas é muito importante no processo de vendas. Os representantes de desenvolvimento de vendas geralmente são recém-formados , com apenas diplomas e experiência básica em vendas para confiar. Na verdade, muitos representantes de desenvolvimento de vendas nunca trabalharam no setor de vendas antes.

O fato de muitos representantes de desenvolvimento de vendas serem novos no mercado de trabalho funciona bem para as empresas. É ótimo se você deseja moldar a equipe de vendas em seus processos e procedimentos.

Muitas empresas procuram SDRcom um a dois anos de experiência em áreas comparáveis. Esses campos incluem atendimento ao cliente e hospitalidade porque exigem um nível semelhante de interações baseadas em pessoas.

Embora muitas empresas considerem um representante de desenvolvimento de vendas uma função de nível básico, é uma excelente maneira de um funcionário aprender vendas.

O que faz um SDR (representante de desenvolvimento de vendas)?

SDRsdesempenham um papel crítico no funil de vendas. Os representantes de desenvolvimento de vendas devem procurar e encontrar novos clientes, conectar-se com esses clientes, qualificar os leads e enviá-los para os mais próximos da equipe de vendas.

As organizações costumavam contratar pessoas para lidar com todo o processo de vendas. Mas as empresas perceberam que esse não é o melhor processo no futuro . Por exemplo, você pode ter um excelente negócio mais próximo. Ainda assim, eles podem ser ineficazes para obter novas contas interessadas em seu serviço. Nesse caso, sua empresa deve contratar um representante de desenvolvimento de vendas.

Existem dois conceitos essenciais que você precisa conhecer – vendas de saída e vendas de entrada. De um modo geral, os representantes de desenvolvimento de vendas se concentraram nas perspectivas de entrada. Os representantes de desenvolvimento de negócios/vendas criam sua própria comunicação de vendas de saída.

Isso não significa que as duas funções não se sobreponham, e os representantes de desenvolvimento de vendas geralmente também lidam com clientes em potencial de saída . Embora o método tradicional de divulgação possa funcionar para algumas empresas, os representantes de desenvolvimento de vendas têm habilidades úteis que podem ajudar a tornar sua equipe de vendas mais bem-sucedida.

Além disso, embora o fluxo de trabalho de um SDRseja geralmente simples, isso não significa que será um passeio no parque. Os representantes de desenvolvimento de vendas precisarão de uma série de habilidades para desempenhar a função.

Principais habilidades de um SDR

Algumas habilidades que um Representante de Desenvolvimento de Vendas precisaria para ser bem-sucedido:

  • Fortes habilidades de comunicação falada e escrita;
  • Excelente gerenciamento de tempo e habilidades analíticas;
  • Conhecimento de vendas e marketing ou um forte desejo de aprender;
  • Habilidades de atendimento ao cliente, trabalho em equipe e habilidades interpessoais;
  • Seria útil ter concluído um curso de técnicas de vendas, negócios ou marketing;
  • Habilidades de liderança - capaz de aparecer e liderar uma equipe de funcionários;
  • Excelentes habilidades de resolução de problemas e a mentalidade para desafios inovadores;
  • A capacidade de trabalhar com plataformas de vendas essenciais, como LinkedIn, CRM’s muito mais;
  • Uma ética de trabalho robusta e um desejo de trabalhar longas horas para atingir as metas.

Os principais objetivos de um SDR

  • Entrar em contato com empresas e conheça a empresa, muitas vezes fazendo a primeira comunicação;
  • Qualificar leads e empurre-os pelo funil de vendas e para os fechamentos de negócios;
  • Atuar como controle de qualidade para leads de vendas, permitindo que todo o processo de vendas seja o mais simples possível;
  • Decida quais leads são melhores que outros e passe as informações para as próximas pessoas no funil de vendas;
  • Ter alguma experiência em determinados produtos e serviços;
  • Realize pesquisas sobre contas e gere o melhor interesse;
  • Acompanhe todas as informações úteis relacionadas a leads e qualificações;
  • Utilize chamadas frias e marketing por e-mail para gerar novos leads de vendas;
  • Organizar reuniões de negócios entre leads e executivos de vendas;
  • Reporte ao líder ou gerente da equipe de vendas com resultados semanais, mensais e trimestrais;
  • Construir relacionamentos de longo prazo com os clientes e buscar estabelece-los como clientes fiéis.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais conteúdos como este!

A Zoho garante resultados para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas