Entenda o que é ser phygital?

Phygital: entenda o que significa e descubra o que esta estratégia pode agregar em seus negócios.

É um novo conceito presente no mercado. O novo nome da frase de efeito transmite mais claramente o significado dessa estratégia de marketing: Phygital = Físico + Digital.

Com 2022 à todo vapor, há uma sensação de que o futuro realmente chegou. Temos a tecnologia para tornar quase tudo possível, e essa tecnologia certamente pode afetar várias esferas do comércio.

Continue lendo para descobrir como levar sua empresa para 2022 com as estratégias de marketing da Phygital e as experiências de varejo da Phygital.

O que é Phygital? 

Phygital pode descrever qualquer coisa que tente cruzar a divisão entre os mundos físico e digital, mas é mais comumente usado para descrever uma experiência de varejo ou uma estratégia de marketing.

Os próprios consumidores são Phygital; eles existem nos mundos físico e digital e participam do comércio em ambos os lugares.

Portanto, faz sentido que profissionais de marketing e varejistas habitam esse mesmo espaço entre os mundos físico e digital e encontrem os consumidores lá.

Há vantagens tanto no comércio digital quanto no físico. Embora as compras físicas estejam diminuindo, ainda há aspectos insubstituíveis que os consumidores continuam desejando.

Os consumidores desfrutam da interatividade de poder ver e tocar os produtos em uma loja física e conversar com o pessoal de vendas.

Qual a importância da Phygital? 

Estudos também mostram que os consumidores frequentemente combinam compras físicas com compras digitais de duas maneiras: lendo resenhas de produtos on-line, depois fazendo compras bem informadas em uma loja ou tocando e vendo produtos em uma loja primeiro e depois comprando on-line.

A Phygital visa combinar os melhores aspectos do comércio digital e físico para criar a experiência integrada ideal para o consumidor e novas oportunidades para varejistas e profissionais de marketing.

As estratégias de marketing e varejo phygital podem ser uma tábua de salvação para salvar lojas físicas em dificuldades, e algum nível de implementação phygital é provavelmente necessário para a continuação das vitrines físicas.

A Phygital tem um forte apelo junto aos consumidores Millennial e Geração Z, que são altamente conectados digitalmente.

Como aplicar uma estratégia bem-sucedida de Phygital? 

Phygital preenche a lacuna entre o mundo físico e o digital. O objetivo é trazer as melhores partes da experiência física do cliente para o mundo digital e vice-versa.

Para que uma estratégia phygital seja bem-sucedida, ela precisa ser ICE : Instante, Conectado e Engajada.

Instante

A principal necessidade a que o phygital responde é o desejo do aqui-agora. Os clientes operam em um mundo onde gratificação instantânea e serviço imediato são padrões mínimos.

De acordo com pesquisas, 45% dos clientes estão prontos para trocar de marca se uma empresa não antecipar suas necessidades, muito menos responder às suas necessidades quando apresentadas.

Conectado

Tornar-se phygital significa conectar-se em várias frentes.

Em primeiro lugar, o usuário está diretamente conectado à empresa. Todas as interações devem parecer uma conversa de mão dupla. O cliente deve se sentir conectado ao que está sendo oferecido e sentir que a marca simpatiza com ele.

Em segundo lugar, como marca, sua presença online e sua presença na loja devem estar conectadas. A qualidade não deve ser perdida quando um cliente vai à sua loja depois de ter uma experiência envolvente em seu site.

63% das ocasiões de compras começam online, portanto, certifique-se de fazer valer a sua presença.

Em terceiro lugar, como o termo insinua, o phygital precisa conectar o aspecto físico das compras com o digital.

Em alguns casos, isso pode ser executado por meio de realidade virtual ou por meio de uma oportunidade de compra de vídeo individual com um representante da marca na loja.

Para implementar com sucesso as qualidades phygital em seu negócio, você precisará garantir que a conexão e a imersão estejam no centro.

Engajada 

Se um cliente não perceber ou ver o uso de suas tentativas phygitais, pode estar falhando no departamento envolvente e interativo.

É importante tornar seus momentos phygital convenientes e divertidos.

Para que isso tenha os melhores resultados, você deve oferecer momentos phygital em seu site para o visitante e momentos phygital em sua loja que chamarão a atenção.

Phygital é mais comum do que você pensa, confira alguns exemplos de aplicabilidade deste conceito!

Exemplos de negócios Phygital

Você pode estar pensando que a ideia de phygital é futurista ou reservada para quem tem acesso a tecnologia exclusiva, mas não é bem assim.

Se você olhar ao redor do mundo hoje, verá elementos phygitais em lugares cotidianos. Para obter uma melhor compreensão de como o phygital pode parecer em diferentes setores, vamos ampliar os casos em que ele pode prosperar.

Phygital na indústria automotiva

Se você deseja obter phygital com sua concessionária de carros, comece otimizando seu site para interações exclusivas. Essa também é a chave para a geração de leads para vendas de carros online.

Com o tipo certo de interações, você nem precisa se preocupar em redesenhar todo o seu site, você pode levar o phygital para sua concessionária online com a ajuda de videochamadas ao vivo .

Os compradores querem uma experiência tangível ao comprar um carro. O mais próximo que você pode chegar disso, sem que o cliente realmente esteja na loja, é com vídeo.

Veja por que o vídeo ao vivo permite uma experiência de compra de carro tranquila. O comprador pode:

  • Conversar cara a cara com um especialista em carros, o que gera confiança;
  • Ver o carro em tempo real para diminuir quaisquer dúvidas sobre a aparência;
  • Fazer perguntas sem esperar minutos ou dias por uma resposta.

Tudo isso o comprador pode fazer no conforto de sua casa graças aos componentes phygital.

Phygital no setor de varejo

Como mencionado anteriormente, os maiores players do setor de varejo se apoderaram das compras de vídeo ao vivo para a alta temporada e além.

As compras de vídeo ao vivo trazem para você o coração das compras na loja diretamente para sua mesa ou sofá.

Na maioria dos casos, você pode interagir com um host ao vivo e fazer perguntas, ver produtos específicos em ação e sentir o zumbido das compras digitalmente.

Nesse caso, a experiência física completa é transmitida digitalmente para você.

Os consumidores parecem estar adorando esse tipo de experiência phygital.

Phygital no setor imobiliário

Também é muito possível ir para empresas imobiliárias também. As possibilidades podem estar no site da sua própria empresa ou em diferentes portais de habitação que hospedam suas propriedades.

Uma ótima maneira de ir phygital é oferecer uma opção de vídeo chamada individual para os visitantes do site que demonstram grande interesse em uma propriedade.

Depois de ter o alvo certo em uma vídeo chamada, você pode criar confiança e fornecer mais detalhes sobre a unidade de propriedade em que está interessado, assim como faria pessoalmente.

Phygital no setor bancário

O setor bancário pode ser apenas o setor que descobriu o phygital.

Se você entrar em um banco físico, quase todos terão um quiosque digital (ou caixa eletrônico) para ajudá-lo a descobrir informações sobre sua conta digitalmente.

Às vezes, os clientes preferem visitar o local, mas ainda interagem com os canais digitais. Isso dá ao cliente a opção de que, se houver uma preocupação, um humano real esteja perto de ajudar, se necessário.

A maioria dos bancos também tem ótimos serviços da web que atendem às interações online do início ao fim do processo de compra e atendimento ao cliente.

A única maneira de serem um pouco mais phygitais, é novamente se os bancos incluíssem a opção de videochamada para que os clientes se sentissem seguros falando com um representante real.

Se você ainda não definiu sua visão de tornar sua empresa digital, pode estar ficando para trás da concorrência rapidamente. O Zoho CRM é para quem quer a tecnologia aliada aos processos internos no dia a dia.  Conheça nossas soluções, a Zoho garante resultados para o seu negócio.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas